CBO 3545-05 - Corretor de seguros

Entenda o que fazem os corretores de seguros no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Corretor de seguros e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Corretor de seguros

Comercializa apólices de seguros, intermediando a relação entre clientes e empresas seguradoras. Realiza venda ao cliente, identificando suas necessidades, orientando sobre as opções de seguro, negociando proposta, e fechando contrato. Representa o segurado junto à seguradora. Presta assistência ao segurado em caso de sinistro. Adota estratégias de "marketing" para ampliar seu conjunto de clientes. Pode administrar empresa corretora de seguros, estabelecendo metas de vendas e controlando fluxo de caixa. Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Opera sistemas informatizados em todas as etapas de trabalho. Cumpre procedimentos legais e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja a comercialização de apólices de seguros – tais como seguro de automóvel, seguro de vida, seguro contra incêndio e seguro contra roubo -, para empresas e indivíduos. Mantém relacionamento com empresas seguradoras e negocia taxas e comissões. Organiza cadastro de potenciais clientes.

Elabora roteiro e agenda visitas a clientes potenciais. Realiza visita, identificando as necessidades do cliente e personalizando a oferta de opções de seguro a partir das informações levantadas. Orienta o cliente na seleção da empresa seguradora que lhe ofereça as melhores condições de proteção, atendimento e custo. Solicita inspeção de risco. Negocia proposta e oferece promoção ao cliente. Fecha contrato, conferindo os dados para apólice. Verifica a emissão da apólice e confirma seu envio ao segurado.

Representa o cliente junto à seguradora, intermediando a relação entre seguradora e segurado e contatando os departamentos da seguradora para solucionar eventuais problemas. Participa em reuniões – presencialmente ou usando ferramentas de comunicação virtual - com segurados e seguradora.

Fornece informações aos segurados sobre contratos e faz ajustes para contemplar alteração do risco. Controla os pagamentos dos clientes.

Presta assistência ao segurado no caso de sinistro, coletando dados sobre a ocorrência, montando processo, comunicando a seguradora sobre o sinistro, acertando com a seguradora o pagamento a ser providenciado, e acompanhando o sinistro até sua liquidação.

Busca a fidelização dos clientes, dando atendimento personalizado, mandando mensagens em datas especiais - como aniversário - e distribuindo brindes.

Adota estratégias de "marketing" – tais como serviço de mala-direta, divulgação de imagens e vídeos em redes sociais, criação de página (“website”) na internet, adequação de anúncios ao meio de comunicação utilizado, entre outras - para ampliar seu conjunto de clientes.

Opera sistemas informatizados em diferentes atividades realizadas antes, durante e após a venda de seguro, tais como cadastramento de clientes, seguradoras e produtos, agendamento de visitas aos clientes, elaboração de cotação, proposta, cálculo e endosso, transmissão de proposta à seguradora, controle de vendas, controle de valores a receber, e registro de sinistros.

Mantém-se atualizado em relação à sua área de atuação, pesquisando informações sobre seguros na internet e participando de reuniões, seminários e programas para conhecer novos produtos e serviços. Pode propor a criação de novo produto de seguro.

Pode administrar empresa corretora de seguros, estabelecendo metas de vendas, controlando fluxo de caixa, recrutando e selecionando pessoal, e estabelecendo atribuições e rotina de trabalho de cada integrante da equipe.

Pode supervisionar trabalho da equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.

Elabora correspondências e redige documentos.

Monitora a organização, a classificação e o arquivo de documentos - físicos e digitais – relacionados à comercialização de apólices de seguros.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 2 2 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO DO SEGURO 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CORRETORAS DE SEGUROS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTREVISTA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 2 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - FLUXO DE CAIXA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS ADMINISTRATIVAS E FINANCEIRAS RELACIONADAS A SEGUROS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE PAGAMENTOS DE INDENIZAÇÕES 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EQUIPES DE TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 3 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMERCIALIZAÇÃO DE APÓLICES DE SEGUROS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO TRANSPORTE INTERNACIONAL E SEGURO 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 3 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - MARKETING APLICADO À COMERCIALIZAÇÃO DE SEGUROS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS TRANSPORTES E SEGURO 2 2 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS RELACIONADAS A SEGUROS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS SEGUROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL MERCADO DE CAPITAIS 2 2 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL SEGUROS E RESSEGUROS 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SINISTROS 3 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - ANÁLISE DE RISCOS EM SEGURO 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - CLASSES ESPECIAIS DE SEGURO: SEGURO DE TRANSPORTE, SEGURO RESIDENCIAL, SEGURO DE RISCOS CIBERNÉTICOS, SEGURO COMPREENSIVO, OUTROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE APÓLICES E CONTRATOS PARA AS DIVERSAS MODALIDADES DE SEGURO 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DO SEGURO 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - INSPEÇÕES E LAUDOS MÉDICOS PARA ANÁLISE DE PROPOSTA DE SEGURO 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - SEGURO CONTRA INCÊNDIO 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - SEGURO CONTRA ROUBO 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - SEGURO DE AUTOMÓVEL 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - SEGUROS DE VIDA E PREVIDÊNCIA: SEGURO DE PESSOAS, SAÚDE E PREVIDÊNCIA SUPLEMENTAR, OUTROS 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - SEGUROS E CAPITALIZAÇÃO 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE COBERTURA DE SEGURO 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NA ÁREA DE SEGUROS 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Trabalham na área de seguros e previdência privada. Enquanto pessoas físicas, trabalham por conta própria. Enquanto pessoas jurídicas, mantêm uma equipe de corretagem, sob sua supervisão.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício profissional, em todos os ramos de seguro, requer-se habilitação em curso da fundação escola nacional de seguros (funaseg). Há, também, treinamentos para qualificação em modalidades específicas de seguro.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • vender seguros;
  • prestar assistência ao segurado;
  • empregar técnicas de vendas;
  • relacionar-se com a seguradora;
  • operacionalizar a informática;
  • administrar o negócio;
  • comunicar-se;
  • agir com otimismo e perseverância;
  • arquivar em computador os dados do cliente;
  • representar o segurado junto a seguradora;
  • manter boa aparência;
  • transmitir segurança;
  • redigir documentos;
  • discutir junto a seguradora a aceitação do risco;
  • parabenizar os clientes nos seus aniversários;
  • acordar com a seguradora o pagamento de sinistro;
  • demonstrar cultura geral;
  • pesquisar informações sobre seguros via internet;
  • intermediar a relação entre seguradora e segurado;
  • promover a divulgação do seguro;
  • administrar a ansiedade e o estresse;
  • comunicar a seguradora do sinistro;
  • participar de eventos da classe;
  • oferecer promoção aos clientes;
  • agir com presteza;
  • montar página na internet - site;
  • prestar informações sobre os contratos;
  • distribuir brindes;
  • definir atribuições dos funcionários;
  • solicitar inspeção de risco;
  • controlar os pagamentos dos clientes;
  • visitar o cliente;
  • fechar contrato;
  • delegar responsabilidades aos seus funcionários;
  • treinar funcionários no trabalho;
  • avaliar a situação financeira das companhias seguradoras;
  • oferecer opção de seguradora;
  • cadastrar-se na seguradora;
  • acompanhar o sinistro até sua liquidação;
  • buscar a fidelidade do cliente;
  • verificar a emissão da apólice;
  • prospectar clientes;
  • negociar taxas e comissões com seguradora;
  • supervisionar equipe de vendas;
  • estabelecer metas de vendas;
  • utilizar coreio eletrônico - e-mail para corresponder-se com seguradora e segurado;
  • agendar vencimentos dos seguros;
  • conferir os dados da apólice;
  • assumir responsabilidade pelos seus atos profissionais;
  • anunciar em jornais e revistas;
  • operar aparelho de fax para receber e enviar documentos;
  • contatar os departamentos da seguradora;
  • participar de reuniões com segurados e seguradora;
  • zelar pela ética profissional;
  • usar o telefone para se relacionar com seguradora e segurado;
  • montar processo de sinistro;
  • emitir mala direta de produtos;
  • estabelecer a rotina de trabalho dos funcionários;
  • transmitir proposta a seguradora;
  • respeitar a assiduidade e a pontualidade;
  • negociar proposta com cliente;
  • operar sistema telemarketing;
  • elaborar proposta, cálculo e endosso;
  • instalar bandeira da seguradora no ponto de vendas;
  • propor a criação de novo produto de seguro;
  • ajustar contratos para acompanhar alteração do risco;
  • buscar atualização na área de seguros;
  • identificar as necessidades do cliente;
  • orientar o cliente sobre seguro;
  • recrutar funcionários;
  • enviar apólice ao segurado;
  • coletar dados de sinistro;
  • controlar fluxo de caixa;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3545-05

CBO 3545-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de corretor de seguros que pertence ao grupo dos corretores de seguros, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Corretores de seguros

Nenhum CBO relacionado encontrado.

Cargos e salários CBO 3545-05 - Corretores de seguros

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 354505 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Corretores de seguros em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3545-05 Corretor de Seguros Brasil 42h 1.363
3545-05 Corretor de Seguros São Paulo 42h 550
3545-05 Corretor de Seguros São Paulo, SP 42h 229
3545-05 Securitário Brasil 42h 1.363
3545-05 Securitário São Paulo 42h 550

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial