CBO 2347-30 - Professor de direito do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 Ministra aulas na área de direito, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas Prepara aulas, elabora e acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e seleciona recursos didáticos.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, entre outras ações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades e avalia a execução da pesquisa, abordando temas da área jurídica.
Participa de eventos e organiza publicações Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2347-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de direito do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de direito do ensino superior
O Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 ministra aulas na área de direito, em cursos de graduação e pós-graduação, em instituições públicas ou privadas, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas, como direito civil, trabalhista, financeiro e outros, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, organizando seminários, apresentando casos jurídicos aos alunos, para discussão, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, controlando a frequência Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, incorporando tecnologia de informação e comunicação aplicadas ao direito.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.
Seleciona recursos didáticos, pesquisa e bibliografia e monta cronograma Avalia e define ementas e programas.
Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, readequando o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente, verificando frequência e rendimento dos alunos.
Avalia provas e comenta resultados de avaliações.
Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa, abordando temas como democracia, direitos humanos, direito civil, criminologia, entre outros.
Capta recursos para execução de pesquisas.
Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos da área de direito e organiza publicações Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto em linhas de pesquisa da área de direito.
Realiza reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho Supervisiona atividades de estagiários e monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área de direito Propõe a realização de convênios e parcerias.
Participa de processos de seleção e avaliação de alunos e candidatos para atuarem na área de direito, auxiliando na elaboração de editais para concursos públicos e privados, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, buscando assistir legalmente as demandas jurídicas em áreas específicas do direito.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, no campo do direito, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos.
Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e construção do curso na área de direito Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-30 deve ministrar aula, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, construir projetos político-pedagógicos, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria técnico-científica, avaliar processos de ensino-aprendizagem, orientar trabalhos acadêmicos, participar de processos de seleção e avaliação, supervisionar estágios, preparar aulas, elaborar plano de ensino, exercer atividades acadêmico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-30
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30
Um Professor de direito do ensino superior (ou sinônimo) deve argüir candidatos a titulação, acompanhar atividades de estágio, controlar freqüência, participar de órgãos colegiados, coordenar projetos de extensão, divulgar resultados, definir ementas e programas, formular questões, demonstrar capacidade de observação, realizar atividades em laboratórios e oficinas, dar entrevistas, supervisionar atividades de campo, discutir textos, exercer papéis de cidadania, elaborar material didático, preparar orientando para exame de qualificação, prestar consultoria, elaborar programas e projetos de estágio, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, elaborar trabalhos científicos, definir perfil dos alunos, aplicar instrumentos de avaliação, definir critérios de avaliação, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar capacidade de redação, coordenar cursos, avaliar participação em classe e extraclasse, captar recursos para pesquisa e extensão, montar cronograma, realizar experiências extra-sala, participar da elaboração de editais para concursos, julgar trabalhos acadêmicos, examinar monografias, teses e dissertações, construir currículo do curso, integrar comissões, manter-se atualizado, selecionar candidatos em concursos, demonstrar criatividade, elaborar relatórios, orientar iniciação ao exercício profissional, utilizar recursos audiovisuais, organizar atividades didáticas, emitir laudos e pareceres técnicos, coordenar programas de estágio, elaborar projetos de pesquisa, prestar contas dos recursos financeiros, avaliar execução de atividades de extensão, gerenciar recursos financeiros e materiais, demonstrar capacidade de expressão oral, definir política de capacitação docente, verificar freqüência, participar de eventos técnico-científicos, avaliar currículos e memoriais, propor minutas de editais, portarias e resoluções, provocar reflexões, trabalhar com a comunidade, orientar formulação do projeto, examinar produto final, organizar seminários, analisar resultados de avaliações, identificar perfil dos docentes, definir linhas de pesquisa e extensão, avaliar execução de pesquisa, selecionar recursos didáticos, construir política de estágio, definir metodologia, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, sugerir bibliografia, demonstrar capacidade de reflexão, preparar orientando para defesa do trabalho, orientar construção de objeto de pesquisa, rever bibliografia, definir objetivos da disciplina, avaliar iniciação ao exercício profissional, acompanhar execução do projeto, elaborar plano de aula, demonstrar capacidade de mobilização, demonstrar capacidade de síntese, selecionar recursos humanos, realizar leituras, rever prática docente, executar pesquisas, prestar serviços a comunidade, orientar pesquisadores, demonstrar capacidade de argumentação, definir perfil profissional, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, responder perguntas, demonstrar capacidade de contextualização, apresentar conteúdos de disciplinas, demonstrar capacidade de motivação, examinar relatórios de campo, propor a realização de convênios e parcerias, organizar publicações, organizar eventos acadêmicos, elaborar instrumentos de avaliação, avaliar provas, pesquisar bibliografia, readequar processo de ensino-aprendizagem, assessorar projetos de instituições, demonstrar capacidade de problematizar, coordenar projetos de pesquisa, prever formas de avaliação, identificar campos de estágio, elaborar projetos de extensão, promover debates, selecionar bibliografia, demonstrar capacidade de polemização, avaliar ementas e programas, avaliar trabalhos acadêmicos programados, indicar bibliografia, chefiar departamentos acadêmicos, orientar formação de acervos, realizar reuniões de orientação, identificar demandas da sociedade, atualizar dados e informações conjunturais, definir atividades extra-sala, elaborar textos, comentar resultados de avaliações, definir diretrizes de avaliação do curso, avaliar produção do orientado, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, definir perfil dos docentes.