CBO 2347-45 - Professor de história do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de história do ensino superior CBO 2347-45 Ministra aulas de história para alunos do ensino superior, apresentando conteúdos, provocando reflexões, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha o seu desenvolvimento.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, aplicando e avaliando instrumentos de avaliação, entre outras atividades Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, sociedade, entre outros Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores e avalia a execução da pesquisa.

Participa de eventos e organiza publicações, presta assessoria e exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de história do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de história do ensino superior

O Professor de história do ensino superior CBO 2347-45 ministra aulas de história para alunos da graduação e pós-graduação, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, selecionando tecnologias de informação e comunicação que auxiliem no ensino de conteúdos, visando ao ensino responsável de história.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos e bibliografia, pesquisa e monta cronograma.

Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando e comentando os resultados, verificando rendimento e frequência dos alunos.

Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo.

Adequa o processo de ensino e aprendizagem, revendo planos de ensino e a prática docente Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, historiografia e documentação, história da cultura, história das ciências, agricultura, mercados, patrimônio, tecnologias e sociedade, entre outros.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.

Capta recursos para execução de pesquisas Participa de eventos e organiza publicações, visando ampliar a divulgação e promover a interação de Grupos de Pesquisa de História do ensino superior Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como história econômica, história das ciências, história das artes, entre outras.

Supervisiona atividades de estágios dos alunos e de monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses.

Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições públicas e privadas, produções cinematográficas e teatro, organizando, avaliando e selecionando documentos históricos, prestando consultorias sobre temas históricos Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos e recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-45 deve avaliar processos de ensino-aprendizagem, orientar trabalhos acadêmicos, ministrar aula, prestar assessoria técnico-científica, participar de processos de seleção e avaliação, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, exercer atividades acadêmico-administrativas, elaborar plano de ensino, supervisionar estágios, construir projetos político-pedagógicos, desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-45

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino superior CBO 2347-45

Um Professor de história do ensino superior (ou sinônimo) deve definir perfil dos alunos, assessorar projetos de instituições, avaliar execução de atividades de extensão, definir ementas e programas, pesquisar bibliografia, realizar leituras, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de síntese, definir atividades extra-sala, avaliar participação em classe e extraclasse, avaliar trabalhos acadêmicos programados, verificar freqüência, readequar processo de ensino-aprendizagem, aplicar instrumentos de avaliação, examinar relatórios de campo, divulgar resultados, preparar orientando para defesa do trabalho, orientar formulação do projeto, discutir textos, identificar demandas da sociedade, demonstrar capacidade de redação, propor a realização de convênios e parcerias, formular questões, supervisionar atividades de campo, acompanhar atividades de estágio, demonstrar capacidade de reflexão, participar da elaboração de editais para concursos, construir currículo do curso, realizar reuniões de orientação, utilizar recursos audiovisuais, elaborar projetos de pesquisa, julgar trabalhos acadêmicos, orientar formação de acervos, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, controlar freqüência, coordenar projetos de extensão, elaborar trabalhos científicos, organizar publicações, propor minutas de editais, portarias e resoluções, provocar reflexões, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, definir metodologia, participar de eventos técnico-científicos, realizar experiências extra-sala, elaborar instrumentos de avaliação, elaborar relatórios, construir política de estágio, organizar seminários, sugerir bibliografia, elaborar projetos de extensão, orientar construção de objeto de pesquisa, dar entrevistas, promover debates, executar pesquisas, definir perfil dos docentes, rever prática docente, orientar pesquisadores, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, emitir laudos e pareceres técnicos, definir perfil profissional, captar recursos para pesquisa e extensão, selecionar recursos humanos, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, comentar resultados de avaliações, examinar produto final, atualizar dados e informações conjunturais, avaliar currículos e memoriais, definir diretrizes de avaliação do curso, demonstrar capacidade de contextualização, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, definir linhas de pesquisa e extensão, organizar atividades didáticas, organizar eventos acadêmicos, selecionar bibliografia, demonstrar capacidade de mobilização, elaborar material didático, argüir candidatos a titulação, responder perguntas, acompanhar execução do projeto, elaborar textos, avaliar execução de pesquisa, coordenar programas de estágio, prestar serviços a comunidade, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, prestar contas dos recursos financeiros, demonstrar capacidade de expressão oral, prestar consultoria, exercer papéis de cidadania, analisar resultados de avaliações, gerenciar recursos financeiros e materiais, examinar monografias, teses e dissertações, avaliar ementas e programas, definir política de capacitação docente, definir critérios de avaliação, demonstrar capacidade de observação, avaliar provas, indicar bibliografia, demonstrar capacidade de motivação, preparar orientando para exame de qualificação, prever formas de avaliação, trabalhar com a comunidade, demonstrar capacidade de polemização, realizar atividades em laboratórios e oficinas, demonstrar criatividade, identificar campos de estágio, rever bibliografia, demonstrar capacidade de problematizar, avaliar iniciação ao exercício profissional, selecionar recursos didáticos, avaliar produção do orientado, coordenar cursos, participar de órgãos colegiados, manter-se atualizado, chefiar departamentos acadêmicos, elaborar plano de aula, identificar perfil dos docentes, elaborar programas e projetos de estágio, coordenar projetos de pesquisa, orientar iniciação ao exercício profissional, integrar comissões, demonstrar capacidade de argumentação, montar cronograma, apresentar conteúdos de disciplinas, definir objetivos da disciplina.

Cargos e salários CBO 2347-45 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Historia do Ensino Superior

Professor de Historia do Ensino Superior: Brasil

  • 77
  • Brasil
  • 4.233 - 10.962
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Superior CBO 2347-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.233 e 10.962 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 77 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-45.