CBO 2347-30 - Professor de direito do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 Ministra aulas na área de direito, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas Prepara aulas, elabora e acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e seleciona recursos didáticos.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, entre outras ações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades e avalia a execução da pesquisa, abordando temas da área jurídica.

Participa de eventos e organiza publicações Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2347-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de direito do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de direito do ensino superior

O Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 ministra aulas na área de direito, em cursos de graduação e pós-graduação, em instituições públicas ou privadas, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas, como direito civil, trabalhista, financeiro e outros, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, organizando seminários, apresentando casos jurídicos aos alunos, para discussão, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, controlando a frequência Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, incorporando tecnologia de informação e comunicação aplicadas ao direito.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.

Seleciona recursos didáticos, pesquisa e bibliografia e monta cronograma Avalia e define ementas e programas.

Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, readequando o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente, verificando frequência e rendimento dos alunos.

Avalia provas e comenta resultados de avaliações.

Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa, abordando temas como democracia, direitos humanos, direito civil, criminologia, entre outros.

Capta recursos para execução de pesquisas.

Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos da área de direito e organiza publicações Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto em linhas de pesquisa da área de direito.

Realiza reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho Supervisiona atividades de estagiários e monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área de direito Propõe a realização de convênios e parcerias.

Participa de processos de seleção e avaliação de alunos e candidatos para atuarem na área de direito, auxiliando na elaboração de editais para concursos públicos e privados, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, buscando assistir legalmente as demandas jurídicas em áreas específicas do direito.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, no campo do direito, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos.

Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e construção do curso na área de direito Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-30 deve prestar assessoria técnico-científica, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, participar de processos de seleção e avaliação, supervisionar estágios, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, ministrar aula, elaborar plano de ensino, orientar trabalhos acadêmicos, avaliar processos de ensino-aprendizagem, construir projetos político-pedagógicos, exercer atividades acadêmico-administrativas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-30

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30

Um Professor de direito do ensino superior (ou sinônimo) deve elaborar projetos de pesquisa, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, avaliar currículos e memoriais, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, rever prática docente, organizar publicações, elaborar relatórios, realizar experiências extra-sala, avaliar execução de pesquisa, organizar eventos acadêmicos, rever bibliografia, elaborar programas e projetos de estágio, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, argüir candidatos a titulação, exercer papéis de cidadania, demonstrar criatividade, definir perfil dos alunos, demonstrar capacidade de problematizar, avaliar execução de atividades de extensão, identificar perfil dos docentes, integrar comissões, demonstrar capacidade de contextualização, definir política de capacitação docente, definir ementas e programas, demonstrar capacidade de redação, atualizar dados e informações conjunturais, selecionar recursos didáticos, sugerir bibliografia, construir currículo do curso, definir diretrizes de avaliação do curso, propor minutas de editais, portarias e resoluções, coordenar programas de estágio, responder perguntas, coordenar projetos de extensão, orientar formulação do projeto, elaborar material didático, construir política de estágio, avaliar participação em classe e extraclasse, provocar reflexões, selecionar bibliografia, emitir laudos e pareceres técnicos, organizar atividades didáticas, discutir textos, prestar serviços a comunidade, trabalhar com a comunidade, definir perfil profissional, julgar trabalhos acadêmicos, definir objetivos da disciplina, definir perfil dos docentes, organizar seminários, prestar consultoria, participar de órgãos colegiados, participar de eventos técnico-científicos, controlar freqüência, definir linhas de pesquisa e extensão, readequar processo de ensino-aprendizagem, participar da elaboração de editais para concursos, promover debates, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, coordenar cursos, preparar orientando para defesa do trabalho, gerenciar recursos financeiros e materiais, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, dar entrevistas, preparar orientando para exame de qualificação, coordenar projetos de pesquisa, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, avaliar trabalhos acadêmicos programados, captar recursos para pesquisa e extensão, acompanhar atividades de estágio, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade de mobilização, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, realizar reuniões de orientação, apresentar conteúdos de disciplinas, elaborar textos, prever formas de avaliação, aplicar instrumentos de avaliação, pesquisar bibliografia, analisar resultados de avaliações, avaliar produção do orientado, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar capacidade de reflexão, indicar bibliografia, identificar demandas da sociedade, orientar iniciação ao exercício profissional, propor a realização de convênios e parcerias, elaborar projetos de extensão, montar cronograma, orientar pesquisadores, avaliar iniciação ao exercício profissional, selecionar candidatos em concursos, avaliar provas, selecionar recursos humanos, realizar leituras, divulgar resultados, demonstrar capacidade de polemização, orientar formação de acervos, assessorar projetos de instituições, prestar contas dos recursos financeiros, acompanhar execução do projeto, elaborar trabalhos científicos, executar pesquisas, utilizar recursos audiovisuais, comentar resultados de avaliações, orientar construção de objeto de pesquisa, examinar relatórios de campo, definir metodologia, examinar produto final, examinar monografias, teses e dissertações, elaborar plano de aula, supervisionar atividades de campo, realizar atividades em laboratórios e oficinas, demonstrar capacidade de argumentação, definir atividades extra-sala, chefiar departamentos acadêmicos, manter-se atualizado, avaliar ementas e programas, identificar campos de estágio, definir critérios de avaliação, formular questões, demonstrar capacidade de síntese, verificar freqüência, demonstrar capacidade de observação.

Cargos e salários CBO 2347-30 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Direito do Ensino Superior

Professor de Direito do Ensino Superior: Brasil

  • 1.015
  • Brasil
  • 5.720 - 15.148
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Direito do Ensino Superior CBO 2347-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.720 e 15.148 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.015 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-30.