CBO 2347-40 - Professor de geografia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40 Ministra aulas de geografia para o ensino superior, apresentado conteúdos, promovendo debates, indicando bibliografias, entre outras ações Realiza atividades em laboratórios e oficinas.

Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha seu desenvolvimento, selecionando recursos didáticos, novas tecnologias e bibliografia Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando atividades em classe e extraclasse Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia.

Elabora e orienta projetos e trabalhos acadêmicos Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico Supervisiona atividades de estágios e de monitoria.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências humanas do ensino superior.

O que faz um Professor de geografia do ensino superior

O Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40 ministra aulas de geografia, na graduação, pós-graduação e em cursos de atualização para professores da rede pública de ensino, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de geografia urbana, geografia agrária, geotecnologia, geopolítica, entre outros Organiza seminários, promove debates, discute textos, com apoio de recursos audiovisuais e tecnologias digitais.

Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala (trabalho de campo), utilizando novas tecnologias, como sensoriamento remoto, realidade virtual, entre outras.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, visando ao estudo da relação entre as pessoas e o espaço em que elas vivem, das condições climáticas, das características do espaço geográfico, dos conflitos entre territórios e nações, entre outras questões Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.

Seleciona recursos didáticos e bibliografia e monta cronograma Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação.

Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, elaborando instrumento de avaliação, aplicando-o, avaliando-o, analisando e comentando os resultados, verificando frequência e o rendimento do aluno, visando ao aprofundamento dos conhecimentos da ciência geográfica.

Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia, abordando temas como urbanização, sistemas ambientais, geopolítica e outros.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.

Capta recursos para implementação de pesquisas Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico.

Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho, em linhas de pesquisa, como geoprocessamento, geografia urbana, ensino, geomorfologia, entre outras Supervisiona atividades de estágios e de monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando e avaliando monografias, dissertações e teses.

Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições e prestando consultorias Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-40 deve elaborar plano de ensino, exercer atividades acadêmico-administrativas, ministrar aula, avaliar processos de ensino-aprendizagem, prestar assessoria técnico-científica, supervisionar estágios, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, participar de processos de seleção e avaliação, orientar trabalhos acadêmicos, construir projetos político-pedagógicos, demonstrar competências pessoais, preparar aulas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-40

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40

Um Professor de geografia do ensino superior (ou sinônimo) deve organizar seminários, demonstrar capacidade de reflexão, avaliar produção do orientado, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, discutir textos, pesquisar bibliografia, realizar experiências extra-sala, avaliar execução de atividades de extensão, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, verificar freqüência, elaborar material didático, emitir laudos e pareceres técnicos, avaliar ementas e programas, executar pesquisas, organizar publicações, responder perguntas, participar de eventos técnico-científicos, selecionar recursos humanos, participar de órgãos colegiados, supervisionar atividades de campo, identificar campos de estágio, elaborar projetos de pesquisa, manter-se atualizado, definir perfil profissional, demonstrar capacidade de contextualização, realizar reuniões de orientação, coordenar projetos de pesquisa, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, provocar reflexões, avaliar iniciação ao exercício profissional, examinar monografias, teses e dissertações, integrar comissões, rever bibliografia, coordenar cursos, definir política de capacitação docente, montar cronograma, orientar formulação do projeto, selecionar bibliografia, avaliar participação em classe e extraclasse, elaborar textos, readequar processo de ensino-aprendizagem, definir metodologia, identificar demandas da sociedade, elaborar projetos de extensão, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, trabalhar com a comunidade, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, utilizar recursos audiovisuais, propor a realização de convênios e parcerias, demonstrar capacidade de problematizar, prestar consultoria, prestar contas dos recursos financeiros, elaborar trabalhos científicos, acompanhar execução do projeto, demonstrar capacidade de redação, avaliar trabalhos acadêmicos programados, definir objetivos da disciplina, demonstrar capacidade de mobilização, promover debates, sugerir bibliografia, avaliar provas, preparar orientando para defesa do trabalho, prever formas de avaliação, assessorar projetos de instituições, prestar serviços a comunidade, apresentar conteúdos de disciplinas, elaborar plano de aula, preparar orientando para exame de qualificação, indicar bibliografia, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, elaborar programas e projetos de estágio, propor minutas de editais, portarias e resoluções, formular questões, demonstrar capacidade de observação, definir perfil dos alunos, definir perfil dos docentes, chefiar departamentos acadêmicos, realizar leituras, selecionar candidatos em concursos, elaborar instrumentos de avaliação, rever prática docente, examinar relatórios de campo, orientar construção de objeto de pesquisa, construir currículo do curso, argüir candidatos a titulação, aplicar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade de argumentação, participar da elaboração de editais para concursos, julgar trabalhos acadêmicos, identificar perfil dos docentes, orientar pesquisadores, definir diretrizes de avaliação do curso, dar entrevistas, definir linhas de pesquisa e extensão, coordenar projetos de extensão, realizar atividades em laboratórios e oficinas, orientar formação de acervos, gerenciar recursos financeiros e materiais, comentar resultados de avaliações, demonstrar capacidade de síntese, divulgar resultados, demonstrar capacidade de polemização, avaliar execução de pesquisa, avaliar currículos e memoriais, captar recursos para pesquisa e extensão, definir atividades extra-sala, demonstrar criatividade, coordenar programas de estágio, acompanhar atividades de estágio, selecionar recursos didáticos, organizar atividades didáticas, organizar eventos acadêmicos, definir critérios de avaliação, controlar freqüência, construir política de estágio, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, examinar produto final, exercer papéis de cidadania, atualizar dados e informações conjunturais, orientar iniciação ao exercício profissional, analisar resultados de avaliações, demonstrar capacidade de motivação, elaborar relatórios, definir ementas e programas.

Cargos e salários CBO 2347-40 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Geografia do Ensino Superior

Professor de Geografia do Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Superior CBO 2347-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.851 e 8.559 para uma jornada de trabalho média de 18h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-40.