CBO 2347-40 - Professores de ciências humanas do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2347-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-40 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

Funções

elaborar plano de ensino, supervisionar estágios, prestar assessoria técnico-científica, exercer atividades acadêmico-administrativas, ministrar aula, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, preparar aulas, construir projetos político-pedagógicos, avaliar processos de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, orientar trabalhos acadêmicos, participar de processos de seleção e avaliação.

Atividades

demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, selecionar recursos humanos, pesquisar bibliografia, selecionar bibliografia, demonstrar capacidade de argumentação, definir objetivos da disciplina, participar da elaboração de editais para concursos, definir critérios de avaliação, organizar eventos acadêmicos, discutir textos, rever bibliografia, divulgar resultados, coordenar programas de estágio, orientar iniciação ao exercício profissional, prever formas de avaliação, demonstrar capacidade de motivação, elaborar relatórios, coordenar cursos, examinar monografias, teses e dissertações, demonstrar criatividade, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, controlar freqüência, definir atividades extra-sala, demonstrar capacidade de síntese, analisar resultados de avaliações, orientar pesquisadores, demonstrar capacidade de observação, utilizar recursos audiovisuais, orientar formação de acervos, rever prática docente, orientar construção de objeto de pesquisa, definir perfil profissional, demonstrar capacidade de redação, apresentar conteúdos de disciplinas, participar de órgãos colegiados, coordenar projetos de extensão, organizar seminários, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, definir metodologia, realizar leituras, avaliar trabalhos acadêmicos programados, acompanhar atividades de estágio, indicar bibliografia, elaborar instrumentos de avaliação, coordenar projetos de pesquisa, elaborar material didático, readequar processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de expressão oral, definir perfil dos alunos, verificar freqüência, selecionar candidatos em concursos, formular questões, integrar comissões, identificar perfil dos docentes, provocar reflexões, elaborar projetos de pesquisa, realizar experiências extra-sala, avaliar ementas e programas, identificar demandas da sociedade, emitir laudos e pareceres técnicos, demonstrar capacidade de reflexão, promover debates, avaliar participação em classe e extraclasse, definir política de capacitação docente, definir diretrizes de avaliação do curso, avaliar currículos e memoriais, avaliar iniciação ao exercício profissional, elaborar textos, definir linhas de pesquisa e extensão, preparar orientando para defesa do trabalho, avaliar execução de atividades de extensão, organizar atividades didáticas, julgar trabalhos acadêmicos, captar recursos para pesquisa e extensão, elaborar plano de aula, preparar orientando para exame de qualificação, exercer papéis de cidadania, trabalhar com a comunidade, prestar contas dos recursos financeiros, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, propor minutas de editais, portarias e resoluções, demonstrar capacidade de polemização, organizar publicações, elaborar projetos de extensão, identificar campos de estágio, executar pesquisas, sugerir bibliografia, propor a realização de convênios e parcerias, participar de eventos técnico-científicos, prestar serviços a comunidade, examinar relatórios de campo, argüir candidatos a titulação, demonstrar capacidade de contextualização, assessorar projetos de instituições, realizar reuniões de orientação, avaliar produção do orientado, aplicar instrumentos de avaliação, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, comentar resultados de avaliações, definir ementas e programas, examinar produto final, supervisionar atividades de campo, montar cronograma, prestar consultoria, definir perfil dos docentes, elaborar programas e projetos de estágio, chefiar departamentos acadêmicos, avaliar provas, acompanhar execução do projeto, responder perguntas, selecionar recursos didáticos, orientar formulação do projeto, manter-se atualizado, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, atualizar dados e informações conjunturais, gerenciar recursos financeiros e materiais, dar entrevistas, demonstrar capacidade de problematizar, realizar atividades em laboratórios e oficinas, avaliar execução de pesquisa, construir currículo do curso, demonstrar capacidade de mobilização, construir política de estágio, elaborar trabalhos científicos.

Cargos e salários CBO 2347-40 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Geografia do Ensino Superior

Professor de Geografia do Ensino Superior: Brasil

  • 26
  • Brasil
  • 2.792 - 6.153
  • 13h
O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Superior CBO 2347-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.792 e 6.153 para uma jornada de trabalho média de 13h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-40.