Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 2347-40 - Professor de geografia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40 Ministra aulas de geografia para o ensino superior, apresentado conteúdos, promovendo debates, indicando bibliografias, entre outras ações Realiza atividades em laboratórios e oficinas.

Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha seu desenvolvimento, selecionando recursos didáticos, novas tecnologias e bibliografia Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando atividades em classe e extraclasse Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia.

Elabora e orienta projetos e trabalhos acadêmicos Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico Supervisiona atividades de estágios e de monitoria.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de geografia do ensino superior

O Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40 ministra aulas de geografia, na graduação, pós-graduação e em cursos de atualização para professores da rede pública de ensino, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de geografia urbana, geografia agrária, geotecnologia, geopolítica, entre outros Organiza seminários, promove debates, discute textos, com apoio de recursos audiovisuais e tecnologias digitais.

Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala (trabalho de campo), utilizando novas tecnologias, como sensoriamento remoto, realidade virtual, entre outras.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, visando ao estudo da relação entre as pessoas e o espaço em que elas vivem, das condições climáticas, das características do espaço geográfico, dos conflitos entre territórios e nações, entre outras questões Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.

Seleciona recursos didáticos e bibliografia e monta cronograma Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação.

Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, elaborando instrumento de avaliação, aplicando-o, avaliando-o, analisando e comentando os resultados, verificando frequência e o rendimento do aluno, visando ao aprofundamento dos conhecimentos da ciência geográfica.

Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia, abordando temas como urbanização, sistemas ambientais, geopolítica e outros.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.

Capta recursos para implementação de pesquisas Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico.

Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho, em linhas de pesquisa, como geoprocessamento, geografia urbana, ensino, geomorfologia, entre outras Supervisiona atividades de estágios e de monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando e avaliando monografias, dissertações e teses.

Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições e prestando consultorias Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-40 deve supervisionar estágios, participar de processos de seleção e avaliação, exercer atividades acadêmico-administrativas, prestar assessoria técnico-científica, demonstrar competências pessoais, orientar trabalhos acadêmicos, ministrar aula, elaborar plano de ensino, preparar aulas, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, avaliar processos de ensino-aprendizagem, construir projetos político-pedagógicos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-40

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40

Um Professor de geografia do ensino superior (ou sinônimo) deve prever formas de avaliação, examinar produto final, julgar trabalhos acadêmicos, assessorar projetos de instituições, supervisionar atividades de campo, propor a realização de convênios e parcerias, elaborar projetos de pesquisa, gerenciar recursos financeiros e materiais, emitir laudos e pareceres técnicos, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, elaborar relatórios, definir política de capacitação docente, definir critérios de avaliação, provocar reflexões, examinar monografias, teses e dissertações, elaborar projetos de extensão, montar cronograma, realizar leituras, preparar orientando para exame de qualificação, analisar resultados de avaliações, rever prática docente, promover debates, pesquisar bibliografia, identificar campos de estágio, demonstrar criatividade, definir perfil dos alunos, demonstrar capacidade de polemização, avaliar produção do orientado, demonstrar capacidade de observação, organizar atividades didáticas, organizar publicações, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, selecionar candidatos em concursos, avaliar iniciação ao exercício profissional, definir metodologia, executar pesquisas, realizar reuniões de orientação, demonstrar capacidade de redação, coordenar projetos de extensão, participar de órgãos colegiados, manter-se atualizado, prestar consultoria, organizar eventos acadêmicos, examinar relatórios de campo, elaborar trabalhos científicos, avaliar execução de atividades de extensão, controlar freqüência, identificar demandas da sociedade, coordenar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de argumentação, orientar formação de acervos, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, demonstrar capacidade de problematizar, construir currículo do curso, definir perfil dos docentes, coordenar programas de estágio, coordenar cursos, elaborar plano de aula, selecionar recursos humanos, elaborar material didático, definir diretrizes de avaliação do curso, rever bibliografia, prestar serviços a comunidade, participar de eventos técnico-científicos, avaliar participação em classe e extraclasse, sugerir bibliografia, divulgar resultados, discutir textos, demonstrar capacidade de motivação, comentar resultados de avaliações, organizar seminários, avaliar trabalhos acadêmicos programados, aplicar instrumentos de avaliação, construir política de estágio, utilizar recursos audiovisuais, exercer papéis de cidadania, propor minutas de editais, portarias e resoluções, verificar freqüência, definir perfil profissional, orientar pesquisadores, definir linhas de pesquisa e extensão, avaliar currículos e memoriais, definir atividades extra-sala, definir ementas e programas, formular questões, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, dar entrevistas, acompanhar execução do projeto, chefiar departamentos acadêmicos, trabalhar com a comunidade, acompanhar atividades de estágio, indicar bibliografia, captar recursos para pesquisa e extensão, realizar atividades em laboratórios e oficinas, selecionar recursos didáticos, orientar construção de objeto de pesquisa, apresentar conteúdos de disciplinas, avaliar execução de pesquisa, demonstrar capacidade de contextualização, elaborar textos, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar capacidade de expressão oral, selecionar bibliografia, demonstrar capacidade de reflexão, identificar perfil dos docentes, demonstrar capacidade de síntese, atualizar dados e informações conjunturais, elaborar programas e projetos de estágio, orientar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de mobilização, preparar orientando para defesa do trabalho, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, prestar contas dos recursos financeiros, elaborar instrumentos de avaliação, avaliar ementas e programas, readequar processo de ensino-aprendizagem, integrar comissões, realizar experiências extra-sala, definir objetivos da disciplina, orientar formulação do projeto, avaliar provas, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, participar da elaboração de editais para concursos, argüir candidatos a titulação, responder perguntas.

Cargos e salários CBO 2347-40 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Geografia do Ensino Superior

Professor de Geografia do Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Superior CBO 2347-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.446 e 7.337 para uma jornada de trabalho média de 16h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-40.