CBO 2347-45 - Professores de ciências humanas do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2347-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-45 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências humanas do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de ciências humanas do ensino superior

Os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-45 preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Condições de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Funções dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-45

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • ministrar aula;
  • supervisionar estágios;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • preparar aulas;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • Atividades dos cargos CBO 2347-45

    Entre as principais atribuições dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-45 estão as de:

    • avaliar provas;
    • verificar frequência;
    • examinar relatórios de campo;
    • exercer papéis de cidadania;
    • integrar comissões;
    • discutir textos;
    • provocar reflexões;
    • pesquisar bibliografia;
    • promover debates;
    • sugerir bibliografia;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • executar pesquisas;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • construir política de estágio;
    • definir objetivos da disciplina;
    • arguir candidatos à titulação;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • organizar atividades didáticas;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • orientar formação de acervos;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • dar entrevistas;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • acompanhar execução do projeto;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • controlar frequência;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • montar cronograma;
    • divulgar resultados;
    • elaborar textos;
    • realizar experiências extra-sala;
    • identificar perfil dos docentes;
    • formular questões;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • elaborar material didático;
    • participar de órgãos colegiados;
    • prever formas de avaliação;
    • responder perguntas;
    • construir currículo do curso;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • organizar seminários;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • selecionar recursos didáticos;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • definir perfil dos alunos;
    • coordenar programas de estágio;
    • elaborar plano de aula;
    • avaliar ementas e programas;
    • supervisionar atividades de campo;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • assessorar projetos de instituições;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • trabalhar com a comunidade;
    • organizar publicações;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • orientar formulação do projeto;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • comentar resultados de avaliações;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • definir perfil profissional;
    • selecionar recursos humanos;
    • analisar resultados de avaliações;
    • indicar bibliografia;
    • definir critérios de avaliação;
    • elaborar projetos de extensão;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • coordenar projetos de extensão;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • realizar reuniões de orientação;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • prestar consultoria;
    • examinar produto final;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • coordenar cursos;
    • definir perfil dos docentes;
    • definir metodologia;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • rever bibliografia;
    • definir atividades extra-sala;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • elaborar relatórios;
    • definir política de capacitação docente;
    • realizar leituras;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • rever prática docente;
    • orientar pesquisadores;
    • manter-se atualizado;
    • avaliar produção do orientado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • selecionar bibliografia;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • prestar serviços à comunidade;
    • identificar campos de estágio;
    • identificar demandas da sociedade;
    • definir ementas e programas;
    • acompanhar atividades de estágio;

    Cargos e salários CBO 2347-45 - Professores de ciências humanas do ensino superior

    Salário Professor de Historia do Ensino Superior

    Professor de Historia do Ensino Superior: Brasil

    • 71
    • Brasil
    • 5.639 - 14.178
    • 27h
    O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Superior CBO 2347-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.639 e 14.178 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-45.