CBO 3545-05 - Corretor de seguros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos corretores de seguros
O profissional no cargo de Corretor de seguros CBO 3545-05 comercializa apólices de seguros, intermediando a relação entre clientes e empresas seguradoras Realiza venda ao cliente, identificando suas necessidades, orientando sobre as opções de seguro, negociando proposta, e fechando contrato.
Representa o segurado junto à seguradora Presta assistência ao segurado em caso de sinistro Adota estratégias de marketing para ampliar seu conjunto de clientes.
Pode administrar empresa corretora de seguros, estabelecendo metas de vendas e controlando fluxo de caixa Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Opera sistemas informatizados em todas as etapas de trabalho.
Cumpre procedimentos legais e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3545-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de corretores de seguros que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Corretor de seguros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Corretores de seguros CBO 3545-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3545-05
- Técnicos de nível médio.
- Corretores de seguros.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Corretor de seguros
O Corretor de seguros CBO 3545-05 planeja a comercialização de apólices de seguros – tais como seguro de automóvel, seguro de vida, seguro contra incêndio e seguro contra roubo -, para empresas e indivíduos Mantém relacionamento com empresas seguradoras e negocia taxas e comissões.
Organiza cadastro de potenciais clientes.
Elabora roteiro e agenda visitas a clientes potenciais Realiza visita, identificando as necessidades do cliente e personalizando a oferta de opções de seguro a partir das informações levantadas.
Orienta o cliente na seleção da empresa seguradora que lhe ofereça as melhores condições de proteção, atendimento e custo Solicita inspeção de risco.
Negocia proposta e oferece promoção ao cliente.
Fecha contrato, conferindo os dados para apólice Verifica a emissão da apólice e confirma seu envio ao segurado.
Representa o cliente junto à seguradora, intermediando a relação entre seguradora e segurado e contatando os departamentos da seguradora para solucionar eventuais problemas.
Participa em reuniões – presencialmente ou usando ferramentas de comunicação virtual - com segurados e seguradora Fornece informações aos segurados sobre contratos e faz ajustes para contemplar alteração do risco Controla os pagamentos dos clientes.
Presta assistência ao segurado no caso de sinistro, coletando dados sobre a ocorrência, montando processo, comunicando a seguradora sobre o sinistro, acertando com a seguradora o pagamento a ser providenciado, e acompanhando o sinistro até sua liquidação Busca a fidelização dos clientes, dando atendimento personalizado, mandando mensagens em datas especiais - como aniversário - e distribuindo brindes Adota estratégias de marketing – tais como serviço de mala-direta, divulgação de imagens e vídeos em redes sociais, criação de página (“website”) na internet, adequação de anúncios ao meio de comunicação utilizado, entre outras - para ampliar seu conjunto de clientes.
Opera sistemas informatizados em diferentes atividades realizadas antes, durante e após a venda de seguro, tais como cadastramento de clientes, seguradoras e produtos, agendamento de visitas aos clientes, elaboração de cotação, proposta, cálculo e endosso, transmissão de proposta à seguradora, controle de vendas, controle de valores a receber, e registro de sinistros Mantém-se atualizado em relação à sua área de atuação, pesquisando informações sobre seguros na internet e participando de reuniões, seminários e programas para conhecer novos produtos e serviços.
Pode propor a criação de novo produto de seguro Pode administrar empresa corretora de seguros, estabelecendo metas de vendas, controlando fluxo de caixa, recrutando e selecionando pessoal, e estabelecendo atribuições e rotina de trabalho de cada integrante da equipe Pode supervisionar trabalho da equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Elabora correspondências e redige documentos Monitora a organização, a classificação e o arquivo de documentos - físicos e digitais – relacionados à comercialização de apólices de seguros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3545-05 deve administrar o negócio, vender seguros, operacionalizar a informática, prestar assistência ao segurado, empregar técnicas de vendas, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, relacionar-se com a seguradora.
Condições de trabalho dessas profissões
Corretores de seguros trabalham na área de seguros e previdência privada. Enquanto pessoas físicas, trabalham por conta própria. Enquanto pessoas jurídicas, mantêm uma equipe de corretagem, sob sua supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3545-05
Para o exercício profissional, em todos os ramos de seguro, requer-se habilitação em curso da fundação escola nacional de seguros (funaseg). Há, também, treinamentos para qualificação em modalidades específicas de seguro.
Atividades exercidas por um Corretor de seguros CBO 3545-05
Um Corretor de seguros (ou sinônimo) deve emitir mala direta de produtos, arquivar em computador os dados do cliente, fechar contrato, respeitar a assiduidade e a pontualidade, buscar atualização na área de seguros, usar o telefone para se relacionar com seguradora e segurado, discutir junto a seguradora a aceitação do risco, orientar o cliente sobre seguro, agendar vencimentos dos seguros, controlar os pagamentos dos clientes, representar o segurado junto a seguradora, parabenizar os clientes nos seus aniversários, oferecer promoção aos clientes, montar processo de sinistro, participar de eventos da classe, ajustar contratos para acompanhar alteração do risco, agir com presteza, assumir responsabilidade pelos seus atos profissionais, manter boa aparência, pesquisar informações sobre seguros via internet, contatar os departamentos da seguradora, intermediar a relação entre seguradora e segurado, agir com otimismo e perseverância, propor a criação de novo produto de seguro, transmitir segurança, acordar com a seguradora o pagamento de sinistro, identificar as necessidades do cliente, definir atribuições dos funcionários, elaborar proposta, cálculo e endosso, estabelecer metas de vendas, promover a divulgação do seguro, negociar taxas e comissões com seguradora, montar página na internet - site, conferir os dados da apólice, estabelecer a rotina de trabalho dos funcionários, buscar a fidelidade do cliente, participar de reuniões com segurados e seguradora, avaliar a situação financeira das companhias seguradoras, delegar responsabilidades aos seus funcionários, utilizar coreio eletrônico - e-mail para corresponder-se com seguradora e segurado, oferecer opção de seguradora, acompanhar o sinistro até sua liquidação, recrutar funcionários, prestar informações sobre os contratos, distribuir brindes, treinar funcionários no trabalho, comunicar a seguradora do sinistro, operar sistema telemarketing, zelar pela ética profissional, anunciar em jornais e revistas, prospectar clientes, demonstrar cultura geral, administrar a ansiedade e o estresse, operar aparelho de fax para receber e enviar documentos, cadastrar-se na seguradora, solicitar inspeção de risco, coletar dados de sinistro, verificar a emissão da apólice, controlar fluxo de caixa, redigir documentos, enviar apólice ao segurado, visitar o cliente, supervisionar equipe de vendas, instalar bandeira da seguradora no ponto de vendas, transmitir proposta a seguradora, negociar proposta com cliente.