CBO 4211-05 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos caixas, bilheteiros, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Caixas, bilheteiros.
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).

Descrição dos cargos da categoria Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-05 recebem valores de vendas de produtos e serviços, controlam numerários e valores, atendem o público em agência postal na recepção e entregam objetos postais, recebem contas e tributos e processam remessa e pagamento de numerários por meio postal, vendem bilhetes e ingressos em locais de diversão, processam a arrecadação de prestação de serviço nas estradas de rodagem, vendem bilhetes no transporte urbano e interurbano, fazem reserva e emissão de passagens aéreas e terrestres, prestam informações ao público, tais como itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, viagens, promoções e eventos etc.. Preenchem formulários e relatórios administrativos.

Condições de trabalho

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.

Funções dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-05

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:

  • comunicar-se;
  • tratar objetos;
  • controlar numerários e valores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar informações;
  • receber valores de vendas de produtos e serviços;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • Atividades dos cargos CBO 4211-05

    Entre as principais atribuições dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-05 estão as de:

    • fazer triagem interna de objetos registrados;
    • receber contas e tributos;
    • ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
    • abrir o subcaixa;
    • carimbar documentos e objetos;
    • efetuar o fechamento do subcaixa;
    • registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
    • demonstrar empatia;
    • atender as necessidades dos clientes;
    • orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas;
    • verificar autenticidade das cédulas recebidas;
    • agir com ética;
    • demonstrar paciência;
    • manter sigilo profissional;
    • efetuar balancete de fechamento contábil;
    • demonstrar assiduidade;
    • demonstrar eficiência;
    • realizar pesquisa pós-venda;
    • preencher relatórios administrativos;
    • informar ao cliente o valor a ser pago;
    • realizar pesquisa pré-venda;
    • organizar arquivos;
    • calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa;
    • orientar clientes via telefone;
    • pesar objetos;
    • demonstrar agilidade;
    • conferir cheques recebidos;
    • afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
    • controlar a frequência dos funcionários;
    • entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais;
    • transmitir dados do movimento diário;
    • vender produtos e serviços via telefone;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar responsabilidade;
    • fazer triagem de objetos para caixas postais;
    • ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
    • efetuar troco;
    • disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
    • consultar os procedimentos e normas da empresa;
    • mostrar-se atencioso;
    • solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
    • consultar código de defesa do consumidor;
    • consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
    • solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
    • efetuar sangria conforme limite;
    • preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos;
    • relacionar-se com urbanidade;
    • pagar benefícios;
    • informar o horário de atendimento ao público;
    • informar código de endereçamento postal;
    • contar numerário;
    • propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
    • manter-se atualizado;
    • registrar entrada de numerário;
    • expedir objetos;
    • registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
    • emitir cupom fiscal;
    • protocolar o recebimento de objetos registrados;
    • processar remessa de numerário por meio de serviços postais;
    • registrar entrada de produtos com valor de numerário;
    • divulgar promoções e eventos;
    • controlar estoque de materiais;
    • anotar pedidos via telefone;
    • demonstrar fluência verbal;
    • sangrar valores do caixa;
    • participar de cursos de treinamento;
    • oferecer produtos e serviços aos clientes;
    • orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
    • informar as condições de pagamento;
    • encaminhar os clientes aos setores competentes;
    • abrir o caixa;
    • efetuar o fechamento do caixa;
    • demonstrar honestidade;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • efetuar pedidos de materiais;
    • demonstrar pontualidade;
    • controlar fluxo de caixa;
    • arquivar documentos e cupons fiscais;

    Cargos e salários CBO 4211-05 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

    Cargo/Profissão Local
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Brasil
    Atendente Comercial em Agência Postal Brasil
    Atendente em Agência de Correios Brasil
    Atendente Comercial (Agencia Postal) São José do Rio Preto, SP
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Cuiabá, MT
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Divinópolis, MG
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Londrina, PR
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Fortaleza, CE
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Curitiba, PR
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Paraná
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Duque de Caxias, RJ
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Bahia
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Goiânia, GO
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Ceará
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Salvador, BA
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Natal, RN
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Montes Claros, MG
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Porto Alegre, RS
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Santo André, SP
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Santos, SP
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Vitoria, ES
    Atendente Comercial (Agencia Postal) São Luís, MA
    Atendente Comercial (Agencia Postal) São Paulo, SP
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Brasília, DF
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Rio de Janeiro, RJ
    Atendente Comercial (Agencia Postal) São Paulo
    Atendente Comercial (Agencia Postal) Belo Horizonte, MG
    Atendente Comercial (Agencia Postal) São José dos Campos, SP
    Atendente Comercial em Agência Postal São Paulo, SP
    Atendente Comercial em Agência Postal Brasília, DF
    Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial