CBO 2347-70 - Professores de ciências humanas do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2347-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-70 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-70

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências humanas do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de ciências humanas do ensino superior

Os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-70 preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Condições de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Funções dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-70

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • ministrar aula;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • elaborar plano de ensino;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar estágios;
  • preparar aulas;
  • Atividades dos cargos CBO 2347-70

    Entre as principais atribuições dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-70 estão as de:

    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • identificar perfil dos docentes;
    • definir perfil dos docentes;
    • realizar leituras;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • executar pesquisas;
    • assessorar projetos de instituições;
    • divulgar resultados;
    • controlar frequência;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • responder perguntas;
    • verificar frequência;
    • formular questões;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • manter-se atualizado;
    • prestar serviços à comunidade;
    • prestar consultoria;
    • definir objetivos da disciplina;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • examinar produto final;
    • selecionar bibliografia;
    • orientar formação de acervos;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • prever formas de avaliação;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • participar de órgãos colegiados;
    • organizar atividades didáticas;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • elaborar material didático;
    • discutir textos;
    • selecionar recursos didáticos;
    • avaliar provas;
    • definir critérios de avaliação;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • analisar resultados de avaliações;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • elaborar textos;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • rever prática docente;
    • arguir candidatos à titulação;
    • organizar seminários;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • dar entrevistas;
    • identificar demandas da sociedade;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • realizar experiências extra-sala;
    • sugerir bibliografia;
    • integrar comissões;
    • identificar campos de estágio;
    • orientar formulação do projeto;
    • construir currículo do curso;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • coordenar cursos;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • supervisionar atividades de campo;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • montar cronograma;
    • elaborar relatórios;
    • provocar reflexões;
    • promover debates;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • definir ementas e programas;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • trabalhar com a comunidade;
    • selecionar recursos humanos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • avaliar ementas e programas;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • avaliar produção do orientado;
    • definir atividades extra-sala;
    • definir perfil profissional;
    • acompanhar execução do projeto;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • rever bibliografia;
    • orientar pesquisadores;
    • exercer papéis de cidadania;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • indicar bibliografia;
    • definir metodologia;
    • examinar relatórios de campo;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • organizar publicações;
    • elaborar plano de aula;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • coordenar projetos de extensão;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • coordenar programas de estágio;
    • definir perfil dos alunos;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • realizar reuniões de orientação;
    • pesquisar bibliografia;
    • construir política de estágio;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • comentar resultados de avaliações;
    • elaborar projetos de extensão;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • definir política de capacitação docente;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;

    Cargos e salários CBO 2347-70 - Professores de ciências humanas do ensino superior

    Salário Professor de Sociologia do Ensino Superior

    Professor de Sociologia do Ensino Superior: Brasil

    • 65
    • Brasil
    • 3.882 - 10.695
    • 19h
    O profissional no cargo de Professor de Sociologia do Ensino Superior CBO 2347-70 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.882 e 10.695 para uma jornada de trabalho média de 19h semanais de acordo com dados salariais de 65 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-70.