CBO 2347-40 - Professor de geografia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40 Ministra aulas de geografia para o ensino superior, apresentado conteúdos, promovendo debates, indicando bibliografias, entre outras ações Realiza atividades em laboratórios e oficinas.

Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha seu desenvolvimento, selecionando recursos didáticos, novas tecnologias e bibliografia Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando atividades em classe e extraclasse Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia.

Elabora e orienta projetos e trabalhos acadêmicos Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico Supervisiona atividades de estágios e de monitoria.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

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Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de geografia do ensino superior

O Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40 ministra aulas de geografia, na graduação, pós-graduação e em cursos de atualização para professores da rede pública de ensino, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de geografia urbana, geografia agrária, geotecnologia, geopolítica, entre outros Organiza seminários, promove debates, discute textos, com apoio de recursos audiovisuais e tecnologias digitais.

Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala (trabalho de campo), utilizando novas tecnologias, como sensoriamento remoto, realidade virtual, entre outras.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, visando ao estudo da relação entre as pessoas e o espaço em que elas vivem, das condições climáticas, das características do espaço geográfico, dos conflitos entre territórios e nações, entre outras questões Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.

Seleciona recursos didáticos e bibliografia e monta cronograma Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação.

Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, elaborando instrumento de avaliação, aplicando-o, avaliando-o, analisando e comentando os resultados, verificando frequência e o rendimento do aluno, visando ao aprofundamento dos conhecimentos da ciência geográfica.

Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia, abordando temas como urbanização, sistemas ambientais, geopolítica e outros.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.

Capta recursos para implementação de pesquisas Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico.

Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho, em linhas de pesquisa, como geoprocessamento, geografia urbana, ensino, geomorfologia, entre outras Supervisiona atividades de estágios e de monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando e avaliando monografias, dissertações e teses.

Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições e prestando consultorias Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-40 deve prestar assessoria técnico-científica, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, ministrar aula, preparar aulas, elaborar plano de ensino, exercer atividades acadêmico-administrativas, construir projetos político-pedagógicos, supervisionar estágios, avaliar processos de ensino-aprendizagem, participar de processos de seleção e avaliação, demonstrar competências pessoais, orientar trabalhos acadêmicos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-40

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40

Um Professor de geografia do ensino superior (ou sinônimo) deve acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, participar de eventos técnico-científicos, readequar processo de ensino-aprendizagem, supervisionar atividades de campo, definir objetivos da disciplina, apresentar conteúdos de disciplinas, elaborar relatórios, coordenar programas de estágio, captar recursos para pesquisa e extensão, prestar contas dos recursos financeiros, definir perfil dos docentes, organizar atividades didáticas, examinar relatórios de campo, elaborar programas e projetos de estágio, atualizar dados e informações conjunturais, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, acompanhar atividades de estágio, rever prática docente, coordenar projetos de extensão, realizar leituras, preparar orientando para defesa do trabalho, manter-se atualizado, definir diretrizes de avaliação do curso, definir perfil dos alunos, demonstrar capacidade de mobilização, elaborar projetos de pesquisa, pesquisar bibliografia, dar entrevistas, definir linhas de pesquisa e extensão, definir perfil profissional, propor a realização de convênios e parcerias, demonstrar capacidade de argumentação, orientar formação de acervos, rever bibliografia, argüir candidatos a titulação, provocar reflexões, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, orientar formulação do projeto, avaliar execução de pesquisa, demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar capacidade de síntese, gerenciar recursos financeiros e materiais, formular questões, chefiar departamentos acadêmicos, preparar orientando para exame de qualificação, demonstrar capacidade de observação, acompanhar execução do projeto, definir atividades extra-sala, indicar bibliografia, analisar resultados de avaliações, integrar comissões, definir política de capacitação docente, participar da elaboração de editais para concursos, avaliar provas, prestar consultoria, elaborar projetos de extensão, avaliar produção do orientado, identificar campos de estágio, identificar perfil dos docentes, avaliar execução de atividades de extensão, participar de órgãos colegiados, prever formas de avaliação, orientar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de expressão oral, realizar experiências extra-sala, demonstrar capacidade de reflexão, selecionar bibliografia, avaliar ementas e programas, selecionar recursos didáticos, construir currículo do curso, elaborar trabalhos científicos, orientar construção de objeto de pesquisa, assessorar projetos de instituições, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, comentar resultados de avaliações, coordenar cursos, examinar produto final, executar pesquisas, selecionar recursos humanos, organizar seminários, responder perguntas, examinar monografias, teses e dissertações, elaborar textos, demonstrar capacidade de problematizar, definir ementas e programas, demonstrar criatividade, avaliar iniciação ao exercício profissional, trabalhar com a comunidade, avaliar participação em classe e extraclasse, propor minutas de editais, portarias e resoluções, divulgar resultados, definir metodologia, controlar freqüência, sugerir bibliografia, definir critérios de avaliação, utilizar recursos audiovisuais, demonstrar capacidade de polemização, elaborar plano de aula, demonstrar capacidade de motivação, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, elaborar material didático, selecionar candidatos em concursos, identificar demandas da sociedade, demonstrar capacidade de redação, avaliar trabalhos acadêmicos programados, coordenar projetos de pesquisa, exercer papéis de cidadania, orientar pesquisadores, aplicar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, prestar serviços a comunidade, construir política de estágio, discutir textos, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, avaliar currículos e memoriais, promover debates, organizar eventos acadêmicos, julgar trabalhos acadêmicos, verificar freqüência, emitir laudos e pareceres técnicos, organizar publicações, realizar reuniões de orientação, realizar atividades em laboratórios e oficinas, montar cronograma, elaborar instrumentos de avaliação.

Cargos e salários CBO 2347-40 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Geografia do Ensino Superior

Professor de Geografia do Ensino Superior: Brasil

  • 24
  • Brasil
  • 2.843 - 6.006
  • 16h
O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Superior CBO 2347-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.843 e 6.006 para uma jornada de trabalho média de 16h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-40.