CBO 2347-60 - Professores de ciências humanas do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2347-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-60

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências humanas do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de ciências humanas do ensino superior

Os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60 preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Condições de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Funções dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • supervisionar estágios;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • ministrar aula;
  • preparar aulas;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • Atividades dos cargos CBO 2347-60

    Entre as principais atribuições dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60 estão as de:

    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • realizar leituras;
    • orientar formulação do projeto;
    • elaborar textos;
    • definir perfil dos alunos;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • definir perfil dos docentes;
    • avaliar ementas e programas;
    • examinar produto final;
    • definir critérios de avaliação;
    • executar pesquisas;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • examinar relatórios de campo;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • organizar publicações;
    • elaborar projetos de extensão;
    • construir currículo do curso;
    • definir perfil profissional;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • selecionar bibliografia;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • pesquisar bibliografia;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • discutir textos;
    • rever prática docente;
    • orientar formação de acervos;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • identificar campos de estágio;
    • avaliar provas;
    • integrar comissões;
    • trabalhar com a comunidade;
    • realizar experiências extra-sala;
    • acompanhar execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • identificar demandas da sociedade;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • promover debates;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • construir política de estágio;
    • definir ementas e programas;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • definir política de capacitação docente;
    • prestar serviços à comunidade;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • demonstrar criatividade;
    • formular questões;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • analisar resultados de avaliações;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • indicar bibliografia;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • divulgar resultados;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • identificar perfil dos docentes;
    • realizar reuniões de orientação;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • definir objetivos da disciplina;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • definir metodologia;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • comentar resultados de avaliações;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • selecionar recursos humanos;
    • responder perguntas;
    • rever bibliografia;
    • prestar consultoria;
    • sugerir bibliografia;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • definir atividades extra-sala;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • provocar reflexões;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • arguir candidatos à titulação;
    • orientar pesquisadores;
    • coordenar programas de estágio;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • verificar frequência;
    • avaliar produção do orientado;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • participar de órgãos colegiados;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • elaborar plano de aula;
    • manter-se atualizado;
    • exercer papéis de cidadania;
    • controlar frequência;
    • supervisionar atividades de campo;
    • organizar atividades didáticas;
    • coordenar cursos;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • dar entrevistas;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • organizar seminários;
    • selecionar recursos didáticos;
    • prever formas de avaliação;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • montar cronograma;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • elaborar material didático;
    • assessorar projetos de instituições;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • coordenar projetos de extensão;

    Cargos e salários CBO 2347-60 - Professores de ciências humanas do ensino superior

    Salário Professor de Psicologia do Ensino Superior

    Professor de Psicologia do Ensino Superior: Brasil

    • 689
    • Brasil
    • 4.335 - 10.942
    • 23h
    O profissional no cargo de Professor de Psicologia do Ensino Superior CBO 2347-60 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.335 e 10.942 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 689 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-60.