CBO 4110-20 - Auxiliar de judiciário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos

O profissional no cargo de Auxiliar de judiciário CBO 4110-20 executa serviços básicos de apoio operacional aos órgãos do Judiciário, realizando rotinas administrativas, monitorando o cumprimento das etapas dos processos judiciais e administrativos, auxiliando na preparação de documentos, controlando e organizando documentação, auxiliando na coleta e na conferência de informações e prestando atendimento ao público Cumpre legislação, código de ética, sigilo profissional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

CBO 4110-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de judiciário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
      • Escriturários.

O que faz um Auxiliar de judiciário

O Auxiliar de judiciário CBO 4110-20 realiza rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, providenciando a manutenção dos equipamentos, prestando apoio na organização de reuniões, intermediando contatos, atualizando cadastros, controlando expedição e recebimento de malotes Pode auxiliar na execução de rotinas das áreas financeira e de recursos humanos.

Monitora o cumprimento das etapas dos processos judiciais e administrativos, efetuando o registro de entrada e saída, submetendo os processos a parecer de superiores, conferindo o cumprimento dos prazos estabelecidos, verificando dados e datas, encaminhando protocolos internos e expedindo ofícios e memorandos.

Colhe assinaturas em documentos e processos Auxilia na preparação de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, preparando requerimentos e comunicados simples ou padronizados e elaborando minutas de correspondência.

Controla e organiza documentação, triando, distribuindo, classificando, tirando cópia ou digitalizando, arquivando e identificando irregularidades no encaminhamento dos documentos Auxilia na coleta de informações em bancos de dados e na Internet, elabora planilhas de cálculos e confere dados.

Presta atendimento ao público, fornecendo informações sobre processos e registrando solicitações e reclamações.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4110-20 deve atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, prestar apoio logístico, preparar relatórios, formulários e planilhas, preencher documentos, acompanhar processos administrativos, demonstrar competências pessoais, tratar documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos.

Condições de trabalho dessas profissões

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-20

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Atividades exercidas por um Auxiliar de judiciário CBO 4110-20

Um Auxiliar de judiciário (ou sinônimo) deve registrar reclamações dos clientes, efetuar cálculos, redigir atas, orientar funcionários sobre direitos e deveres, demonstrar capacidade de observação, submeter pareceres, fornecer informações sobre produtos e serviços, expedir ofícios e memorandos, requisitar materiais, trabalhar em equipe, demonstrar persistência, digitar textos e planilhas, transmitir credibilidade, demonstrar iniciativa, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, verificar documentos, identificar irregularidades nos documentos, identificar natureza das solicitações dos clientes, demonstrar flexibilidade, elaborar correspondência, preparar minutas, registrar a entrada e saída de documentos, levantar a necessidade de material, coletar dados, preencher formulários e/ou cadastros, demonstrar capacidade de negociação, providenciar devolução de material fora de especificação, distribuir documentos, demonstrar auto-controle, demonstrar capacidade de empatia, triar documentos, encaminhar protocolos internos, verificar prazos estabelecidos, controlar material de expediente, localizar processos administrativos, convalidar publicação de atos, classificar documentos, demonstrar proatividade, atualizar cadastros, distribuir material de expediente, conferir dados e datas, demonstrar facilidade de comunicação, conferir material solicitado, demonstrar capacidade de organização, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, solicitar compra de materiais, atualizar dados de planejamento, contornar situações adversas, arquivar documentos.

Cargos e salários CBO 4110-20 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Salário Auxiliar de Judiciário

Auxiliar de Judiciário: Brasil

  • 1.886
  • Brasil
  • 2.025 - 3.774
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar de Judiciário CBO 4110-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.025 e 3.774 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.886 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-20.
Salário Auxiliar de Judiciário São Paulo

Auxiliar de Judiciário: São Paulo, SP

  • 292
  • São Paulo, SP
  • 2.200 - 3.843
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar de Judiciário CBO 4110-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.200 e 3.843 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 292 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-20.