CBO 3762-15 - Artista de circo (outros)
Entenda o que fazem os artistas de circo (circenses) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Artista de circo (outros) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Artista de circo (outros)
Realiza atividades de apoio a artistas principais em apresentações circenses, contribuindo no processo de pesquisa para criação de novos números, auxiliando na confecção, adaptação, montagem, desmontagem e conservação de aparelhos usados em apresentações, ajudando na definição de coreografia, música e guarda-roupa de números, participando de ensaios como coadjuvante, colaborando na divulgação do espetáculo, participando das apresentações, conforme roteiros definidos pelos artistas principais, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo. Presta apoio aos alunos nas atividades práticas de cursos sobre artes e técnicas circenses. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Contribui com a realização de pesquisas para criação de um novo número circense, sugerindo fontes de pesquisa. Levanta informações sobre materiais, aparelhos e tecnologias, sobre uso das cores, em luzes, figurino e materiais, e sobre movimentos corporais e formas de comunicação com o público. Pesquisa endereços de profissionais do circo, escolas de circo e profissionais de outras áreas artísticas, usando Internet ou fontes de informação, para possibilitar intercâmbio de informações entre os artistas.
Auxilia na confecção, montagem e adaptação de equipamentos, aparelhos e materiais – tais como malabares, cordas, argolas, tecidos acrobáticos, trapézios, entre outros - necessários ao desenvolvimento do número circense. Recebe orientações para fazer adequações nos equipamentos e nos aparelhos - conforme o biótipo do artista principal e os biótipos dos artistas coadjuvantes - e adaptações às condições do local das apresentações.
Contribui na produção do número circense, auxiliando na montagem e na definição de coreografia, música, figurino e maquiagem.
Ensaia o número - quando atua como coadjuvante - repetindo-o para aperfeiçoar sua interação com o artista principal.
Colabora na divulgação do número e do espetáculo, distribuindo material impresso ou usando outras estratégias para atrair o público.
Prepara-se para participar no número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.
Participa da apresentação, seguindo o roteiro definido pelo artista principal. Ajuda no monitoramento do tempo de cada parte do número e na disponibilização de aparelhos e materiais predefinidos para execução da apresentação. Pode atuar como aparador, servindo de apoio a artista principal em suas execuções no solo ou no ar.
Ajuda na desmontagem de aparelhos, após os números.
Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.
Pode auxiliar na realização de cursos ligados às artes circenses, prestando apoio a públicos de diferentes faixas etárias para execução de exercícios e outras atividades práticas.
Conserva limpos e organizados os equipamentos, aparelhos e materiais usados em diferentes apresentações. Pode fazer pequenos reparos nos aparelhos, quando necessário.
Zela pela sua segurança, pela segurança dos artistas principais e pela segurança do público, capacitando-se para atuar como coadjuvante em novos números. Realiza as atividades em ambiente seguro e faz uso de equipamentos de segurança. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE COREOGRAFIAS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ALONGAMENTO E AQUECIMENTO CORPORAL E VOCAL APLICADAS AO OFÍCIO DE ARTISTA CIRCENSE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO A ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DAS ARTES CIRCENSES | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DO OFÍCIO E DOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOLCLORE | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL E VOCAL APLICADAS À INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE NÚMEROS E ESQUETES EM ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER (ESPECIFICAR: ...) - MANUTENÇÃO, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS PARA ESPETÁCULOS CIRCENSES | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | DRAMATURGIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PESQUISA CÊNICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS APLICADAS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | HISTÓRIA DO CIRCO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | TÉCNICAS CIRCENSES | 3 | 3 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ESPAÇOS, AMBIENTES E PLATAFORMAS DE ATUAÇÃO CIRCENSE | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE ACROBACIA TERRESTRES E AÉREAS APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE EQUILIBRISMO APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE MÁGICA APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE MALABARISMO APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | CANTO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | INTERPRETAÇÃO MUSICAL | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - AUTOMAÇÃO APLICADA ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESIGN (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE DESIGN APLICADO À CONFECÇÃO DE BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE POLÍTICAS CULTURAIS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROBOTIZAÇÃO APLICADA ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CENOGRAFIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FIGURINOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | PROJEÇÃO EM ESPETÁCULOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | SONOPLASTIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- vender o espetáculo ou número;
- ensinar arte e técnica circense;
- ensaiar o número;
- apresentar o número;
- inventar números;
- comunicar-se;
- produzir o número;
- criar maquiagem;
- transmitir ética circense;
- montar o aparelho;
- trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- demonstrar determinação para aprender;
- criar guarda roupa;
- utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- providenciar material impresso para divulgação;
- fazer concentração;
- selecionar música;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- sincronizar luz e som com a representação;
- estabalecer comunicação com a cidade;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- respeitar ética profissional;
- confeccionar o aparelho;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço;
- desenvolver disciplina;
- divulgar o espetáculo ou número;
- trabalhar em equipe;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- fazer alongamento;
- preparar a entrada do artista;
- errar truques para valorização do trabalho;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- adquirir técnicas para cair;
- respeitar relações de trabalho;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- motivar os alunos;
- pesquisar movimentos corporais;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- pesquisar truques;
- desmontar o aparelho;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- estabelecer comunicação com o público;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar materiais;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- perceber as habilidades dos alunos;
- misturar os números criando outros;
- definir coreografia;
- conquistar empatia do público;
- definir equipamentos de segurança;
- freqüentar cursos de atualização;
- criar aparelhos - materiais de trabalho;
- pesquisar tecnologias;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- dar entrevistas;
- aprender a profissão ensaiando;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- fazer aquecimento;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- pesquisar aparelhos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-15
CBO 3762-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de artista de circo (outros) que pertence ao grupo dos artistas de circo (circenses), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Artistas de circo (circenses)
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3762-15 - Artistas de circo (circenses)
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376215 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Artistas de circo (circenses) em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
3762-15 | Globista | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Saltimbanco | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Partner (circo) | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Homem-bala | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Faquir | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Pirofagista | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Comedor de Fogo (pirofagista) | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Atirador de Facas | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Comedor de Espada | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Artista de Circo (Outros) | Brasil | 38h | 38 | |
3762-15 | Ventríloquo | Brasil | 38h | 38 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |