CBO 4211-25 - Operador de caixa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

O profissional no cargo de Operador de caixa CBO 4211-25 executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento.

Faz abertura e fechamento do caixa Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.

Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de caixa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de caixa

O Operador de caixa CBO 4211-25 presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente Divulga promoções e lançamento de produtos.

Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.

Informa preços e condições de pagamento Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação Faz abertura e fechamento do caixa.

Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.

Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente.

Informa condições para trocas.

Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.

Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição Organiza e arquiva documentos e cupons.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4211-25 deve comunicar-se, prestar informações, controlar numerários e valores, demonstrar competências pessoais, receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas.

Condições de trabalho dessas profissões

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-25

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.

Atividades exercidas por um Operador de caixa CBO 4211-25

Um Operador de caixa (ou sinônimo) deve demonstrar agilidade, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar pontualidade, registrar entrada de numerário, informar a localização de mercadorias e produtos, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, controlar estoque de materiais, emitir cupom fiscal, atender as necessidades dos clientes, efetuar o fechamento do caixa, informar as condições de pagamento, consultar os procedimentos e normas da empresa, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, abrir o caixa, manter-se atualizado, embalar produtos vendidos, realizar pesquisa pré-venda, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, demonstrar fluência verbal, mostrar-se atencioso, realizar pesquisa pós-venda, sangrar valores do caixa, registrar entrada de produtos com valor de numerário, vender produtos e serviços via telefone, agir com ética, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, preencher borderô, informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias, demonstrar assiduidade, demonstrar honestidade, controlar fluxo de caixa, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, orientar clientes via telefone, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, participar de cursos de treinamento, arquivar documentos e cupons fiscais, demonstrar empatia, preencher relatórios administrativos, conferir cheques recebidos, efetuar sangria conforme limite, demonstrar responsabilidade, informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios, divulgar promoções e eventos, oferecer produtos e serviços aos clientes, informar o horário de atendimento ao público, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, demonstrar eficiência, manter sigilo profissional, relacionar-se com urbanidade, informar ao cliente o valor a ser pago, demonstrar paciência, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, trabalhar em equipe, consultar código de defesa do consumidor, efetuar troco, contar numerário, anotar pedidos via telefone, verificar autenticidade das cédulas recebidas, carimbar documentos e objetos, encaminhar os clientes aos setores competentes, efetuar pedidos de materiais.

Cargos e salários CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Salário Caixa de Bar

Caixa de Bar: Brasil

  • 1.273.321
  • Brasil
  • 1.580 - 2.501
  • 43h
O profissional no cargo de Caixa de Bar CBO 4211-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.580 e 2.501 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.273.321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Caixa de Loja

Caixa de Loja: Brasil

  • 1.273.321
  • Brasil
  • 1.580 - 2.501
  • 43h
O profissional no cargo de Caixa de Loja CBO 4211-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.580 e 2.501 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.273.321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Fiscal de Caixa

Fiscal de Caixa: Brasil

  • 1.252.272
  • Brasil
  • 1.572 - 2.492
  • 43h
O profissional no cargo de Fiscal de Caixa CBO 4211-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.492 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.252.272 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa

Operador de Caixa: Brasil

  • 1.273.321
  • Brasil
  • 1.580 - 2.501
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.580 e 2.501 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.273.321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Atendente de Pedágio

Atendente de Pedágio: Brasil

  • 1.273.321
  • Brasil
  • 1.580 - 2.501
  • 43h
O profissional no cargo de Atendente de Pedágio CBO 4211-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.580 e 2.501 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.273.321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Caixa (supermercado)

Caixa (supermercado): Brasil

  • 1.273.321
  • Brasil
  • 1.580 - 2.501
  • 43h
O profissional no cargo de Caixa (supermercado) CBO 4211-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.580 e 2.501 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.273.321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Gerente de bar Santos

Gerente de bar: Santos, SP

  • 2.273
  • Santos, SP
  • 1.765 - 2.439
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de bar CBO 4211-25 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 1.765 e 2.439 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.273 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa Torres

Operador de Caixa: Torres, RS

  • 816
  • Torres, RS
  • 1.630 - 2.155
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em Torres - RS, ganha entre 1.630 e 2.155 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 816 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa São Bernardo do Campo

Operador de Caixa: São Bernardo do Campo, SP

  • 7.029
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 1.815 - 2.547
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 1.815 e 2.547 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.029 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa Fortaleza

Operador de Caixa: Fortaleza, CE

  • 13.925
  • Fortaleza, CE
  • 1.420 - 1.906
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.420 e 1.906 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 13.925 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de caixa  Petrolina

Operador de caixa : Petrolina, PE

  • 1.501
  • Petrolina, PE
  • 1.425 - 1.932
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de caixa CBO 4211-25 trabalhando em Petrolina - PE, ganha entre 1.425 e 1.932 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.501 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa Penedo

Operador de Caixa: Penedo, AL

  • 143
  • Penedo, AL
  • 1.328 - 1.738
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em Penedo - AL, ganha entre 1.328 e 1.738 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 143 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa Cabo Frio

Operador de Caixa: Cabo Frio, RJ

  • 2.720
  • Cabo Frio, RJ
  • 1.458 - 1.887
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em Cabo Frio - RJ, ganha entre 1.458 e 1.887 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.720 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa Birigui

Operador de Caixa: Birigui, SP

  • 609
  • Birigui, SP
  • 1.932 - 2.640
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em Birigui - SP, ganha entre 1.932 e 2.640 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 609 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa

Operador de Caixa: Rio de Janeiro

  • 100.232
  • Rio de Janeiro
  • 1.518 - 2.099
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.518 e 2.099 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 100.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa

Operador de Caixa: Espírito Santo

  • 28.862
  • Espírito Santo
  • 1.404 - 1.867
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.404 e 1.867 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 28.862 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa Extrema

Operador de Caixa: Extrema, MG

  • 752
  • Extrema, MG
  • 1.499 - 2.056
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em Extrema - MG, ganha entre 1.499 e 2.056 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 752 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.
Salário Operador de Caixa Conselheiro Lafaiete

Operador de Caixa: Conselheiro Lafaiete, MG

  • 1.182
  • Conselheiro Lafaiete, MG
  • 1.412 - 1.941
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Caixa CBO 4211-25 trabalhando em Conselheiro Lafaiete - MG, ganha entre 1.412 e 1.941 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.182 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4211-25.