CBO 2347-40 - Professor de geografia do ensino superior
Entenda o que fazem os professores de ciências humanas do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de geografia do ensino superior e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de geografia do ensino superior
O Professor de Geografia do Ensino Superior planeja e executa processo de ensino de geografia em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre a história do pensamento geográfico. Promove atividades de ensino sobre geomorfologia, ciência de estudo do solo, climatologia e cartografia. Orienta a análise crítica das relações entre geografia e demais ciências sociais. Promove o estudo de geografia política. Apresenta processo de regionalização do espaço mundial e da formação socioterritorial do Brasil. Supervisiona alunos na realização de trabalho de campo. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2347-40
Ministra aulas sobre a história do pensamento geográfico, destacando geógrafos – como Alexander von Humboldt, Carl Ritter e Friedrich Ratzel - e os estudos por eles realizados. Apresenta diferentes métodos e conceitos desenvolvidos ao longo da história.
Promove atividades de ensino sobre geografia física. Trata da geomorfologia, apresentando os diferentes tipos de relevo. Orienta estudo do solo, indicando formas de análise e ressaltando a importância de seu uso racional e sua ocupação sustentável. Conduz o estudo da climatologia, apresentando técnicas e métodos para o estudo do clima e estabelecendo a influência dos elementos climáticos nos processos de ocupação do espaço.
Promove estudos sobre cartografia para representar, de forma gráfica, o espaço geográfico. Em cartografia temática, orienta a execução de mapas e a apreensão crítica dos temas geográficos neles representados. Em cartografia sistemática, trata da representação da superfície tridimensional da Terra no plano, usando convenções e escalas específicas.
Destaca o uso de recursos tecnológicos - tais como GIS-Sistema de Informações Geográficas (Geographic Information System) e “softwares” para criação de mapas - nos processos de trabalho.
Orienta a análise crítica das relações entre a geografia e as demais ciências sociais, indicando conceitos básicos e dados socioculturais, políticos e econômicos necessários à compreensão do espaço geográfico. Apresenta técnicas e métodos usados no estudo das realidades urbana e rural.
Promove o estudo de geografia política, introduzindo conceitos – tais como espaço e territorialidade – e analisando temas relacionados, como migração, fronteiras, meio ambiente, entre outros.
Apresenta e discute o processo de regionalização do espaço mundial, decorrente de articulações históricas. Orienta o estudo da formação socioterritorial do Brasil e a organização interna do espaço brasileiro.
Supervisiona a realização, por grupos de alunos, de trabalho de campo sobre diversos temas em geografia. Acompanha e apoia a execução do estudo de cada grupo. Estimula o desenvolvimento de atitude investigativa para resolução de problemas, atitude colaborativa, e conduta ética, durante o trabalho em equipe.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em geografia.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta as estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.
Supervisiona estágios. Pode atuar em programas de cooperação internacional.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos no processo educacional.
Planeja e desenvolve pesquisas em geografia e publica resultados em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) TEORIA, FERRAMENTAS E MÉTODOS EM GEOPROCESSAMENTO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA APLICADA À GEOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA AMBIENTAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) ELEMENTOS DE MINERALOGIA E PETROLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) GEOLOGIA DOS TERRENOS CÁRSTICOS | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) GEOLOGIA E URBANIZAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) GEOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) PRINCÍPIOS DE GEOLOGIA SEDIMENTAR | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | SENSORIAMENTO REMOTO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CLIMATOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA APLICADA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) CLIMATOLOGIA URBANA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) INTRODUÇÃO À MODELAGEM CLIMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E IMPLICAÇÕES ATUAIS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CARTOGRAFIA BÁSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) CARTOGRAFIA AMBIENTAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) CARTOGRAFIA TEMÁTICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOMORFOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PEDOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | HIDROGEOGRAFIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOECOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | FOTOGEOGRAFIA (FÍSICO-ECOLÓGICA) | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOCARTOGRAFIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 3 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA FÍSICA) AEROFOTOGEOGRAFIA | 3 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA FÍSICA) FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA FÍSICA) GEOMORFOLOGIA APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA FÍSICA) TÉCNICAS DE CAMPO E LABORATÓRIO EM GEOGRAFIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | GEOMORFOLOGIA SUBMARINA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | FITOGEOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | FITOGEOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) CONCEITOS DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR APLICADOS À GEOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MINAS | PESQUISA MINERAL | 4 | 4 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MINAS | OUTROS ELEMENTOS (PESQUISA MINERAL) MINERAÇÃO E O MEIO AMBIENTE | 4 | 4 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DO SOLO) FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DO SOLO) SOLOS TROPICAIS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA AGRÁRIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA ECONÔMICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA POLÍTICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA URBANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) BIOGEOGRAFIA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) FUNDAMENTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS DA GEOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) GEOGRAFIA CULTURAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) GEOGRAFIA DA METRÓPOLE | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 3 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS | 3 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 3 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) GEOGRAFIA DO TURISMO | 3 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) GEOGRAFIA DOS RECURSOS NATURAIS | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) GEOGRAFIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) OCUPAÇÃO HUMANA E MUDANÇAS AMBIENTAIS | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA REGIONAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | ANÁLISE REGIONAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA REGIONAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | REGIONALIZAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA REGIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | TEORIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA REGIONAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA REGIONAL) GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA REGIONAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA REGIONAL) GEOGRAFIA REGIONAL MUNDIAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA REGIONAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA REGIONAL) REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA REGIONAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA REGIONAL) REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE GEOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) FORMAÇÃO SOCIOTERRITORIAL DO BRASIL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE GEOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA BASEADA EM PROBLEMAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO BÁSICO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE GEOGRAFIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ENSINO HÍBRIDO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM GEOGRAFIA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA | 3 | 3 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA EM GEOGRAFIA | 4 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
| SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 5 |
Condições de Trabalho
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Supervisionar estágios;
- Orientar trabalhos acadêmicos;
- Exercer atividades acadêmico-administrativas;
- Construir projetos político-pedagógicos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Preparar aulas;
- Elaborar plano de ensino;
- Participar de processos de seleção e avaliação;
- Prestar assessoria técnico-científica;
- Ministrar aula;
- Avaliar processos de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
- Definir perfil dos alunos;
- Participar de órgãos colegiados;
- Avaliar produção do orientado;
- Atualizar dados e informações conjunturais;
- Participar da elaboração de editais para concursos;
- Fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
- Identificar demandas da sociedade;
- Demonstrar capacidade de mobilização;
- Organizar eventos acadêmicos;
- Montar cronograma;
- Organizar atividades didáticas;
- Definir perfil profissional;
- Avaliar trabalhos acadêmicos programados;
- Selecionar recursos humanos;
- Avaliar ementas e programas;
- Demonstrar capacidade de problematizar;
- Demonstrar capacidade de expressão oral;
- Examinar monografias, teses e dissertações;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Examinar produto final;
- Supervisionar atividades de campo;
- Exercer papéis de cidadania;
- Elaborar relatórios;
- Rever prática docente;
- Utilizar recursos audiovisuais;
- Avaliar execução de pesquisa;
- Construir política de estágio;
- Manter-se atualizado;
- Preparar orientando para exame de qualificação;
- Responder perguntas;
- Definir perfil dos docentes;
- Controlar freqüência;
- Gerenciar recursos financeiros e materiais;
- Demonstrar capacidade de reflexão;
- Elaborar material didático;
- Elaborar programas e projetos de estágio;
- Elaborar plano de aula;
- Demonstrar capacidade de contextualização;
- Selecionar candidatos em concursos;
- Selecionar bibliografia;
- Provocar reflexões;
- Realizar experiências extra-sala;
- Realizar reuniões de orientação;
- Emitir laudos e pareceres técnicos;
- Captar recursos para pesquisa e extensão;
- Acompanhar execução do projeto;
- Coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
- Definir metodologia;
- Promover debates;
- Selecionar recursos didáticos;
- Prever formas de avaliação;
- Identificar campos de estágio;
- Coordenar cursos;
- Elaborar projetos de pesquisa;
- Examinar relatórios de campo;
- Trabalhar com a comunidade;
- Realizar atividades em laboratórios e oficinas;
- Orientar formação de acervos;
- Coordenar programas de estágio;
- Verificar freqüência;
- Aplicar instrumentos de avaliação;
- Selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
- Readequar processo de ensino-aprendizagem;
- Apresentar conteúdos de disciplinas;
- Pesquisar bibliografia;
- Argüir candidatos a titulação;
- Demonstrar capacidade de redação;
- Acompanhar atividades de estágio;
- Elaborar instrumentos de avaliação;
- Avaliar execução de atividades de extensão;
- Formular questões;
- Avaliar provas;
- Elaborar textos;
- Identificar perfil dos docentes;
- Demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
- Preparar orientando para defesa do trabalho;
- Avaliar participação em classe e extraclasse;
- Dar entrevistas;
- Demonstrar capacidade de argumentação;
- Definir objetivos da disciplina;
- Definir atividades extra-sala;
- Elaborar projetos de extensão;
- Realizar leituras;
- Participar de eventos técnico-científicos;
- Discutir textos;
- Elaborar trabalhos científicos;
- Demonstrar capacidade de motivação;
- Orientar construção de objeto de pesquisa;
- Acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
- Definir ementas e programas;
- Definir critérios de avaliação;
- Demonstrar capacidade de polemização;
- Construir currículo do curso;
- Demonstrar capacidade de síntese;
- Propor a realização de convênios e parcerias;
- Propor minutas de editais, portarias e resoluções;
- Prestar contas dos recursos financeiros;
- Comentar resultados de avaliações;
- Definir política de capacitação docente;
- Orientar iniciação ao exercício profissional;
- Avaliar iniciação ao exercício profissional;
- Organizar publicações;
- Emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
- Orientar pesquisadores;
- Prestar serviços a comunidade;
- Executar pesquisas;
- Organizar seminários;
- Demonstrar criatividade;
- Sugerir bibliografia;
- Julgar trabalhos acadêmicos;
- Chefiar departamentos acadêmicos;
- Demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
- Assessorar projetos de instituições;
- Indicar bibliografia;
- Divulgar resultados;
- Definir diretrizes de avaliação do curso;
- Analisar resultados de avaliações;
- Orientar formulação do projeto;
- Avaliar currículos e memoriais;
- Definir linhas de pesquisa e extensão;
- Rever bibliografia;
- Integrar comissões;
- Coordenar projetos de pesquisa;
- Prestar consultoria;
- Coordenar projetos de extensão;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Psicologia do Ensino Superior
- Professor de Historia do Ensino Superior
- Professor de Jornalismo
- Professor de Museologia do Ensino Superior
- Professor de Serviço Social do Ensino Superior
- Professor de Sociologia do Ensino Superior
- Professor de Antropologia do Ensino Superior
- Professor de Arquivologia do Ensino Superior
- Professor de Biblioteconomia do Ensino Superior
- Professor de Ciência Politica do Ensino Superior
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-40
CBO 2347-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de geografia do ensino superior que pertence ao grupo dos professores de ciências humanas do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de ciências humanas do ensino superior
-
-
