CBO 2347-45 - Professor de história do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de história do ensino superior CBO 2347-45 Ministra aulas de história para alunos do ensino superior, apresentando conteúdos, provocando reflexões, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha o seu desenvolvimento.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, aplicando e avaliando instrumentos de avaliação, entre outras atividades Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, sociedade, entre outros Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores e avalia a execução da pesquisa.

Participa de eventos e organiza publicações, presta assessoria e exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de história do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de história do ensino superior

O Professor de história do ensino superior CBO 2347-45 ministra aulas de história para alunos da graduação e pós-graduação, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, selecionando tecnologias de informação e comunicação que auxiliem no ensino de conteúdos, visando ao ensino responsável de história.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos e bibliografia, pesquisa e monta cronograma.

Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando e comentando os resultados, verificando rendimento e frequência dos alunos.

Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo.

Adequa o processo de ensino e aprendizagem, revendo planos de ensino e a prática docente Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, historiografia e documentação, história da cultura, história das ciências, agricultura, mercados, patrimônio, tecnologias e sociedade, entre outros.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.

Capta recursos para execução de pesquisas Participa de eventos e organiza publicações, visando ampliar a divulgação e promover a interação de Grupos de Pesquisa de História do ensino superior Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como história econômica, história das ciências, história das artes, entre outras.

Supervisiona atividades de estágios dos alunos e de monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses.

Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições públicas e privadas, produções cinematográficas e teatro, organizando, avaliando e selecionando documentos históricos, prestando consultorias sobre temas históricos Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos e recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-45 deve elaborar plano de ensino, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria técnico-científica, avaliar processos de ensino-aprendizagem, participar de processos de seleção e avaliação, exercer atividades acadêmico-administrativas, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, preparar aulas, ministrar aula, orientar trabalhos acadêmicos, supervisionar estágios, construir projetos político-pedagógicos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-45

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino superior CBO 2347-45

Um Professor de história do ensino superior (ou sinônimo) deve readequar processo de ensino-aprendizagem, atualizar dados e informações conjunturais, demonstrar capacidade de expressão oral, exercer papéis de cidadania, definir linhas de pesquisa e extensão, discutir textos, avaliar execução de pesquisa, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, orientar iniciação ao exercício profissional, participar de eventos técnico-científicos, examinar monografias, teses e dissertações, orientar formação de acervos, coordenar projetos de pesquisa, realizar atividades em laboratórios e oficinas, selecionar recursos humanos, elaborar projetos de pesquisa, definir perfil dos alunos, elaborar projetos de extensão, comentar resultados de avaliações, organizar atividades didáticas, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de motivação, participar de órgãos colegiados, controlar freqüência, trabalhar com a comunidade, analisar resultados de avaliações, orientar pesquisadores, preparar orientando para defesa do trabalho, participar da elaboração de editais para concursos, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, definir atividades extra-sala, identificar perfil dos docentes, demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar capacidade de reflexão, acompanhar atividades de estágio, elaborar trabalhos científicos, montar cronograma, avaliar provas, apresentar conteúdos de disciplinas, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, examinar relatórios de campo, avaliar participação em classe e extraclasse, elaborar instrumentos de avaliação, provocar reflexões, gerenciar recursos financeiros e materiais, orientar formulação do projeto, construir currículo do curso, formular questões, demonstrar capacidade de redação, dar entrevistas, indicar bibliografia, definir metodologia, organizar eventos acadêmicos, examinar produto final, argüir candidatos a titulação, chefiar departamentos acadêmicos, definir política de capacitação docente, identificar campos de estágio, rever prática docente, avaliar trabalhos acadêmicos programados, definir perfil profissional, coordenar projetos de extensão, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, organizar seminários, construir política de estágio, elaborar programas e projetos de estágio, prever formas de avaliação, avaliar ementas e programas, demonstrar capacidade de mobilização, elaborar relatórios, assessorar projetos de instituições, demonstrar capacidade de síntese, realizar reuniões de orientação, selecionar bibliografia, emitir laudos e pareceres técnicos, demonstrar capacidade de argumentação, realizar leituras, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, elaborar plano de aula, julgar trabalhos acadêmicos, definir diretrizes de avaliação do curso, rever bibliografia, captar recursos para pesquisa e extensão, prestar consultoria, demonstrar capacidade de polemização, aplicar instrumentos de avaliação, prestar contas dos recursos financeiros, sugerir bibliografia, avaliar iniciação ao exercício profissional, prestar serviços a comunidade, avaliar produção do orientado, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, propor a realização de convênios e parcerias, responder perguntas, demonstrar capacidade de observação, verificar freqüência, selecionar recursos didáticos, coordenar programas de estágio, demonstrar criatividade, avaliar execução de atividades de extensão, promover debates, organizar publicações, definir objetivos da disciplina, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, definir perfil dos docentes, utilizar recursos audiovisuais, preparar orientando para exame de qualificação, supervisionar atividades de campo, manter-se atualizado, definir critérios de avaliação, avaliar currículos e memoriais, realizar experiências extra-sala, executar pesquisas, identificar demandas da sociedade, definir ementas e programas, elaborar material didático, demonstrar capacidade de problematizar, elaborar textos, coordenar cursos, acompanhar execução do projeto, pesquisar bibliografia, orientar construção de objeto de pesquisa, integrar comissões, divulgar resultados, propor minutas de editais, portarias e resoluções.

Cargos e salários CBO 2347-45 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Historia do Ensino Superior

Professor de Historia do Ensino Superior: Brasil

  • 80
  • Brasil
  • 4.213 - 10.927
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Superior CBO 2347-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.213 e 10.927 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 80 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-45.