CBO 4110-45 - Auxiliar de serviços de importação e exportação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de serviços de importação e exportação CBO 4110-45 presta apoio administrativo e operacional aos serviços de importação e exportação, auxiliando na elaboração de planejamento das transações, apoiando o controle de importações, registrando operações, controlando e organizando documentação, inserindo informações em sistemas informatizados e auxiliando na preparação de documentos Providencia aquisição de material e manutenção de equipamentos para o trabalho.
Presta informações sobre andamento de operações Atua em conformidade com legislação de comércio exterior e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4110-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de serviços de importação e exportação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-45
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de serviços de importação e exportação
O Auxiliar de serviços de importação e exportação CBO 4110-45 auxilia na elaboração de planejamento das transações de importação e exportação, compilando informações sobre oscilação cambial de moedas e levantando informações financeiras e índices econômicos Auxilia no controle das importações, monitorando despesas e acompanhando importações em trânsito.
Registra operações de importação e exportação, recebendo, conferindo, protocolando e digitalizando documentos referentes às transações de comércio exterior.
Confere notas fiscais e faturas de pagamentos Controla e organiza documentação de importação e exportação, registrando entrada e saída, classificando e arquivando documentos.
Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados Auxilia na preparação de documentos, digitando textos e planilhas, elaborando planilhas de cálculos de fretes e impostos, levantando informações para inclusão em relatórios gerenciais, elaborando cronogramas, conferindo informações e preenchendo formulários necessários para transações comerciais internacionais.
Colhe assinaturas em documentos.
Requisita aquisições de material de escritório para o trabalho e providencia manutenção de equipamentos Opera sistema de correio eletrônico e usa outros meios de comunicação, prestando informações - sobre andamento de operações - a pessoas autorizadas.
Presta apoio na organização de eventos internos e reuniões.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-45 deve demonstrar competências pessoais, tratar documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, acompanhar processos administrativos, preparar relatórios, formulários e planilhas, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preencher documentos, prestar apoio logístico.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-45
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de serviços de importação e exportação CBO 4110-45
Um Auxiliar de serviços de importação e exportação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de empatia, registrar a entrada e saída de documentos, providenciar devolução de material fora de especificação, contornar situações adversas, elaborar correspondência, demonstrar flexibilidade, conferir material solicitado, elaborar planilhas de cálculos, verificar prazos estabelecidos, solicitar compra de materiais, verificar documentos, demonstrar auto-controle, requisitar materiais, demonstrar criatividade, verificar índices econômicos e financeiros, coletar dados, transmitir credibilidade, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, atualizar dados de planejamento, localizar processos administrativos, distribuir material de expediente, triar documentos, conferir dados e datas, registrar reclamações dos clientes, identificar irregularidades nos documentos, emitir cartas convite nos processos de compras e serviços, demonstrar persistência, demonstrar capacidade de observação, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, expedir ofícios e memorandos, digitar textos e planilhas, trabalhar em equipe, demonstrar iniciativa, preencher formulários e/ou cadastros, fornecer informações sobre produtos e serviços, preparar minutas, levantar a necessidade de material, identificar natureza das solicitações dos clientes, distribuir documentos, orientar funcionários sobre direitos e deveres, convalidar publicação de atos, redigir atas, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, efetuar cálculos, acompanhar notificações de não conformidade, digitar notas de lançamentos contábeis, encaminhar protocolos internos, controlar material de expediente, demonstrar capacidade de organização, demonstrar proatividade, arquivar documentos, submeter pareceres, atualizar cadastros, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar facilidade de comunicação, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, classificar documentos.