CBO 4213-05 - Cobradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4213-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores CBO 4213-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
cobrar valores devidos, registrar histórico da ação de cobrança, informar ao devedor, atualizar cadastro, demonstrar competências pessoais, identificar cobranças indevidas, comunicar-se com devedor, preparar cobrança.
Atividades
demonstrar capacidade de observação, demonstrar perseverança, demonstrar capacidade de negociação, verificar fatos geradores da dívida, anexar documentos, emitir recibos, informar devedor sobre o débito, entregar comprovantes de recebimentos de valores, definir estratégias de cobrança, localizar o devedor pessoalmente, demonstrar dinamismo, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, consultar instituições financeiras, encaminhar processo ao departamento jurídico, demonstrar habilidade numérica, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, consultar guias de cep (código de endereçamento postal), notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, encaminhar títulos ao cartório, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, rastrear localização das mercadorias devolvidas, apresentar para o devedor títulos devidos, consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor), agrupar documentos, verificar situação financeira do devedor, demonstrar desinibição, localizar bens dados como garantia de dívida, consultar informações cartográficas, negociar formas de pagamento com o devedor, informar sobre campanhas de desconto, demonstrar objetividade, identificar-se ao devedor, receber outros bens em troca das dívidas, analisar razões da inadimplência, verificar veracidade do comprovante do pagamento, demonstrar paciência, adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica, contatar fiador ou avalista, analisar títulos e documentos de cobrança, requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios, demonstrar ambição, levantar informações sobre o devedor, levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho, verificar prioridade do débito para o devedor, elaborar itinerário de cobrança, demonstrar disciplina, demonstrar disposição para viagem, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, suspender cobrança até o prazo acordado, demonstrar segurança, elaborar relatórios de prestação de contas, definir data de promessa de pagamento, realizar acordos com entradas simbólicas, manter privacidade da dívida com terceiros, consultar instituições públicas, fechar negociações com devedor, demonstrar capacidade de intuição, elaborar relatório de encerramento da cobrança, demonstrar polidez, transmitir confiança, informar devedor sobre as consequências da inadimplência, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, demonstrar postura profissional, demonstrar capacidade de persuasão, analisar histórico creditício do devedor, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, levantar hipóteses de fraude, ordenar as informações para elaboração de prestação de contas, informar locais de pagamento, avaliar estado físico do bem, lidar com conflitos, registrar ações realizadas no contato com devedor, analisar faixa de atraso, valor e região, recuperar mercadorias não pagas.