CBO 4110-35 - Auxiliar de estatística - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de estatística CBO 4110-35 executa serviços de apoio na coleta, na organização e no tratamento de dados Atua em diversas áreas da empresa ou instituição, levantando índices e atualizando dados para a elaboração do planejamento, prestando apoio à realização de pesquisas para subsidiar a tomada de decisão pelo gestor, efetuando cálculos diversos, acompanhando processos administrativos e organizando documentos e informações.
Providencia aquisição de material para realização de pesquisas Presta atendimento a clientes internos e externos Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4110-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de estatística, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-35
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de estatística
O Auxiliar de estatística CBO 4110-35 auxilia na elaboração do planejamento da empresa ou instituição, levantando índices econômicos e financeiros e atualizando dados relacionados a metas e a objetivos organizacionais Presta apoio à realização de pesquisas para subsidiar a tomada de decisão pelo gestor.
Pode participar da coleta e da verificação da consistência dos dados.
Pode participar da discussão da melhor forma de apresentação de resultados da pesquisa Efetua cálculos diversos, que serão utilizados em elaboração de análises, relatórios gerenciais e manuais técnicos.
Pode realizar, sob supervisão, tratamento de registros de produção ou vendas Contribui na elaboração de organogramas, fluxogramas e cronogramas.
Acompanha processos administrativos, atualizando cadastros, verificando notificações de não conformidade e encaminhando protocolos internos.
Classifica e organiza documentos, dados e informações Recebe, protocola, digitaliza e arquiva documentos.
Insere e atualiza dados em bancos.
Mantém arquivos com informações relacionadas a pesquisas Prepara documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e elaborando minutas Providencia aquisição de material para realização de pesquisas, de equipamentos móveis para a coleta de dados e de outros recursos para realização dos trabalhos.
Presta atendimento a clientes internos e externos, fornecendo informações estatísticas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-35 deve preencher documentos, acompanhar processos administrativos, tratar documentos, demonstrar competências pessoais, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, prestar apoio logístico, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preparar relatórios, formulários e planilhas.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-35
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de estatística CBO 4110-35
Um Auxiliar de estatística (ou sinônimo) deve acompanhar notificações de não conformidade, demonstrar persistência, demonstrar capacidade de organização, preparar minutas, identificar natureza das solicitações dos clientes, orientar funcionários sobre direitos e deveres, verificar índices econômicos e financeiros, digitar textos e planilhas, demonstrar capacidade de empatia, redigir atas, requisitar materiais, coletar dados, demonstrar proatividade, verificar prazos estabelecidos, pesquisar preços, registrar óbitos, casamentos e nascimentos, demonstrar iniciativa, controlar expedição de malotes e recebimentos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, atualizar dados de planejamento, demonstrar capacidade de observação, preencher formulários e/ou cadastros, demonstrar facilidade de comunicação, controlar material de expediente, demonstrar auto-controle, elaborar correspondência, solicitar compra de materiais, trabalhar em equipe, levantar a necessidade de material, efetuar cálculos, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, redigir escrituras de compra e venda, demonstrar flexibilidade, localizar processos administrativos, fornecer informações sobre produtos e serviços, transmitir credibilidade, verificar documentos, registrar a entrada e saída de documentos, averbar transferências de propriedades, encaminhar protocolos internos, conferir material solicitado, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, executar procedimentos de recrutamento e seleção, contornar situações adversas, distribuir documentos, providenciar devolução de material fora de especificação, arquivar documentos, demonstrar capacidade de negociação, registrar reclamações dos clientes, atualizar cadastros, expedir ofícios e memorandos, triar documentos, distribuir material de expediente, demonstrar criatividade, identificar irregularidades nos documentos, submeter pareceres, classificar documentos, convalidar publicação de atos, conferir dados e datas, elaborar planilhas de cálculos.