CBO 2347-70 - Professor de sociologia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de sociologia do ensino superior CBO 2347-70 Ministra aulas no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas de sociologia, realizando debates e reflexões sobre temas como raça e relações étnicas, relações sociais, entre outros Prepara aulas, elabora plano de ensino, seleciona recursos didáticos e tecnologias da informação e comunicação apropriadas para o estudo de características de grupos sociais, culturais e outros e os processos sociais.

Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão, analisando as relações sociais, o comportamento político, entre outros campos Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo, avalia a execução da pesquisa e prepara o aluno para a defesa do trabalho Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2347-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

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Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-70

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de sociologia do ensino superior

O Professor de sociologia do ensino superior CBO 2347-70 ministra aulas na graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de disciplinas de sociologia, organizando seminários, promovendo debates, discutindo textos, provocando reflexões sobre relações, ações e representações sociais pelas quais as sociedades são constituídas, à luz de teóricos como Marx, Parsons, Durkheim, Weber, Bourdieu, Elias, entre outros Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático abordando assuntos de sociologia urbana, sociologia política, comportamento político, entre outros.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos, bibliografia e tecnologias da informação e comunicação apropriadas para o estudo de características de grupos sociais, políticos, culturais, entre outros e os processos sociais.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, analisando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando os resultados das avaliações, os trabalhos acadêmicos programados e a participação em classe e extraclasse e verificando o rendimento e a frequência dos alunos Adequa o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente.

Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão para desenvolver e testar teorias sobre questões sociais, como crime, relações de grupo, pobreza, entre outras questões.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa Capta recursos para execução de pesquisas.

Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade.

Participa de eventos e organiza publicações Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para o exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como trabalho e sociedade, política, educação, ciência e tecnologia, cultura e sociedade, desigualdades, relações de gênero e de raça, estudos socioambientais Supervisiona atividades de monitoria e estágios dos alunos, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área de sociologia.

Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, arguindo candidatos à titulação, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros.

Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-70 deve supervisionar estágios, orientar trabalhos acadêmicos, prestar assessoria técnico-científica, avaliar processos de ensino-aprendizagem, exercer atividades acadêmico-administrativas, demonstrar competências pessoais, participar de processos de seleção e avaliação, construir projetos político-pedagógicos, ministrar aula, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, elaborar plano de ensino, preparar aulas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-70

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de sociologia do ensino superior CBO 2347-70

Um Professor de sociologia do ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de expressão oral, coordenar cursos, definir critérios de avaliação, coordenar projetos de extensão, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, demonstrar capacidade de motivação, rever prática docente, controlar freqüência, sugerir bibliografia, definir atividades extra-sala, selecionar recursos didáticos, coordenar programas de estágio, promover debates, comentar resultados de avaliações, preparar orientando para exame de qualificação, readequar processo de ensino-aprendizagem, rever bibliografia, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de mobilização, avaliar ementas e programas, demonstrar capacidade de síntese, preparar orientando para defesa do trabalho, avaliar produção do orientado, orientar formação de acervos, manter-se atualizado, selecionar candidatos em concursos, emitir laudos e pareceres técnicos, construir currículo do curso, dar entrevistas, definir ementas e programas, demonstrar capacidade de problematizar, construir política de estágio, realizar reuniões de orientação, identificar demandas da sociedade, demonstrar capacidade de reflexão, executar pesquisas, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, avaliar currículos e memoriais, organizar seminários, prestar serviços a comunidade, indicar bibliografia, utilizar recursos audiovisuais, orientar construção de objeto de pesquisa, selecionar bibliografia, supervisionar atividades de campo, elaborar projetos de extensão, demonstrar capacidade de polemização, organizar publicações, avaliar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de redação, montar cronograma, participar de órgãos colegiados, examinar produto final, prestar contas dos recursos financeiros, identificar perfil dos docentes, definir perfil dos alunos, aplicar instrumentos de avaliação, organizar eventos acadêmicos, formular questões, prever formas de avaliação, definir linhas de pesquisa e extensão, elaborar projetos de pesquisa, exercer papéis de cidadania, definir perfil profissional, apresentar conteúdos de disciplinas, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, pesquisar bibliografia, prestar consultoria, propor minutas de editais, portarias e resoluções, examinar relatórios de campo, realizar leituras, avaliar participação em classe e extraclasse, orientar formulação do projeto, avaliar provas, definir política de capacitação docente, elaborar trabalhos científicos, definir metodologia, atualizar dados e informações conjunturais, elaborar material didático, orientar iniciação ao exercício profissional, chefiar departamentos acadêmicos, avaliar trabalhos acadêmicos programados, organizar atividades didáticas, identificar campos de estágio, definir diretrizes de avaliação do curso, captar recursos para pesquisa e extensão, trabalhar com a comunidade, coordenar projetos de pesquisa, orientar pesquisadores, selecionar recursos humanos, responder perguntas, demonstrar capacidade de argumentação, participar da elaboração de editais para concursos, demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar criatividade, integrar comissões, avaliar execução de pesquisa, elaborar programas e projetos de estágio, elaborar plano de aula, realizar atividades em laboratórios e oficinas, verificar freqüência, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, elaborar textos, discutir textos, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, argüir candidatos a titulação, avaliar execução de atividades de extensão, acompanhar atividades de estágio, realizar experiências extra-sala, assessorar projetos de instituições, analisar resultados de avaliações, definir perfil dos docentes, participar de eventos técnico-científicos, definir objetivos da disciplina, divulgar resultados, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, provocar reflexões, gerenciar recursos financeiros e materiais, julgar trabalhos acadêmicos, demonstrar capacidade de observação, acompanhar execução do projeto, examinar monografias, teses e dissertações, propor a realização de convênios e parcerias.

Cargos e salários CBO 2347-70 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Sociologia do Ensino Superior

Professor de Sociologia do Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Sociologia do Ensino Superior CBO 2347-70 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.997 e 9.968 para uma jornada de trabalho média de 15h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-70.