CBO 2347-60 - Professores de ciências humanas do ensino superior - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2347-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-60

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências humanas do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de ciências humanas do ensino superior

Os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60 preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Condições de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Funções dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • preparar aulas;
  • supervisionar estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • ministrar aula;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • Atividades dos cargos CBO 2347-60

    Entre as principais atribuições dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60 estão as de:

    • integrar comissões;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • provocar reflexões;
    • discutir textos;
    • definir perfil profissional;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar projetos de extensão;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • montar cronograma;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • orientar formulação do projeto;
    • prestar serviços à comunidade;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • controlar frequência;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • definir atividades extra-sala;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • orientar formação de acervos;
    • dar entrevistas;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • identificar demandas da sociedade;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • identificar campos de estágio;
    • pesquisar bibliografia;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • divulgar resultados;
    • manter-se atualizado;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • examinar produto final;
    • realizar leituras;
    • avaliar ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • promover debates;
    • construir política de estágio;
    • definir metodologia;
    • elaborar plano de aula;
    • selecionar recursos humanos;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • indicar bibliografia;
    • avaliar produção do orientado;
    • trabalhar com a comunidade;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • rever prática docente;
    • elaborar material didático;
    • construir currículo do curso;
    • definir objetivos da disciplina;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • realizar experiências extra-sala;
    • realizar reuniões de orientação;
    • participar de órgãos colegiados;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • coordenar cursos;
    • supervisionar atividades de campo;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • avaliar provas;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • definir perfil dos docentes;
    • prestar consultoria;
    • examinar relatórios de campo;
    • elaborar textos;
    • organizar atividades didáticas;
    • acompanhar execução do projeto;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • analisar resultados de avaliações;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • assessorar projetos de instituições;
    • organizar publicações;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • orientar pesquisadores;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • formular questões;
    • rever bibliografia;
    • selecionar bibliografia;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • arguir candidatos à titulação;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • definir ementas e programas;
    • executar pesquisas;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • definir política de capacitação docente;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • identificar perfil dos docentes;
    • sugerir bibliografia;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • comentar resultados de avaliações;
    • definir perfil dos alunos;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • definir critérios de avaliação;
    • selecionar recursos didáticos;
    • coordenar programas de estágio;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • prever formas de avaliação;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • exercer papéis de cidadania;
    • organizar seminários;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • elaborar projetos de extensão;
    • verificar frequência;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • elaborar relatórios;
    • responder perguntas;

    Cargos e salários CBO 2347-60 - Professores de ciências humanas do ensino superior

    Salário Professor de Psicologia do Ensino Superior

    Professor de Psicologia do Ensino Superior: Brasil

    • 479
    • Brasil
    • 3.970 - 10.780
    • 22h
    O profissional no cargo de Professor de Psicologia do Ensino Superior CBO 2347-60 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.970 e 10.780 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 479 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-60.