CBO 2347-30 - Professor de direito do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 Ministra aulas na área de direito, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas Prepara aulas, elabora e acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e seleciona recursos didáticos.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, entre outras ações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades e avalia a execução da pesquisa, abordando temas da área jurídica.
Participa de eventos e organiza publicações Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2347-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de direito do ensino superior
O Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 ministra aulas na área de direito, em cursos de graduação e pós-graduação, em instituições públicas ou privadas, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas, como direito civil, trabalhista, financeiro e outros, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, organizando seminários, apresentando casos jurídicos aos alunos, para discussão, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, controlando a frequência Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, incorporando tecnologia de informação e comunicação aplicadas ao direito.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.
Seleciona recursos didáticos, pesquisa e bibliografia e monta cronograma Avalia e define ementas e programas.
Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, readequando o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente, verificando frequência e rendimento dos alunos.
Avalia provas e comenta resultados de avaliações.
Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa, abordando temas como democracia, direitos humanos, direito civil, criminologia, entre outros.
Capta recursos para execução de pesquisas.
Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos da área de direito e organiza publicações Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto em linhas de pesquisa da área de direito.
Realiza reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho Supervisiona atividades de estagiários e monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área de direito Propõe a realização de convênios e parcerias.
Participa de processos de seleção e avaliação de alunos e candidatos para atuarem na área de direito, auxiliando na elaboração de editais para concursos públicos e privados, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, buscando assistir legalmente as demandas jurídicas em áreas específicas do direito.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, no campo do direito, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos.
Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e construção do curso na área de direito Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-30 deve avaliar processos de ensino-aprendizagem, ministrar aula, exercer atividades acadêmico-administrativas, orientar trabalhos acadêmicos, supervisionar estágios, preparar aulas, elaborar plano de ensino, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, participar de processos de seleção e avaliação, demonstrar competências pessoais, construir projetos político-pedagógicos, prestar assessoria técnico-científica.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-30
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30
Um Professor de direito do ensino superior (ou sinônimo) deve definir perfil dos alunos, integrar comissões, elaborar trabalhos científicos, participar da elaboração de editais para concursos, supervisionar atividades de campo, realizar experiências extra-sala, demonstrar capacidade de problematizar, propor minutas de editais, portarias e resoluções, demonstrar criatividade, organizar atividades didáticas, demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar capacidade de síntese, discutir textos, montar cronograma, exercer papéis de cidadania, participar de eventos técnico-científicos, realizar reuniões de orientação, indicar bibliografia, avaliar execução de atividades de extensão, definir perfil profissional, demonstrar capacidade de reflexão, assessorar projetos de instituições, coordenar projetos de pesquisa, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, examinar monografias, teses e dissertações, examinar relatórios de campo, rever bibliografia, selecionar recursos didáticos, acompanhar execução do projeto, chefiar departamentos acadêmicos, readequar processo de ensino-aprendizagem, realizar atividades em laboratórios e oficinas, participar de órgãos colegiados, identificar demandas da sociedade, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, orientar formação de acervos, orientar pesquisadores, elaborar instrumentos de avaliação, selecionar candidatos em concursos, dar entrevistas, orientar formulação do projeto, definir perfil dos docentes, organizar eventos acadêmicos, definir metodologia, atualizar dados e informações conjunturais, preparar orientando para exame de qualificação, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, definir linhas de pesquisa e extensão, promover debates, demonstrar capacidade de argumentação, manter-se atualizado, julgar trabalhos acadêmicos, prestar contas dos recursos financeiros, elaborar projetos de extensão, coordenar cursos, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de mobilização, trabalhar com a comunidade, rever prática docente, captar recursos para pesquisa e extensão, preparar orientando para defesa do trabalho, verificar freqüência, avaliar produção do orientado, definir ementas e programas, apresentar conteúdos de disciplinas, identificar perfil dos docentes, definir atividades extra-sala, definir diretrizes de avaliação do curso, demonstrar capacidade de polemização, utilizar recursos audiovisuais, elaborar plano de aula, avaliar trabalhos acadêmicos programados, elaborar textos, examinar produto final, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, orientar construção de objeto de pesquisa, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, avaliar participação em classe e extraclasse, provocar reflexões, selecionar recursos humanos, pesquisar bibliografia, elaborar programas e projetos de estágio, emitir laudos e pareceres técnicos, argüir candidatos a titulação, executar pesquisas, elaborar material didático, avaliar iniciação ao exercício profissional, coordenar projetos de extensão, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar capacidade de expressão oral, aplicar instrumentos de avaliação, responder perguntas, prever formas de avaliação, avaliar execução de pesquisa, divulgar resultados, avaliar ementas e programas, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de motivação, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, sugerir bibliografia, avaliar currículos e memoriais, elaborar relatórios, construir currículo do curso, propor a realização de convênios e parcerias, demonstrar capacidade de redação, avaliar provas, identificar campos de estágio, controlar freqüência, selecionar bibliografia, acompanhar atividades de estágio, realizar leituras, formular questões, orientar iniciação ao exercício profissional, coordenar programas de estágio, prestar consultoria, organizar seminários, gerenciar recursos financeiros e materiais, comentar resultados de avaliações, organizar publicações, definir critérios de avaliação, definir política de capacitação docente, definir objetivos da disciplina, analisar resultados de avaliações, prestar serviços a comunidade, construir política de estágio.