CBO 4110-30 - Auxiliar de pessoal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos

O profissional no cargo de Auxiliar de pessoal CBO 4110-30 executa serviços de apoio administrativo à área de pessoal, inserindo dados nos sistemas, apoiando a elaboração da folha de pagamento, auxiliando na organização e na realização de treinamentos e eventos, controlando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos administrativos e pesquisando informações Providencia aquisição de material e manutenção de equipamentos para o trabalho.

Presta informações para pessoas autorizadas Cumpre legislação, princípio de sigilo profissional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4110-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de pessoal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-30

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
      • Escriturários.

O que faz um Auxiliar de pessoal

O Auxiliar de pessoal CBO 4110-30 insere, nos sistemas, dados de rotinas de recrutamento, seleção, admissão, remuneração, frequência, benefícios e demissão Atualiza os dados, sempre que necessário.

Presta apoio na elaboração da folha de pagamento.

Prepara crachás e cartões de identificação, que permitem o acesso do trabalhador nas dependências de trabalho Auxilia na organização e na realização de treinamentos e eventos da área de pessoal, providenciando material e fazendo os registros necessários.

Controla documentação, triando, classificando e organizando documentos da área de pessoal Protocola, arquiva e digitaliza documentos funcionais.

Auxilia na preparação de documentos, digitando textos e planilhas, conferindo informações, preenchendo formulários, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e auxiliando na elaboração de relatórios gerenciais e legais.

Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos, localizando processos e expedindo ofícios e memorandos Realiza pesquisas para encontrar as informações necessárias para a área, usando fontes como a Internet.

Requisita aquisição de recursos materiais para o trabalho e providencia manutenção de equipamentos.

Opera sistema de correio eletrônico Fornece informações para pessoas autorizadas, internamente ou de outras organizações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4110-30 deve atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preencher documentos, preparar relatórios, formulários e planilhas, prestar apoio logístico, demonstrar competências pessoais, acompanhar processos administrativos, tratar documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos.

Condições de trabalho dessas profissões

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-30

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Atividades exercidas por um Auxiliar de pessoal CBO 4110-30

Um Auxiliar de pessoal (ou sinônimo) deve arquivar documentos, localizar processos administrativos, demonstrar capacidade de empatia, digitar textos e planilhas, demonstrar facilidade de comunicação, efetuar cálculos, demonstrar capacidade de negociação, verificar documentos, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar proatividade, executar rotinas de admissão de pessoal, atualizar cadastros, executar procedimentos de recrutamento e seleção, solicitar compra de materiais, classificar documentos, executar rotinas de demissão de pessoal, conferir dados e datas, conferir material solicitado, transmitir credibilidade, preencher formulários e/ou cadastros, demonstrar persistência, requisitar materiais, fornecer informações sobre produtos e serviços, triar documentos, registrar reclamações dos clientes, demonstrar criatividade, auxiliar na elaboração da folha de pagamento, controlar material de expediente, encaminhar protocolos internos, contornar situações adversas, orientar funcionários sobre direitos e deveres, distribuir documentos, preparar minutas, identificar irregularidades nos documentos, coletar dados, levantar a necessidade de material, demonstrar flexibilidade, atualizar dados dos funcionários, demonstrar iniciativa, demonstrar auto-controle, convalidar publicação de atos, expedir ofícios e memorandos, controlar recepção e distribuição de benefícios - vale transporte etc., controlar frequência dos funcionários, demonstrar capacidade de organização, providenciar devolução de material fora de especificação, redigir atas, trabalhar em equipe, verificar prazos estabelecidos, atualizar dados de planejamento, demonstrar capacidade de observação, dar suporte administrativo a área de treinamento, identificar natureza das solicitações dos clientes, elaborar correspondência, submeter pareceres, distribuir material de expediente.

Cargos e salários CBO 4110-30 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Salário Auxiliar de Pessoal

Auxiliar de Pessoal: Brasil

  • 66.075
  • Brasil
  • 1.965 - 3.487
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.965 e 3.487 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 66.075 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Apontador de Cartões de Ponto

Apontador de Cartões de Ponto: Brasil

  • 66.075
  • Brasil
  • 1.965 - 3.487
  • 43h
O profissional no cargo de Apontador de Cartões de Ponto CBO 4110-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.965 e 3.487 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 66.075 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Piracicaba

Auxiliar de Pessoal: Piracicaba, SP

  • 166
  • Piracicaba, SP
  • 2.258 - 3.650
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Piracicaba - SP, ganha entre 2.258 e 3.650 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Aracaju

Auxiliar de Pessoal: Aracaju, SE

  • 168
  • Aracaju, SE
  • 1.754 - 2.864
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.754 e 2.864 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 168 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Sertãozinho

Auxiliar de Pessoal: Sertãozinho, SP

  • 91
  • Sertãozinho, SP
  • 2.068 - 3.134
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Sertãozinho - SP, ganha entre 2.068 e 3.134 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 91 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal

Auxiliar de Pessoal: Paraná

  • 4.959
  • Paraná
  • 1.951 - 3.098
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.951 e 3.098 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.959 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Curitiba

Auxiliar de Pessoal: Curitiba, PR

  • 1.237
  • Curitiba, PR
  • 2.040 - 3.170
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.040 e 3.170 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Itatiba

Auxiliar de Pessoal: Itatiba, SP

  • 81
  • Itatiba, SP
  • 1.807 - 2.870
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Itatiba - SP, ganha entre 1.807 e 2.870 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 81 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal

Auxiliar de Pessoal: Mato Grosso do Sul

  • 931
  • Mato Grosso do Sul
  • 1.949 - 3.242
  • 44h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.949 e 3.242 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 931 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Porto Alegre

Auxiliar de Pessoal: Porto Alegre, RS

  • 808
  • Porto Alegre, RS
  • 2.210 - 3.595
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.210 e 3.595 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 808 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Porto Velho

Auxiliar de Pessoal: Porto Velho, RO

  • 124
  • Porto Velho, RO
  • 1.777 - 2.847
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 1.777 e 2.847 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Joinville

Auxiliar de Pessoal: Joinville, SC

  • 367
  • Joinville, SC
  • 2.035 - 3.095
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.035 e 3.095 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 367 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal São Luís

Auxiliar de Pessoal: São Luís, MA

  • 298
  • São Luís, MA
  • 1.734 - 2.611
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.734 e 2.611 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 298 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Maceió

Auxiliar de Pessoal: Maceió, AL

  • 235
  • Maceió, AL
  • 1.736 - 2.840
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.736 e 2.840 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 235 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Poços de Caldas

Auxiliar de Pessoal: Poços de Caldas, MG

  • 53
  • Poços de Caldas, MG
  • 1.568 - 2.288
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Poços de Caldas - MG, ganha entre 1.568 e 2.288 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 53 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal

Auxiliar de Pessoal: São Paulo

  • 21.486
  • São Paulo
  • 2.096 - 3.394
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.096 e 3.394 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 21.486 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Suzano

Auxiliar de Pessoal: Suzano, SP

  • 164
  • Suzano, SP
  • 1.881 - 2.820
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Suzano - SP, ganha entre 1.881 e 2.820 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 164 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Auxiliar de Pessoal Sinop

Auxiliar de Pessoal: Sinop, MT

  • 94
  • Sinop, MT
  • 2.241 - 3.597
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Pessoal CBO 4110-30 trabalhando em Sinop - MT, ganha entre 2.241 e 3.597 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 94 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.