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CBO 4201-20 - Supervisor de entrevistadores e recenseadores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores CBO 4201-20 supervisiona rotina de entrevistadores e recenseadores, planejando a execução do trabalho, controlando a realização da coleta de dados e acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos Verifica a consistência das informações coletadas.

Administra pessoal e promove treinamento dos entrevistadores e dos recenseadores Cumpre legislação, procedimentos de pesquisa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4201-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de entrevistadores e recenseadores

O Supervisor de entrevistadores e recenseadores CBO 4201-20 planeja as atividades de levantamento de dados, estabelecendo prioridades, dimensionando a quantidade necessária de entrevistadores ou recenseadores, reconhecendo a área geográfica onde se realizará o trabalho, aplicando pré-teste do instrumento de pesquisa, definindo cronograma, calculando orçamento e suprindo materiais e equipamentos para a execução dos serviços Verifica a necessidade de disponibilizar novos equipamentos - como computadores de mão -, para levantamento de dados.

Controla a realização da coleta de dados pela equipe, providenciando divulgação da pesquisa aos informantes, dimensionando volume de trabalho para cada integrante da equipe, emitindo relatórios de controle e desempenho.

Pode providenciar substituição de entrevistado Supervisiona a execução do trabalho, orientando a equipe em relação aos procedimentos a serem adotados, administrando conflitos entre entrevistador ou recenseador e informante, acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos.

Verifica a consistência dos dados coletados, realizando tabulação e crítica inicial dos dados e decidindo se precisará ser feita complementação da coleta junto ao informante Pode digitalizar os instrumentos de pesquisa preenchidos.

Pode integrar a equipe técnica responsável pela pesquisa, participando também de outras fases, tais como definição de objetivos, elaboração do instrumento de coleta de dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados.

Administra pessoal, propondo contratação e realizando seleção de entrevistadores e recenseadores Confere se cada entrevistador ou recenseador está no local da coleta de dados, no dia e no horário agendado.

Solicita e confere pagamentos de entrevistadores e recenseadores.

Promove treinamento dos entrevistadores e recenseadores para realização da pesquisa Realiza reuniões com entrevistados e recenseadores para prestar informações, dar esclarecimentos e dirimir dúvidas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-20 deve administrar pessoal, planejar trabalho da equipe, qualificar equipe de trabalho, atender público e informantes, avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais, controlar atividades financeiras, supervisionar execução dos serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-20

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de entrevistadores e recenseadores CBO 4201-20

Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores (ou sinônimo) deve definir perfil para cargos, manter-se atualizado, administrar conflitos entre funcionários, reconhecer diferenças pessoais, analisar relatórios, esclarecer dúvidas dos funcionários, treinar novos funcionários, propor admissões de funcionários, confrontar dados coletados, agir com ética e atitude profissional, verificar necessidades de novos equipamentos, propor desligamentos de funcionários, solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores, promover rodízio de funções, promover atendimento personalizado ao cliente, inventariar móveis, equipamentos e produtos, aplicar penalidades aos funcionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, elaborar programação de férias, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, propor novos serviços aos clientes, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, criar relacionamento interpessoal, rever rotinas de trabalho, expressar-se com fluência verbal, propor penalidades aos funcionários, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, agir com empatia, propor reciclagem de funcionários, criticar questionários preenchidos, conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores, demonstrar atitude pró-ativa, atuar com dinamismo, elaborar cronograma de trabalho, definir recursos de trabalho, reenquadrar funcionários em outra função, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, intermediar conflitos entre áreas internas, identificar prioridades, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, propor promoções de funcionários, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, controlar ligações telefônicas, constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, agir com flexibilidade, definir rotinas de trabalho, identificar falhas do processo de trabalho, prestar informações ao público e informantes, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, liderar equipe, relatar falhas do processo de trabalho, agir com criatividade, orçar custos, administrar conflitos entre pesquisadores e informantes, agir com desenvoltura, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados, tabular dados, emitir relatórios de controle e desempenho, verificar consistência de dados coletados, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, avaliar desempenho dos funcionários, controlar as emoções, promover reuniões, estimar volume de trabalho, dimensionar equipe de trabalho, elaborar escalas de trabalho, providenciar substituição de insumos pesquisados, providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa, controlar movimentação de questionários, orientar trabalho dos empregados, administrar banco de dados e listagens, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, selecionar pessoal.

Cargos e salários CBO 4201-20 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores

Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores CBO 4201-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.181 e 6.415 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 531 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-20.
Salário Agente de Coleta Supervisor

Agente de Coleta Supervisor: Brasil

O profissional no cargo de Agente de Coleta Supervisor CBO 4201-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.100 e 6.218 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 530 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-20.
Salário Supervisor de Coleta

Supervisor de Coleta: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Coleta CBO 4201-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.181 e 6.415 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 531 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-20.