CBO 2347-45 - Professores de ciências humanas do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2347-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor de história do ensino superior Ministra aulas de história para alunos do ensino superior, apresentando conteúdos, provocando reflexões, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha o seu desenvolvimento.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, aplicando e avaliando instrumentos de avaliação, entre outras atividades Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, sociedade, entre outros Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores e avalia a execução da pesquisa.

Participa de eventos e organiza publicações, presta assessoria e exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-45 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de história do ensino superior

O Professor de história do ensino superior (ou similar) ministra aulas de história para alunos da graduação e pós-graduação, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, selecionando tecnologias de informação e comunicação que auxiliem no ensino de conteúdos, visando ao ensino responsável de história.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos e bibliografia, pesquisa e monta cronograma.

Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando e comentando os resultados, verificando rendimento e frequência dos alunos.

Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo.

Adequa o processo de ensino e aprendizagem, revendo planos de ensino e a prática docente Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, historiografia e documentação, história da cultura, história das ciências, agricultura, mercados, patrimônio, tecnologias e sociedade, entre outros.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.

Capta recursos para execução de pesquisas Participa de eventos e organiza publicações, visando ampliar a divulgação e promover a interação de Grupos de Pesquisa de História do ensino superior Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como história econômica, história das ciências, história das artes, entre outras.

Supervisiona atividades de estágios dos alunos e de monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses.

Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições públicas e privadas, produções cinematográficas e teatro, organizando, avaliando e selecionando documentos históricos, prestando consultorias sobre temas históricos Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos e recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções

O funcionário CBO 2347-45 deve construir projetos político-pedagógicos, elaborar plano de ensino, avaliar processos de ensino-aprendizagem, exercer atividades acadêmico-administrativas, ministrar aula, preparar aulas, prestar assessoria técnico-científica, demonstrar competências pessoais, orientar trabalhos acadêmicos, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, supervisionar estágios, participar de processos de seleção e avaliação.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino superior CBO 2347-45

Um Professor de história do ensino superior (ou sinônimo) deve realizar experiências extra-sala, pesquisar bibliografia, propor minutas de editais, portarias e resoluções, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, selecionar recursos humanos, construir currículo do curso, analisar resultados de avaliações, avaliar produção do orientado, demonstrar criatividade, emitir laudos e pareceres técnicos, verificar freqüência, identificar campos de estágio, avaliar currículos e memoriais, coordenar programas de estágio, orientar formulação do projeto, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, propor a realização de convênios e parcerias, dar entrevistas, orientar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de expressão oral, examinar relatórios de campo, demonstrar capacidade de contextualização, preparar orientando para exame de qualificação, sugerir bibliografia, construir política de estágio, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, orientar pesquisadores, definir metodologia, discutir textos, examinar monografias, teses e dissertações, definir objetivos da disciplina, avaliar ementas e programas, elaborar projetos de pesquisa, identificar demandas da sociedade, demonstrar capacidade de redação, controlar freqüência, responder perguntas, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, chefiar departamentos acadêmicos, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar recursos didáticos, definir perfil profissional, elaborar plano de aula, trabalhar com a comunidade, divulgar resultados, participar de órgãos colegiados, definir política de capacitação docente, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de mobilização, apresentar conteúdos de disciplinas, assessorar projetos de instituições, selecionar bibliografia, definir diretrizes de avaliação do curso, readequar processo de ensino-aprendizagem, montar cronograma, julgar trabalhos acadêmicos, identificar perfil dos docentes, elaborar instrumentos de avaliação, prestar consultoria, gerenciar recursos financeiros e materiais, coordenar cursos, elaborar projetos de extensão, prestar contas dos recursos financeiros, definir perfil dos alunos, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, elaborar relatórios, elaborar trabalhos científicos, manter-se atualizado, realizar leituras, avaliar participação em classe e extraclasse, avaliar trabalhos acadêmicos programados, acompanhar atividades de estágio, elaborar programas e projetos de estágio, formular questões, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, realizar atividades em laboratórios e oficinas, demonstrar capacidade de argumentação, supervisionar atividades de campo, orientar construção de objeto de pesquisa, preparar orientando para defesa do trabalho, examinar produto final, avaliar execução de atividades de extensão, utilizar recursos audiovisuais, selecionar candidatos em concursos, organizar seminários, atualizar dados e informações conjunturais, definir perfil dos docentes, acompanhar execução do projeto, realizar reuniões de orientação, executar pesquisas, definir atividades extra-sala, rever bibliografia, definir linhas de pesquisa e extensão, participar de eventos técnico-científicos, demonstrar capacidade de polemização, provocar reflexões, demonstrar capacidade de problematizar, rever prática docente, coordenar projetos de extensão, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar capacidade de síntese, exercer papéis de cidadania, elaborar textos, participar da elaboração de editais para concursos, organizar atividades didáticas, orientar formação de acervos, avaliar provas, indicar bibliografia, prever formas de avaliação, integrar comissões, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, promover debates, captar recursos para pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de observação, comentar resultados de avaliações, coordenar projetos de pesquisa, avaliar execução de pesquisa, elaborar material didático, organizar eventos acadêmicos, avaliar iniciação ao exercício profissional, definir ementas e programas, prestar serviços a comunidade, definir critérios de avaliação, organizar publicações, argüir candidatos a titulação.

Cargos e salários CBO 2347-45 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Historia do Ensino Superior

Professor de Historia do Ensino Superior: Brasil

  • 79
  • Brasil
  • 4.227 - 11.023
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Superior CBO 2347-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.227 e 11.023 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 79 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-45.