CBO 3341-15 - Monitor de transporte escolar

Entenda o que fazem os inspetores de alunos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Monitor de transporte escolar e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Monitor de transporte escolar

Monitora a entrada, a permanência e a saída de alunos em veículos de transporte escolar, orientando sobre a conduta esperada de todos e acompanhando o comportamento do grupo. Cuida da segurança e do bem-estar dos alunos. Atua de acordo com regras de convivência, normas de circulação em vias públicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (1/8)
Perfil Ocupacional (1/8)
Auxilia o embarque dos alunos, em especial daqueles com deficiência. Verifica o uso de cinto de segurança por todos.

Orienta os alunos, explicando as normas de conduta no transporte. Monitora o comportamento dos alunos em relação ao trato e ao respeito para com os colegas. Separa brigas e retira objetos perigosos dos alunos.

Auxilia o desembarque na escola ou nas residências, liberando os alunos para pessoas autorizadas.

Organiza e higieniza o ambiente interno do veículo. Verifica e comunica necessidade de manutenção e limpeza.

Cuida da segurança dos alunos, observando a presença de pessoas estranhas nas proximidades das escolas, das residências ou das vias de circulação do veículo escolar. Pode prestar primeiros socorros e acionar serviços de atendimento médico ou de segurança pública, quando necessário.

Trabalha de modo colaborativo com o condutor do veículo, com os funcionários da escola e com os pais e responsáveis pelos alunos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 1
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 1
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 4 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 3 4 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA DE ALUNOS EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE ATENDIMENTO MÉDICO E SEGURANÇA EM VIAS DE TRÁFEGO URBANO E RURAL 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS AUTOMAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR: ...) - SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO DE ALUNOS EM EDIFÍCIOS ESCOLARES 4 4 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM PORTARIA DE EDIFÍCIO 3 3 1
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SEGURANÇA DE ÁREAS PÚBLICAS 3 3 1
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA SEGURANÇA PESSOAL E PATRIMONIAL 3 3 1
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PORTARIA E VIGILÂNCIA (ESPECIFICAR:..) - SEGURANÇA E MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS EM VEÍCULOS ESCOLARES 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS MONITORIA DE TRANSPORTE ESCOLAR 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SEGURANÇA DO ALUNO 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 2 2 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E NORMAS DE SEGURANÇA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - MONITORAMENTO ONLINE DE TRANSPORTE ESCOLAR 3 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - MONITORIA DE ALUNOS EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR: ACESSO, EMBARQUE, DESEMBARQUE, PERMANÊNCIA E TRÂNSITO DE ALUNOS 3 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS ENTRE ALUNOS E PROMOÇÃO DE CONVIVÊNCIA HARMONIOSA 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NOÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E CALAMIDADE PÚBLICA 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR OUTROS CONHECIMENTOS DE INFRAESTRUTURA (ESPECIFICAR:..) - PROCEDIMENTOS DE VERIFICAÇÃO DE NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO, REPOSIÇÃO DE ITENS E LIMPEZA EM ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS DOS VEÍCULOS ESCOLARES 4 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - CONFIABILIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESOLUÇÃO E FIRMEZA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 2

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA 4

Condições de Trabalho

Trabalham em estabelecimento de ensino público, privado ou em escolas livres. São estatutários ou celetistas. Atuam em equipe, em locais abertos ou fechados, em período diurno ou noturno, sob supervisão ocasional de diretores ou secretários de escola. Podem permanecer em pé por períodos longos, em locais ruidosos. Os profissionais que atuam em escola pública assumem, também, funções pertinentes a outros profissionais administrativos e pedagógicos como, por exemplo, ouvir reclamações de professores sobre ameaças de alunos em áreas de violência, orientar alunos e fazer pequenos reparos nas escolas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental (inspetor de alunos de escola pública) e ensino médio (inspetor de alunos de escola privada). O inspetor de alunos de escola pública é recrutado por meio de concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • orientar alunos e responsaveis;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar apoio Às atividades acadêmicas;
  • cuidar da segurança dos alunos;
  • organizar ambiente e transporte escolar;
  • providenciar manutenção predial e do transporte escolar;
  • controlar as atividades livres dos alunos;
  • inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar e no transporte;
  • auxiliar alunos com deficiência - fisica, visual, mental;
  • comunicar a chefia a presença de estranhos nas imediações da escola;
  • evidenciar cordialidade;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • demonstrar senso de observação;
  • corrigir ações de intimidação entre alunos;
  • estabelecer limites nas relações com os alunos;
  • controlar carteira de identidade escolar/crachá;
  • informar sobre regimento e regulamento;
  • demonstrar credibilidade;
  • realizar limpeza interna no veiculo escolar;
  • comunicar irregularidades;
  • comunicar a direção sobre equipamentos danificados;
  • explicar aos alunos regras e procedimentos;
  • identificar pessoas suspeitas nas imediações da escola;
  • localizar alunos no prédio;
  • demonstrar flexibilidade;
  • fornecer informações a responsáveis;
  • verificar as condições de operação dos portões e portas;
  • organizar filas de alunos;
  • comunicar a coordenação atitudes agressivas de alunos;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • solicitar redução do barulho;
  • elevar a auto-estima dos alunos;
  • orientar alunos quanto ao cumprimento aos horários;
  • identificar responsáveis por irregularidades;
  • verificar uso de cinto de seguranca;
  • orientar a nao ingerir alimentos e bebidas no transporte;
  • coibir uso de palavrões;
  • prestar primeiros socorros;
  • demonstrar paciência;
  • auxiliar embarque e desembarque;
  • atribuir responsabilidades de seus pertences aos alunos;
  • coibir fumo e outros vícios no ambiente escolar/transporte;
  • transmitir segurança;
  • orientar entrada e saída dos alunos;
  • auxiliar alunos na travessia de ruas;
  • retirar objetos perigosos dos alunos;
  • separar brigas de alunos;
  • conduzir aluno indisciplinado a diretoria/coordenação;
  • liberar alunos para pessoas autorizadas;
  • demonstrar carinho;
  • demonstrar afinidade com o aluno;
  • auxiliar alunos na procura de materiais/uniformes;
  • trabalhar em equipe;
  • fornecer informações a professores;
  • colocar cinto de segurança;
  • conduzir alunos a sala de aula e ao transporte;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3341-15

CBO 3341-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de monitor de transporte escolar que pertence ao grupo dos inspetores de alunos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Inspetores de alunos
        • Inspetores de alunos e afins

CBOs Relacionados