CBO 4212-05 - Recebedor de apostas (loteria)

Entenda o que fazem os coletadores de apostas e de jogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Recebedor de apostas (loteria) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Recebedor de apostas (loteria)

O Recebedor de Apostas (Loteria) realiza atendimento ao público na venda de apostas lotéricas, recebendo, verificando e registrando as apostas e entregando os prêmios aos clientes. Recebe valores correspondentes a pagamento de boletos bancários e de contas diversas e realiza outras operações de prestações de serviços delegadas pela Caixa Econômica Federal às unidades lotéricas. Cumpre normas regulamentadoras do sistema bancário, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 4212-05

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Inicia as atividades diárias conectando o terminal do computador, fazendo a abertura do caixa e conferindo os valores de dinheiro disponíveis em papel e moeda. Expõe bilhetes de loteria à venda e outros produtos impressos, além de resultados dos sorteios recentemente realizados. Repõe os volantes de apostas.

Atende clientes, prestando-lhes informações sobre as opções de loterias e sobre o horário de encerramento das apostas. Presta informações, ainda, sobre o uso do sistema online de apostas.

Desempenha as atividades referentes à venda de apostas lotéricas, orientando o preenchimento dos volantes, conferindo as apostas e recebendo o valor pago. Fornece comprovante das apostas efetivadas e entrega os bilhetes impressos adquiridos.

Realiza pagamento de prêmios aos ganhadores, de acordo com as regras estabelecidas. Presta contas do movimento diário do terminal de apostas.

Realiza, além das atividades relativas a loterias, recebimento do pagamento de boletos bancários e de contas diversas - tais como água, luz, telefone e impostos -, utilizando sistema financeiro informatizado da Caixa Econômica Federal (CEF). Realiza outras operações de prestações de serviços delegadas às unidades lotéricas pela Caixa Econômica Federal.

Imprime relatórios e presta contas de acordo com as normas da Caixa Econômica Federal e do sistema bancário.

Faz sangria e fecha o caixa, administrando o fluxo de valores recebidos e pagos e organizando a documentação correspondente.

Mantém relações de cordialidade com os clientes.

Conserva limpo e organizado o ambiente de trabalho.

Controla desperdícios, reaproveitando material, sempre que possível. Descarta resíduos de acordo com as normas ambientais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE PAGAMENTO DE PRÊMIOS AOS GANHADORES DE APOSTAS LOTÉRICAS 3 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ABERTURA DE CAIXA 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MOVIMENTO DIÁRIO DO TERMINAL DE APOSTAS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - SANGRIA E FECHAMENTO DE CAIXA 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 2 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (ESPECIFICAR:...) - SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO NA VENDA DE APOSTAS LOTÉRICAS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 3 3 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR BIOSSEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS BANCÁRIOS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ROTINAS DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS BANCÁRIOS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÕES DE PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS DELEGADAS ÀS UNIDADES LOTÉRICAS PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF): RECEBIMENTO DE BOLETOS BANCÁRIOS E DE CONTAS DIVERSAS 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS COMERCIAIS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS PÚBLICOS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS INFORMÁTICA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - IDENTIFICAÇÃO DE AUTENTICIDADE DO PAPEL-MOEDA E DA MOEDA 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - SISTEMA INFORMATIZADO DE APOSTAS LOTÉRICAS 3 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - SISTEMA ONLINE DE APOSTAS LOTÉRICAS 2 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE APOSTAS LOTÉRICAS 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS INOVAÇÃO EM SERVIÇOS FINANCEIROS 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE TÁTIL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Coletadores de apostas e de jogos os profissionais trabalham em casas lotéricas e em locais de recebimento de apostas de turfe e de outros jogos, geralmente como empregados registrados, mas também como autônomos. Desenvolvem suas atividades de forma individual ou em equipe, com supervisão, em rodízios de turnos ou em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações da família é desejável escolaridade equivalente ao ensino médio. A formação profissional pode se dar na prática ou por meio de cursos de qualificação básicos, com até duzentas horas de duração.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Comunicar-se;
  • Vender produtos de loteria e turfe;
  • Realizar recebimento de contas e de apostas;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Atender clientes;
  • Ordenar tarefas;
  • Cativar o clientes;
  • Administrar fluxo de caixa;
  • Identificar-se com crachá;
  • Vender créditos para telefone celular pré-pago via terminal;
  • Imprimir relatório de cobrança de conta de todos os terminais;
  • Adequar a linguagem;
  • Ter informações sobre os produtos disponíveis;
  • Demonstrar idoneidade;
  • Proporcionar prognóstico ou instantânea em substituição ao troco;
  • Tornar o ambiente de trabalho organizado e agradável;
  • Imprimir relatório de cobrança de loterias de todos os terminais;
  • Fornecer comprovante das apostas/contas;
  • Divulgar promoções e sorteios de brindes aos clientes;
  • Pagar inss, pis e saques para clientes da cef;
  • Carimbar os produtos com o nome da lotérica;
  • Repor os volantes dos jogos;
  • Recarregar créditos para telefone celular pré-pago;
  • Cadastrar clientes;
  • Divulgar site da lotérica e turfe para os clientes;
  • Dispor os produtos conveniados pela caixa econômica federal - cef;
  • Cancelar apostas e contas;
  • Vincular o cliente a casa lotérica via aquisição de título de capitalização;
  • Validar premios via terminal;
  • Informar o horário de encerramento das apostas;
  • Demonstrar responsabilidade;
  • Prestar contas do movimento diário de produtos de caixa;
  • Prestar informações sobre taxas e multas de tributos em atraso;
  • Informar o calendário de apostas;
  • Informar sobre produtos e serviços;
  • Fornecer consulta de saldo para clientes da cef;
  • Demonstrar capacidade de superação;
  • Expor os resultados impressos dos produtos;
  • Dominar os jargões da área;
  • Abastecer o mostruário de caixa;
  • Trocar fitas e bobinas das máquinas de apostas;
  • Mapear troca de tele-sena;
  • Privilegiar atendimento diferenciado/especial para gestantes, idosos e portadores de deficiência;
  • Informar sobre o dia e horário dos serviços prestados;
  • Expor os produtos e serviços disponíveis;
  • Coletar depósitos para clientes da cef;
  • Demonstrar agilidade;
  • Prestar contas do movimento diário do terminal de apostas;
  • Fazer serviços de malote de jogos;
  • Demonstrar habilidade com cálculos;
  • Fornecer o resultado dos jogos por telefone;
  • Fornecer programas de apostas;
  • Pagar crédito educativo da cef;
  • Manter estoque de todos os produtos;
  • Receber pagamento de contas e tributos;
  • Orientar o preenchimento de formulários e volantes;
  • Sangrar caixa conforme limite da seguradora;
  • Demonstrar criatividade;
  • Vender bolões;
  • Encaminhar o credenciamento de beneficiários junto a cef;
  • Utilizar uniforme e logotipo da empresa;
  • Conectar terminais de apostas;
  • Demonstrar versatilidade;
  • Imprimir relatório do resumo do dia;
  • Praticar relações de urbanidade com os clientes;
  • Manter-se atento a situações de perigo;
  • Pagar os ganhadores via terminal;
  • Receber o valor correspondente da aposta;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Conservar limpo o ambiente de trabalho;
  • Mapear trocas da loteria estadual;
  • Demonstrar paciência;
  • Comunicar o inventário de material a cef via terminal às segundas feiras;
  • Demonstrar simpatia;
  • Ficar responsável pelo numerário de caixa;
  • Manter-se atualizado;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 4212-05

CBO 4212-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recebedor de apostas (loteria) que pertence ao grupo dos coletadores de apostas e de jogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Coletadores de apostas e de jogos

CBOs Relacionados