CBO 2347-40 - Professores de ciências humanas do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2347-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-40 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

Funções

prestar assessoria técnico-científica, exercer atividades acadêmico-administrativas, supervisionar estágios, demonstrar competências pessoais, construir projetos político-pedagógicos, participar de processos de seleção e avaliação, preparar aulas, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, avaliar processos de ensino-aprendizagem, ministrar aula, orientar trabalhos acadêmicos, elaborar plano de ensino.

Atividades

elaborar relatórios, coordenar cursos, pesquisar bibliografia, construir currículo do curso, assessorar projetos de instituições, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, comentar resultados de avaliações, analisar resultados de avaliações, definir atividades extra-sala, responder perguntas, gerenciar recursos financeiros e materiais, identificar campos de estágio, examinar produto final, orientar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de mobilização, elaborar projetos de pesquisa, orientar pesquisadores, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, promover debates, avaliar provas, elaborar projetos de extensão, realizar atividades em laboratórios e oficinas, orientar construção de objeto de pesquisa, verificar frequência, participar de eventos técnico-científicos, aplicar instrumentos de avaliação, propor a realização de convênios e parcerias, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, avaliar execução de pesquisa, selecionar recursos didáticos, rever bibliografia, definir metodologia, realizar experiências extra-sala, demonstrar capacidade de redação, definir linhas de pesquisa e extensão, organizar eventos acadêmicos, utilizar recursos audiovisuais, readequar processo de ensino-aprendizagem, julgar trabalhos acadêmicos, elaborar programas e projetos de estágio, examinar relatórios de campo, definir perfil profissional, exercer papéis de cidadania, identificar demandas da sociedade, dar entrevistas, preparar orientando para exame de qualificação, prestar contas dos recursos financeiros, realizar leituras, participar da elaboração de editais para concursos, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, discutir textos, demonstrar criatividade, organizar publicações, controlar frequência, captar recursos para pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, avaliar ementas e programas, elaborar instrumentos de avaliação, executar pesquisas, supervisionar atividades de campo, definir objetivos da disciplina, prestar consultoria, provocar reflexões, construir política de estágio, atualizar dados e informações conjunturais, manter-se atualizado, acompanhar execução do projeto, orientar formação de acervos, propor minutas de editais, portarias e resoluções, avaliar execução de atividades de extensão, definir diretrizes de avaliação do curso, demonstrar capacidade de argumentação, divulgar resultados, organizar atividades didáticas, demonstrar capacidade de problematizar, definir perfil dos docentes, apresentar conteúdos de disciplinas, orientar formulação do projeto, rever prática docente, demonstrar capacidade de motivação, preparar orientando para defesa do trabalho, coordenar projetos de extensão, identificar perfil dos docentes, elaborar trabalhos científicos, montar cronograma, integrar comissões, prestar serviços à comunidade, trabalhar com a comunidade, organizar seminários, avaliar produção do orientado, chefiar departamentos acadêmicos, sugerir bibliografia, examinar monografias, teses e dissertações, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, demonstrar capacidade de reflexão, avaliar iniciação ao exercício profissional, participar de órgãos colegiados, arguir candidatos à titulação, definir critérios de avaliação, selecionar bibliografia, formular questões, demonstrar capacidade de contextualização, avaliar currículos e memoriais, indicar bibliografia, acompanhar atividades de estágio, elaborar textos, demonstrar capacidade de expressão oral, coordenar programas de estágio, emitir laudos e pareceres técnicos, avaliar trabalhos acadêmicos programados, demonstrar capacidade de polemização, elaborar material didático, elaborar plano de aula, coordenar projetos de pesquisa, definir perfil dos alunos, selecionar recursos humanos, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, definir ementas e programas, definir política de capacitação docente, demonstrar capacidade de síntese, avaliar participação em classe e extraclasse, demonstrar capacidade de observação, prever formas de avaliação, realizar reuniões de orientação.

Cargos e salários CBO 2347-40 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Geografia do Ensino Superior

Professor de Geografia do Ensino Superior: Brasil

  • 20
  • Brasil
  • 2.560 - 5.979
  • 15h
O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Superior CBO 2347-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.560 e 5.979 para uma jornada de trabalho média de 15h semanais de acordo com dados salariais de 20 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-40.