CBO 4211-05 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas, tratar objetos, prestar informações, demonstrar competências pessoais, controlar numerários e valores, comunicar-se.
Atividades
abrir o subcaixa, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, emitir cupom fiscal, demonstrar pontualidade, carimbar documentos e objetos, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, manter sigilo profissional, informar ao cliente o valor a ser pago, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, efetuar troco, abrir o caixa, demonstrar eficiência, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, demonstrar agilidade, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, encaminhar os clientes aos setores competentes, transmitir dados do movimento diário, arquivar documentos e cupons fiscais, demonstrar responsabilidade, consultar os procedimentos e normas da empresa, fazer triagem de objetos para caixas postais, agir com ética, fazer triagem interna de objetos registrados, efetuar balancete de fechamento contábil, orientar clientes via telefone, contar numerário, realizar pesquisa pós-venda, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, demonstrar fluência verbal, expedir objetos, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, efetuar pedidos de materiais, informar as condições de pagamento, verificar autenticidade das cédulas recebidas, participar de cursos de treinamento, trabalhar em equipe, consultar código de defesa do consumidor, realizar pesquisa pré-venda, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, efetuar o fechamento do caixa, controlar estoque de materiais, receber contas e tributos, mostrar-se atencioso, demonstrar honestidade, registrar entrada de numerário, relacionar-se com urbanidade, controlar fluxo de caixa, protocolar o recebimento de objetos registrados, conferir cheques recebidos, informar código de endereçamento postal, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, anotar pedidos via telefone, registrar entrada de produtos com valor de numerário, demonstrar empatia, manter-se atualizado, informar o horário de atendimento ao público, organizar arquivos, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, oferecer produtos e serviços aos clientes, controlar a frequência dos funcionários, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, demonstrar assiduidade, pagar benefícios, atender as necessidades dos clientes, pesar objetos, divulgar promoções e eventos, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, efetuar o fechamento do subcaixa, demonstrar conhecimentos de informática, sangrar valores do caixa, preencher relatórios administrativos, vender produtos e serviços via telefone, demonstrar paciência, efetuar sangria conforme limite.