CBO 2347-45 - Professor de história do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de história do ensino superior CBO 2347-45 Ministra aulas de história para alunos do ensino superior, apresentando conteúdos, provocando reflexões, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha o seu desenvolvimento.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, aplicando e avaliando instrumentos de avaliação, entre outras atividades Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, sociedade, entre outros Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores e avalia a execução da pesquisa.
Participa de eventos e organiza publicações, presta assessoria e exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de história do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-45
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de história do ensino superior
O Professor de história do ensino superior CBO 2347-45 ministra aulas de história para alunos da graduação e pós-graduação, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala.
Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, selecionando tecnologias de informação e comunicação que auxiliem no ensino de conteúdos, visando ao ensino responsável de história.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos e bibliografia, pesquisa e monta cronograma.
Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando e comentando os resultados, verificando rendimento e frequência dos alunos.
Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo.
Adequa o processo de ensino e aprendizagem, revendo planos de ensino e a prática docente Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, historiografia e documentação, história da cultura, história das ciências, agricultura, mercados, patrimônio, tecnologias e sociedade, entre outros.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.
Capta recursos para execução de pesquisas Participa de eventos e organiza publicações, visando ampliar a divulgação e promover a interação de Grupos de Pesquisa de História do ensino superior Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como história econômica, história das ciências, história das artes, entre outras.
Supervisiona atividades de estágios dos alunos e de monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses.
Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições públicas e privadas, produções cinematográficas e teatro, organizando, avaliando e selecionando documentos históricos, prestando consultorias sobre temas históricos Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.
Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos e recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-45 deve preparar aulas, demonstrar competências pessoais, elaborar plano de ensino, exercer atividades acadêmico-administrativas, construir projetos político-pedagógicos, orientar trabalhos acadêmicos, supervisionar estágios, prestar assessoria técnico-científica, participar de processos de seleção e avaliação, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, avaliar processos de ensino-aprendizagem, ministrar aula.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-45
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de história do ensino superior CBO 2347-45
Um Professor de história do ensino superior (ou sinônimo) deve avaliar execução de pesquisa, orientar iniciação ao exercício profissional, readequar processo de ensino-aprendizagem, orientar formulação do projeto, elaborar projetos de extensão, definir perfil dos docentes, participar de eventos técnico-científicos, demonstrar capacidade de motivação, avaliar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de reflexão, trabalhar com a comunidade, definir critérios de avaliação, coordenar programas de estágio, avaliar execução de atividades de extensão, provocar reflexões, integrar comissões, coordenar cursos, selecionar recursos humanos, examinar produto final, coordenar projetos de extensão, organizar eventos acadêmicos, prever formas de avaliação, preparar orientando para exame de qualificação, orientar formação de acervos, elaborar projetos de pesquisa, identificar perfil dos docentes, indicar bibliografia, verificar freqüência, realizar experiências extra-sala, aplicar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de argumentação, elaborar instrumentos de avaliação, propor a realização de convênios e parcerias, rever prática docente, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, demonstrar capacidade de mobilização, organizar atividades didáticas, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, definir perfil dos alunos, demonstrar capacidade de polemização, definir ementas e programas, rever bibliografia, prestar serviços a comunidade, definir objetivos da disciplina, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, acompanhar execução do projeto, construir currículo do curso, participar da elaboração de editais para concursos, captar recursos para pesquisa e extensão, responder perguntas, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, definir atividades extra-sala, discutir textos, realizar atividades em laboratórios e oficinas, avaliar trabalhos acadêmicos programados, divulgar resultados, demonstrar capacidade de problematizar, manter-se atualizado, demonstrar capacidade de contextualização, formular questões, pesquisar bibliografia, julgar trabalhos acadêmicos, identificar demandas da sociedade, definir política de capacitação docente, selecionar candidatos em concursos, elaborar trabalhos científicos, gerenciar recursos financeiros e materiais, avaliar ementas e programas, definir linhas de pesquisa e extensão, construir política de estágio, acompanhar atividades de estágio, argüir candidatos a titulação, prestar contas dos recursos financeiros, avaliar provas, promover debates, orientar construção de objeto de pesquisa, analisar resultados de avaliações, elaborar relatórios, orientar pesquisadores, utilizar recursos audiovisuais, demonstrar capacidade de síntese, propor minutas de editais, portarias e resoluções, examinar relatórios de campo, demonstrar capacidade de observação, atualizar dados e informações conjunturais, selecionar bibliografia, apresentar conteúdos de disciplinas, coordenar projetos de pesquisa, chefiar departamentos acadêmicos, organizar seminários, demonstrar capacidade de expressão oral, elaborar programas e projetos de estágio, identificar campos de estágio, comentar resultados de avaliações, demonstrar criatividade, avaliar currículos e memoriais, exercer papéis de cidadania, definir perfil profissional, sugerir bibliografia, elaborar textos, avaliar participação em classe e extraclasse, participar de órgãos colegiados, examinar monografias, teses e dissertações, realizar reuniões de orientação, elaborar plano de aula, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, supervisionar atividades de campo, emitir laudos e pareceres técnicos, executar pesquisas, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, preparar orientando para defesa do trabalho, montar cronograma, dar entrevistas, assessorar projetos de instituições, demonstrar capacidade de redação, organizar publicações, prestar consultoria, avaliar produção do orientado, definir metodologia, elaborar material didático, selecionar recursos didáticos, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, controlar freqüência, realizar leituras, definir diretrizes de avaliação do curso.