CBO 2347-35 - Professor de filosofia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de filosofia do ensino superior CBO 2347-35 Ministra aulas de filosofia para alunos do ensino superior, apresentando questões gerais e fundamentais relacionadas a temas filosóficos, provocando reflexões, promovendo debates e discutindo textos, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino, seleciona recursos didáticos e bibliografia.
Avalia processos de ensino e aprendizagem Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em filosofia Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, acompanha e avalia a execução da pesquisa nos diferentes núcleos temáticos da filosofia.
Presta assessoria exerce atividades acadêmicas e administrativas, gerencia recursos financeiros e materiais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2347-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de filosofia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de filosofia do ensino superior
O Professor de filosofia do ensino superior CBO 2347-35 ministra aulas de filosofia para alunos de graduação e pós-graduação, presencialmente ou “online”, apresentando questões gerais e fundamentais relacionadas à existência, conhecimento, ética, linguagem, entre outras, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, formulando questões, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias de informação e comunicação Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, para abordar temas específicos dos conteúdos das áreas da filosofia.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios de avaliação, visando ao estudo de questões sobre existência, conhecimento, valores morais e outras, permitindo a reflexão, a análise crítica, a formulação e a sugestão de soluções para essas questões.
Seleciona recursos didáticos e bibliografia e monta cronograma Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando os resultados, readequando o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente, verificando a frequência e o rendimento dos alunos Avalia participação em classe e extraclasse, trabalhos acadêmicos e relatórios, a fim de verificar o desenvolvimento, nos alunos, de pensamento crítico sobre questões fundamentais da existência humana Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em filosofia, em linhas de pesquisa como ética, lógica, epistemologia, filosofia das ciências, entre outras.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, capta recursos e avalia a execução da pesquisa.
Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto nos diferentes núcleos temáticos da filosofia, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho.
Supervisiona atividades de estágios e monitoria de alunos, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área do ensino, pesquisa, comunicação, entre outras.
Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses da área de filosofia Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias em áreas como educação, recursos humanos, organizações não governamentais, entre outras.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos na área de filosofia Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos.
Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-35 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-35
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de filosofia do ensino superior CBO 2347-35
Um Professor de filosofia do ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar capacidade de argumentação, demonstrar capacidade de polemização, demonstrar capacidade de problematizar, demonstrar capacidade de mobilização, exercer papéis de cidadania, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de redação, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade de síntese, manter-se atualizado, demonstrar capacidade de observação.