CBO 2347-30 - Professor de direito do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 Ministra aulas na área de direito, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas Prepara aulas, elabora e acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e seleciona recursos didáticos.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, entre outras ações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades e avalia a execução da pesquisa, abordando temas da área jurídica.

Participa de eventos e organiza publicações Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2347-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de direito do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de direito do ensino superior

O Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 ministra aulas na área de direito, em cursos de graduação e pós-graduação, em instituições públicas ou privadas, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas, como direito civil, trabalhista, financeiro e outros, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, organizando seminários, apresentando casos jurídicos aos alunos, para discussão, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, controlando a frequência Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, incorporando tecnologia de informação e comunicação aplicadas ao direito.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.

Seleciona recursos didáticos, pesquisa e bibliografia e monta cronograma Avalia e define ementas e programas.

Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, readequando o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente, verificando frequência e rendimento dos alunos.

Avalia provas e comenta resultados de avaliações.

Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa, abordando temas como democracia, direitos humanos, direito civil, criminologia, entre outros.

Capta recursos para execução de pesquisas.

Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos da área de direito e organiza publicações Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto em linhas de pesquisa da área de direito.

Realiza reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho Supervisiona atividades de estagiários e monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área de direito Propõe a realização de convênios e parcerias.

Participa de processos de seleção e avaliação de alunos e candidatos para atuarem na área de direito, auxiliando na elaboração de editais para concursos públicos e privados, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, buscando assistir legalmente as demandas jurídicas em áreas específicas do direito.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, no campo do direito, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos.

Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e construção do curso na área de direito Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-30 deve orientar trabalhos acadêmicos, supervisionar estágios, avaliar processos de ensino-aprendizagem, prestar assessoria técnico-científica, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, exercer atividades acadêmico-administrativas, elaborar plano de ensino, participar de processos de seleção e avaliação, demonstrar competências pessoais, construir projetos político-pedagógicos, ministrar aula, preparar aulas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-30

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30

Um Professor de direito do ensino superior (ou sinônimo) deve prever formas de avaliação, definir linhas de pesquisa e extensão, julgar trabalhos acadêmicos, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, avaliar produção do orientado, organizar eventos acadêmicos, acompanhar atividades de estágio, avaliar execução de pesquisa, coordenar projetos de extensão, provocar reflexões, avaliar currículos e memoriais, demonstrar capacidade de argumentação, utilizar recursos audiovisuais, prestar contas dos recursos financeiros, definir perfil dos alunos, definir atividades extra-sala, realizar experiências extra-sala, elaborar projetos de pesquisa, elaborar programas e projetos de estágio, responder perguntas, identificar perfil dos docentes, demonstrar capacidade de motivação, participar de órgãos colegiados, selecionar bibliografia, demonstrar capacidade de observação, integrar comissões, prestar consultoria, demonstrar capacidade de mobilização, selecionar recursos didáticos, realizar leituras, preparar orientando para defesa do trabalho, montar cronograma, avaliar iniciação ao exercício profissional, examinar produto final, orientar construção de objeto de pesquisa, apresentar conteúdos de disciplinas, captar recursos para pesquisa e extensão, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, executar pesquisas, discutir textos, coordenar projetos de pesquisa, elaborar trabalhos científicos, orientar pesquisadores, comentar resultados de avaliações, trabalhar com a comunidade, definir perfil dos docentes, identificar demandas da sociedade, verificar freqüência, aplicar instrumentos de avaliação, analisar resultados de avaliações, demonstrar capacidade de redação, demonstrar capacidade de problematizar, atualizar dados e informações conjunturais, construir política de estágio, selecionar recursos humanos, pesquisar bibliografia, organizar atividades didáticas, argüir candidatos a titulação, examinar relatórios de campo, avaliar provas, coordenar programas de estágio, organizar publicações, avaliar execução de atividades de extensão, elaborar relatórios, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, demonstrar capacidade de polemização, promover debates, identificar campos de estágio, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, elaborar textos, coordenar cursos, elaborar plano de aula, demonstrar capacidade de contextualização, organizar seminários, demonstrar capacidade de síntese, definir perfil profissional, supervisionar atividades de campo, preparar orientando para exame de qualificação, prestar serviços a comunidade, participar de eventos técnico-científicos, sugerir bibliografia, assessorar projetos de instituições, elaborar material didático, dar entrevistas, participar da elaboração de editais para concursos, formular questões, chefiar departamentos acadêmicos, avaliar trabalhos acadêmicos programados, avaliar participação em classe e extraclasse, rever bibliografia, emitir laudos e pareceres técnicos, demonstrar capacidade de reflexão, definir diretrizes de avaliação do curso, definir política de capacitação docente, selecionar candidatos em concursos, gerenciar recursos financeiros e materiais, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, definir ementas e programas, definir objetivos da disciplina, definir critérios de avaliação, orientar iniciação ao exercício profissional, realizar reuniões de orientação, readequar processo de ensino-aprendizagem, elaborar instrumentos de avaliação, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, demonstrar capacidade de expressão oral, indicar bibliografia, divulgar resultados, orientar formação de acervos, realizar atividades em laboratórios e oficinas, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, controlar freqüência, manter-se atualizado, exercer papéis de cidadania, propor a realização de convênios e parcerias, examinar monografias, teses e dissertações, acompanhar execução do projeto, definir metodologia, elaborar projetos de extensão, construir currículo do curso, propor minutas de editais, portarias e resoluções, orientar formulação do projeto, avaliar ementas e programas, rever prática docente.

Cargos e salários CBO 2347-30 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Direito do Ensino Superior

Professor de Direito do Ensino Superior: Brasil

  • 1.011
  • Brasil
  • 5.747 - 15.238
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Direito do Ensino Superior CBO 2347-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.747 e 15.238 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.011 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-30.