CBO 2347-60 - Professor de psicologia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de psicologia do ensino superior CBO 2347-60 Ministra aulas no ensino superior, apresentando conteúdos sobre teorias e práticas das diferentes áreas de atuação da psicologia, promovendo debates, entre outras atividades Prepara aulas, elabora o plano de ensino, seleciona recursos didáticos, tecnológicos e bibliografia.

Avalia a participação em classe e extraclasse, os trabalhos acadêmicos programados e examina os relatórios de campo, analisando os resultados das atividades e das avaliações Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em psicologia Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores e avalia a execução de pesquisas sobre diferentes temas como a análise do comportamento humano, a saúde mental, entre outros.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de psicologia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-60

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de psicologia do ensino superior

O Professor de psicologia do ensino superior CBO 2347-60 ministra aulas de disciplinas de psicologia de graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos teóricos e práticos de psicologia infantil, clínica, do desenvolvimento e aconselhamento, dentre outras áreas Promove debates, provocando reflexões, organizando seminários, formulando questões, indicando bibliografias.

Realiza atividades em sala de aula, laboratórios e oficinas e experiências extrassala.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, selecionando tecnologias digitais, revendo bibliografia, elaborando material didático e atividades teóricas e práticas que permitam abordar as diferentes linhas teóricas da psicologia Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.

Seleciona recursos didáticos, bibliografia e recursos tecnológicos Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, verificando a frequência e o rendimento de alunos.

Avalia a participação em classe e extraclasse, os trabalhos acadêmicos programados e examina os relatórios de campo, analisando os resultados das atividades e das avaliações Revê a prática docente e adequa o processo de ensino e aprendizagem a fim de auxiliar o aluno no entendimento e na análise de fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano.

Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em psicologia.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução de pesquisas sobre diferentes temas como, por exemplo, a análise do comportamento humano, os novos modelos de atendimento em psicologia clínica, a saúde mental, entre outros Capta recursos para execução de pesquisas Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade.

Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como psicologia organizacional, psicologia clínica, neurociências, neuropsicologia, psicologia escolar, entre outras Supervisiona atividades de estágios e monitoria de alunos, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional em escolas, hospitais, empresas, clínicas e outros locais Propõe a realização de convênios e parcerias.

Participa de processos de seleção e avaliação, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias relacionadas aos campos da psicologia, como psicologia social, do trânsito, esportiva, entre outras.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos.

Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação do curso e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-60 deve orientar trabalhos acadêmicos, prestar assessoria técnico-científica, participar de processos de seleção e avaliação, ministrar aula, elaborar plano de ensino, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, construir projetos político-pedagógicos, demonstrar competências pessoais, exercer atividades acadêmico-administrativas, avaliar processos de ensino-aprendizagem, preparar aulas, supervisionar estágios.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-60

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de psicologia do ensino superior CBO 2347-60

Um Professor de psicologia do ensino superior (ou sinônimo) deve construir política de estágio, readequar processo de ensino-aprendizagem, organizar atividades didáticas, prever formas de avaliação, captar recursos para pesquisa e extensão, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, demonstrar capacidade de redação, discutir textos, avaliar trabalhos acadêmicos programados, demonstrar capacidade de mobilização, prestar consultoria, pesquisar bibliografia, coordenar programas de estágio, provocar reflexões, chefiar departamentos acadêmicos, selecionar recursos didáticos, definir objetivos da disciplina, elaborar projetos de extensão, comentar resultados de avaliações, identificar perfil dos docentes, aplicar instrumentos de avaliação, definir linhas de pesquisa e extensão, definir perfil dos alunos, elaborar textos, propor a realização de convênios e parcerias, avaliar participação em classe e extraclasse, construir currículo do curso, demonstrar capacidade de síntese, apresentar conteúdos de disciplinas, dar entrevistas, avaliar currículos e memoriais, julgar trabalhos acadêmicos, demonstrar capacidade de motivação, examinar monografias, teses e dissertações, coordenar projetos de pesquisa, definir perfil dos docentes, executar pesquisas, realizar reuniões de orientação, demonstrar criatividade, rever bibliografia, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, verificar freqüência, avaliar produção do orientado, orientar formulação do projeto, demonstrar capacidade de expressão oral, prestar serviços a comunidade, prestar contas dos recursos financeiros, formular questões, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, sugerir bibliografia, definir critérios de avaliação, identificar campos de estágio, exercer papéis de cidadania, demonstrar capacidade de problematizar, assessorar projetos de instituições, participar da elaboração de editais para concursos, identificar demandas da sociedade, participar de eventos técnico-científicos, elaborar plano de aula, examinar produto final, atualizar dados e informações conjunturais, definir ementas e programas, argüir candidatos a titulação, utilizar recursos audiovisuais, divulgar resultados, demonstrar capacidade de polemização, definir atividades extra-sala, controlar freqüência, trabalhar com a comunidade, definir política de capacitação docente, integrar comissões, elaborar relatórios, gerenciar recursos financeiros e materiais, organizar publicações, elaborar programas e projetos de estágio, demonstrar capacidade de reflexão, organizar eventos acadêmicos, realizar experiências extra-sala, orientar construção de objeto de pesquisa, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, orientar pesquisadores, montar cronograma, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, emitir laudos e pareceres técnicos, selecionar candidatos em concursos, manter-se atualizado, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, analisar resultados de avaliações, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de observação, orientar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de contextualização, elaborar trabalhos científicos, coordenar cursos, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, preparar orientando para exame de qualificação, avaliar iniciação ao exercício profissional, acompanhar atividades de estágio, avaliar provas, realizar atividades em laboratórios e oficinas, definir diretrizes de avaliação do curso, definir metodologia, responder perguntas, definir perfil profissional, orientar formação de acervos, participar de órgãos colegiados, examinar relatórios de campo, realizar leituras, acompanhar execução do projeto, promover debates, selecionar bibliografia, avaliar execução de atividades de extensão, coordenar projetos de extensão, elaborar material didático, indicar bibliografia, demonstrar capacidade de argumentação, selecionar recursos humanos, elaborar projetos de pesquisa, supervisionar atividades de campo, avaliar ementas e programas, rever prática docente, preparar orientando para defesa do trabalho, avaliar execução de pesquisa, organizar seminários, propor minutas de editais, portarias e resoluções.

Cargos e salários CBO 2347-60 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Psicologia do Ensino Superior

Professor de Psicologia do Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Psicologia do Ensino Superior CBO 2347-60 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.921 e 11.026 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 694 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-60.