CBO 4110-45 - Auxiliar de serviços de importação e exportação

Entenda o que fazem os agentes, assistentes e auxiliares administrativos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Auxiliar de serviços de importação e exportação e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Auxiliar de serviços de importação e exportação

O Auxiliar de Serviços de Importação e Exportação presta apoio administrativo e operacional aos serviços de importação e exportação, auxiliando na elaboração de planejamento das transações, apoiando o controle de importações, registrando operações, controlando e organizando documentação, inserindo informações em sistemas informatizados e auxiliando na preparação de documentos. Providencia aquisição de material e manutenção de equipamentos para o trabalho. Presta informações sobre andamento de operações. Atua em conformidade com legislação de comércio exterior e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 4110-45

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Auxilia na elaboração de planejamento das transações de importação e exportação, compilando informações sobre oscilação cambial de moedas e levantando informações financeiras e índices econômicos.

Auxilia no controle das importações, monitorando despesas e acompanhando importações em trânsito.

Registra operações de importação e exportação, recebendo, conferindo, protocolando e digitalizando documentos referentes às transações de comércio exterior. Confere notas fiscais e faturas de pagamentos.

Controla e organiza documentação de importação e exportação, registrando entrada e saída, classificando e arquivando documentos. Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados.

Auxilia na preparação de documentos, digitando textos e planilhas, elaborando planilhas de cálculos de fretes e impostos, levantando informações para inclusão em relatórios gerenciais, elaborando cronogramas, conferindo informações e preenchendo formulários necessários para transações comerciais internacionais. Colhe assinaturas em documentos.

Requisita aquisições de material de escritório para o trabalho e providencia manutenção de equipamentos.

Opera sistema de correio eletrônico e usa outros meios de comunicação, prestando informações - sobre andamento de operações - a pessoas autorizadas.

Presta apoio na organização de eventos internos e reuniões.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADOS PARA A ÁREA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL 4 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE EMPRESA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO DE TRANSAÇÕES DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE APOIO NA ÁREA ADMINISTRATIVA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO CÂMBIO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LEGISLAÇÃO BÁSICA SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS NA EXPORTAÇÃO 5 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS NA IMPORTAÇÃO 5 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO TRANSPORTE INTERNACIONAL E SEGURO 4 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO TRATAMENTO TRIBUTÁRIO 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE APOIO NA ÁREA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 5 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS LOGÍSTICA NO TRANSPORTE DOCUMENTAÇÃO ADUANEIRA 3 5 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MOEDAS E BANCOS 4 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Prestar apoio logístico;
  • Acompanhar processos administrativos;
  • Tratar documentos;
  • Executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • Preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • Atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores;
  • Preencher documentos;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Elaborar planilhas de cálculos;
  • Verificar documentos;
  • Elaborar correspondência;
  • Localizar processos administrativos;
  • Conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos;
  • Atualizar cadastros;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Demonstrar iniciativa;
  • Preparar minutas;
  • Orientar funcionários sobre direitos e deveres;
  • Verificar prazos estabelecidos;
  • Identificar natureza das solicitações dos clientes;
  • Distribuir documentos;
  • Elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
  • Demonstrar capacidade de empatia;
  • Demonstrar proatividade;
  • Digitar textos e planilhas;
  • Conferir material solicitado;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Providenciar devolução de material fora de especificação;
  • Expedir ofícios e memorandos;
  • Conferir dados e datas;
  • Redigir atas;
  • Triar documentos;
  • Convalidar publicação de atos;
  • Arquivar documentos;
  • Emitir cartas convite nos processos de compras e serviços;
  • Registrar a entrada e saída de documentos;
  • Digitar notas de lançamentos contábeis;
  • Demonstrar facilidade de comunicação;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Efetuar cálculos;
  • Coletar dados;
  • Levantar a necessidade de material;
  • Demonstrar criatividade;
  • Distribuir material de expediente;
  • Dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
  • Registrar reclamações dos clientes;
  • Preencher formulários e/ou cadastros;
  • Demonstrar persistência;
  • Atualizar dados de planejamento;
  • Fornecer informações sobre produtos e serviços;
  • Solicitar compra de materiais;
  • Transmitir credibilidade;
  • Demonstrar auto-controle;
  • Requisitar materiais;
  • Identificar irregularidades nos documentos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Verificar índices econômicos e financeiros;
  • Acompanhar notificações de não conformidade;
  • Demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
  • Encaminhar protocolos internos;
  • Controlar material de expediente;
  • Classificar documentos;
  • Submeter pareceres;
  • Contornar situações adversas;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-45

CBO 4110-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliar de serviços de importação e exportação que pertence ao grupo dos agentes, assistentes e auxiliares administrativos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos