CBO 3762-15 - Artista de circo (outros) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas de circo (circenses)
O profissional no cargo de Artista de circo (outros) CBO 3762-15 realiza atividades de apoio a artistas principais em apresentações circenses, contribuindo no processo de pesquisa para criação de novos números, auxiliando na confecção, adaptação, montagem, desmontagem e conservação de aparelhos usados em apresentações, ajudando na definição de coreografia, música e guarda-roupa de números, participando de ensaios como coadjuvante, colaborando na divulgação do espetáculo, participando das apresentações, conforme roteiros definidos pelos artistas principais, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Presta apoio aos alunos nas atividades práticas de cursos sobre artes e técnicas circenses.
Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 3762-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-15
- Técnicos de nível médio.
- Artistas de circo (circenses).
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
O que faz um Artista de circo (outros)
O Artista de circo (outros) CBO 3762-15 auxilia artistas circenses na criação de personagens para apresentações itinerantes, propondo a utilização e a combinação de técnicas cênicas e circenses para entreter a plateia Pode prestar apoio a diferentes artistas circenses, por possuir noções básicas de diferentes técnicas artísticas circenses, como dança, mágica, malabarismo, equilibrismo, acrobacia, caracterizações cômicas, entre outras.
Pode atuar como coadjuvante dos artistas circenses durante as apresentações.
Contribui com a realização de pesquisas para criação de um novo número circense, sugerindo fontes de pesquisa Levanta informações sobre materiais, aparelhos e tecnologias, sobre uso das cores, em luzes, figurino e materiais, e sobre movimentos corporais e formas de comunicação com o público.
Pesquisa endereços de profissionais do circo, escolas de circo e profissionais de outras áreas artísticas, usando Internet ou fontes de informação, para possibilitar intercâmbio de informações entre os artistas Auxilia na confecção, montagem e adaptação de equipamentos, aparelhos e materiais – tais como malabares, cordas, argolas, tecidos acrobáticos, trapézios, entre outros - necessários ao desenvolvimento do número circense.
Recebe orientações para fazer adequações nos equipamentos e nos aparelhos - conforme o biótipo do artista principal e os biótipos dos artistas coadjuvantes - e adaptações às condições do local das apresentações.
Contribui na produção do número circense, auxiliando na montagem e na definição de coreografia, música, figurino e maquiagem Ensaia o número - quando atua como coadjuvante - repetindo-o para aperfeiçoar sua interação com o artista principal.
Colabora na divulgação do número e do espetáculo, distribuindo material impresso ou usando outras estratégias para atrair o público.
Prepara-se para participar no número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração Participa da apresentação, seguindo o roteiro definido pelo artista principal Ajuda no monitoramento do tempo de cada parte do número e na disponibilização de aparelhos e materiais predefinidos para execução da apresentação.
Pode atuar como aparador, servindo de apoio a artista principal em suas execuções no solo ou no ar Ajuda na desmontagem de aparelhos, após os números Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.
Pode auxiliar na realização de cursos ligados às artes circenses, prestando apoio a públicos de diferentes faixas etárias para execução de exercícios e outras atividades práticas Conserva limpos e organizados os equipamentos, aparelhos e materiais usados em diferentes apresentações.
Pode fazer pequenos reparos nos aparelhos, quando necessário Zela pela sua segurança, pela segurança dos artistas principais e pela segurança do público, capacitando-se para atuar como coadjuvante em novos números Realiza as atividades em ambiente seguro e faz uso de equipamentos de segurança.
Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3762-15 deve ensinar arte e técnica circense, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, vender o espetáculo ou número, produzir o número, inventar números, ensaiar o número, apresentar o número.
Condições de trabalho dessas profissões
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3762-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Artista de circo (outros) CBO 3762-15
Um Artista de circo (outros) (ou sinônimo) deve estabalecer comunicação com a cidade, preparar material, aparelho e objetos para o número, preparar a entrada do artista, confeccionar o aparelho, desenvolver disciplina, transmitir ética circense, assimilar os tempos na realização dos truques, montar o aparelho, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, observar o trabalho de outros profissionais do circo, definir equipamentos de segurança, divulgar o espetáculo ou número, providenciar material impresso para divulgação, errar truques para valorização do trabalho, sincronizar luz e som com a representação, pesquisar tecnologias, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, estimular o desenvolvimento físico do aluno, adequar o número ao biótipo e aparelho, desenvolver consciência dos riscos profissionais, freqüentar cursos de atualização, fazer alongamento, misturar os números criando outros, adquirir técnicas para cair, demonstrar determinação para aprender, trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos, pesquisar truques, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books, dar entrevistas, obedecer os comandos dos tempos dos truques, avaliar custos para fazer preço do trabalho, criar guarda roupa, avaliar o potencial físico do aluno, freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado, incorporar diferentes linguagens artísticas, estabelecer comunicação com o público, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, criar aparelhos - materiais de trabalho, conquistar empatia do público, pesquisar materiais, pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, definir coreografia, criar maquiagem, intercambiar informações com outras áreas artísticas, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc, pesquisar movimentos corporais, lidar com imprevistos de forma criativa, fazer concentração, dominar técnicas circenses do seu número, pesquisar aparelhos, adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço, selecionar música, intercambiar informações com escolas de circo, respeitar relações de trabalho, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, combinar códigos para informar imprevistos, pesquisar possibilidades de expressão artística, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, respeitar ética profissional, desmontar o aparelho, respeitar o aparelho de outro artista, repetir o número aperfeiçoando técnicas, motivar os alunos, investigar o valor do trabalho circense no mercado, fazer aquecimento, colaborar na divulgação do espetáculo, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, realizar números testes para divulgação ou contratação, aprender a profissão ensaiando, perceber as habilidades dos alunos, trabalhar em equipe.