CBO 2347-50 - Professor de jornalismo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de jornalismo CBO 2347-50 Ministra aulas, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas nas diferentes áreas de atuação do jornalismo, promovendo debates, organizando seminários e atividades em laboratórios de produção jornalística, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino, acompanha seu desenvolvimento e avalia processos de ensino e aprendizagem, visando capacitar o aluno na elaboração de informações e dados.

Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em linhas de pesquisa como jornalismo e sociedade, tecnologias da comunicação, entre outras Elabora, orienta e divulga projetos, trabalhos científicos e relatórios, supervisiona atividades e execução da pesquisa Exerce atividades acadêmicas e administrativas.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de jornalismo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-50 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-50

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências humanas do ensino superior.

O que faz um Professor de jornalismo

O Professor de jornalismo CBO 2347-50 ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de disciplinas nas diferentes áreas de atuação do jornalismo, como jornalismo impresso, digital, esportivo, investigativo, radiojornalismo, entre outras Promove debates, discutindo textos, provocando reflexões.

Organiza seminários e atividades em laboratórios de produção jornalística, formulando questões, indicando bibliografias.

Utiliza recursos audiovisuais e tecnologias digitais Prepara aulas, elaborando plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático e atividades em laboratório, visando capacitar o aluno na busca e elaboração de informações e dados jornalísticos, sob uma visão técnica e científica, para os diversos meios de comunicação.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e em laboratórios jornalísticos de redação, jornalismo digital, fotojornalismo, radiojornalismo, entre outros Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas e critérios de avaliação.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, aplicando e analisando instrumentos de avaliação.

Adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando a participação em classe e extraclasse, os trabalhos acadêmicos programados, os trabalhos em laboratório e os resultados de avaliações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão na área de jornalismo, em linhas de pesquisa como produção de conteúdo, jornalismo e sociedade, comunicação e cultura, mídias, tecnologias da comunicação, entre outras.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo, capta recursos e avalia a execução da pesquisa.

Participa de eventos e organiza publicações para divulgação de trabalhos, fatos, ideias e relatórios da área de jornalismo Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho Supervisiona atividades de estágio e monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional nas diferentes mídias jornalísticas.

Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos da área, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, dando entrevistas.

Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade, divulgando informações e dados comprometidos com a verdade Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-50 deve supervisionar estágios, demonstrar competências pessoais, ministrar aula, participar de processos de seleção e avaliação, orientar trabalhos acadêmicos, prestar assessoria técnico-científica, exercer atividades acadêmico-administrativas, construir projetos político-pedagógicos, preparar aulas, elaborar plano de ensino, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, avaliar processos de ensino-aprendizagem.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-50

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de jornalismo CBO 2347-50

Um Professor de jornalismo (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de mobilização, avaliar ementas e programas, avaliar execução de pesquisa, preparar orientando para exame de qualificação, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, definir perfil dos alunos, realizar leituras, coordenar cursos, discutir textos, orientar pesquisadores, rever prática docente, selecionar recursos humanos, coordenar programas de estágio, definir critérios de avaliação, orientar construção de objeto de pesquisa, coordenar projetos de extensão, emitir laudos e pareceres técnicos, exercer papéis de cidadania, definir perfil profissional, promover debates, acompanhar execução do projeto, avaliar participação em classe e extraclasse, avaliar provas, definir atividades extra-sala, elaborar textos, coordenar projetos de pesquisa, orientar formação de acervos, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, elaborar material didático, orientar formulação do projeto, examinar relatórios de campo, identificar campos de estágio, organizar publicações, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, definir linhas de pesquisa e extensão, realizar reuniões de orientação, integrar comissões, participar de órgãos colegiados, gerenciar recursos financeiros e materiais, definir metodologia, elaborar relatórios, manter-se atualizado, construir currículo do curso, elaborar plano de aula, dar entrevistas, avaliar produção do orientado, selecionar bibliografia, elaborar projetos de pesquisa, julgar trabalhos acadêmicos, definir política de capacitação docente, avaliar execução de atividades de extensão, avaliar currículos e memoriais, demonstrar capacidade de problematizar, demonstrar capacidade de observação, avaliar trabalhos acadêmicos programados, organizar seminários, prever formas de avaliação, demonstrar capacidade de reflexão, chefiar departamentos acadêmicos, prestar consultoria, examinar produto final, sugerir bibliografia, definir perfil dos docentes, controlar freqüência, propor minutas de editais, portarias e resoluções, orientar iniciação ao exercício profissional, avaliar iniciação ao exercício profissional, definir diretrizes de avaliação do curso, demonstrar capacidade de expressão oral, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de polemização, demonstrar capacidade de redação, prestar serviços a comunidade, realizar experiências extra-sala, participar de eventos técnico-científicos, rever bibliografia, acompanhar atividades de estágio, elaborar trabalhos científicos, comentar resultados de avaliações, readequar processo de ensino-aprendizagem, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, elaborar instrumentos de avaliação, aplicar instrumentos de avaliação, assessorar projetos de instituições, propor a realização de convênios e parcerias, demonstrar capacidade de síntese, organizar eventos acadêmicos, identificar perfil dos docentes, provocar reflexões, indicar bibliografia, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, realizar atividades em laboratórios e oficinas, responder perguntas, divulgar resultados, construir política de estágio, verificar freqüência, selecionar recursos didáticos, examinar monografias, teses e dissertações, demonstrar capacidade de contextualização, elaborar programas e projetos de estágio, montar cronograma, apresentar conteúdos de disciplinas, identificar demandas da sociedade, demonstrar criatividade, supervisionar atividades de campo, captar recursos para pesquisa e extensão, utilizar recursos audiovisuais, demonstrar capacidade de motivação, trabalhar com a comunidade, prestar contas dos recursos financeiros, participar da elaboração de editais para concursos, elaborar projetos de extensão, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, demonstrar capacidade de argumentação, definir ementas e programas, analisar resultados de avaliações, pesquisar bibliografia, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, organizar atividades didáticas, definir objetivos da disciplina, preparar orientando para defesa do trabalho, atualizar dados e informações conjunturais, formular questões.

Cargos e salários CBO 2347-50 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Jornalismo

Professor de Jornalismo: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Jornalismo CBO 2347-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.566 e 17.894 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 12 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-50.