CBO 2347-05 - Professor de antropologia do ensino superior

Entenda o que fazem os professores de ciências humanas do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de antropologia do ensino superior e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de antropologia do ensino superior

Planeja e executa processo de ensino de antropologia em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, apresentando conceitos centrais da antropologia. Promove atividades de ensino em antropologia biológica ou física (sobre ancestrais humanos e adaptação ao meio ambiente), antropologia social (sobre organização social, parentesco e outros temas analisados em grupos sociais) e antropologia cultural (sobre tópicos como sistemas simbólicos, religião e comportamento). Supervisiona alunos no desenvolvimento de pesquisa. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Realiza planejamento de ensino de antropologia, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo salas com acesso à rede de informática, laboratório de imagem e som de antropologia, entre outras instalações. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas sobre conceitos centrais da antropologia, tais como cultura, etnocentrismo, relativismo cultural e diversidade cultural.

Promove atividades de ensino sobre as teorias clássicas que contribuíram para a formação de conhecimento antropológico, os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, e a visão interpretativa e a crítica cultural na antropologia contemporânea.

Apresenta a antropologia como ciência que estuda a espécie humana de forma integral, incluindo dimensões biológica (ou física), cultural e social.

Trata de antropologia biológica (ou física), com estudos sobre primeiros ancestrais humanos e suas formas de adaptação ao meio ambiente. Descreve estudos de vestígios fósseis e de artefatos de espécies ancestrais humanas. Mostra as vias pelas quais é possível, a partir de remanescentes ósseos humanos, contribuir para reconstrução social. Faz estudos de arqueologia, analisando condições de existência dos grupos humanos já extintos.

Trata de antropologia social - ao analisar organização social, parentesco, instituições sociais e outros temas similares – e antropologia cultural, ao abordar tópicos como sistemas simbólicos, religião e comportamento.

Supervisiona o desenvolvimento, por grupos de alunos, de pesquisa sobre povos indígenas, quilombolas ou outras comunidades, incluindo estudo de aspectos sociais (organização, estrutura e funções) e culturais (com seus processos de atribuição de significado). Acompanha a execução da pesquisa de cada grupo, verificando a aplicação dos princípios teóricos apresentados e discutidos em aula. Estimula o desenvolvimento de atitude investigativa para resolução de problemas, atitude crítica, atitude colaborativa, criatividade, e conduta ética, durante o trabalho em equipe.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em antropologia.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta as estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programa de cooperação internacional.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão relacionados à antropologia.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode atuar em organizações públicas e privadas, participando de investigação de realidades socioculturais, planejamento, condução e avaliação de políticas públicas, e projetos que tratem do respeito e da preservação da diversidade cultural.

Mantém-se atualizado em sua área de atuação, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de eventos.

Planeja e desenvolve pesquisas em campo relacionado à antropologia e publica resultados em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA APLICADA À ANTROPOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GENÉTICA GENÉTICA QUANTITATIVA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GENÉTICA GENÉTICA QUANTITATIVA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GENÉTICA GENÉTICA HUMANA E MÉDICA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GENÉTICA GENÉTICA HUMANA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO TEORIA DO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ANTROPOLOGIA JURÍDICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE EQUIPE E LIDERANÇA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) NEGOCIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONFLITOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA PROFISSIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEMOGRAFIA NUPCIALIDADE E DEMOGRAFIA DA FAMÍLIA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEMOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (NUPCIALIDADE E DEMOGRAFIA DA FAMÍLIA) ESTUDOS DE FAMÍLIA E GÊNERO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEMOGRAFIA POLÍTICA PÚBLICA E POPULAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEMOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICA PÚBLICA E POPULAÇÃO) SISTEMA EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA INFORMAÇÃO) GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA FILOSOFIA BRASILEIRA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA BRASILEIRA) FILOSOFIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA TEORIA SOCIOLÓGICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA) DIFERENÇAS E IDENTIDADES 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA) INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA) SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) TEORIA ANTROPOLÓGICA CONTEMPORÂNEA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ETNOLOGIA INDÍGENA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ETNOLOGIA INDÍGENA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA URBANA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA URBANA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA RURAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA RURAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA DAS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA DAS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CULTURAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA NAS CIDADES E NO BRASIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA SOCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) EDUCAÇÃO, CULTURA, RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O AMBIENTE E PODER 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE ANTROPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ETNOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ETNOGRAFIA E SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ETNOLOGIA SUL-AMERICANA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) HISTÓRIA DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE ANTROPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO EM ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) MITO, RITO E SIMBOLISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) NAÇÃO E NACIONALISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ORGANIZAÇÃO SOCIAL E PARENTESCO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) TERRITORIALIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ARQUEOLOGIA TEORIA E MÉTODO EM ARQUEOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ARQUEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA E MÉTODO EM ARQUEOLOGIA) ARQUEOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA E POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) GEOGRAFIA HUMANA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ASPECTOS DA PRÁTICA DOCENTE E QUESTÕES ATUAIS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PARA ADULTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS CRIATIVAS, DIGITAIS E JOGOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TÉCNICAS E RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DE APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE ANTROPOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ENSINO HÍBRIDO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RELAÇÕES HUMANAS NA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM ANTROPOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) LINGUÍSTICA ANTROPOLÓGICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 2 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 0
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 5

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
  • demonstrar capacidade de contextualização;
  • demonstrar capacidade de expressão oral;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
  • demonstrar criatividade;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar capacidade de reflexão;
  • demonstrar capacidade de problematizar;
  • demonstrar capacidade de motivação;
  • demonstrar capacidade de redação;
  • demonstrar capacidade de polemização;
  • demonstrar capacidade de argumentação;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • exercer papéis de cidadania;
  • demonstrar capacidade de mobilização;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-05

CBO 2347-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de antropologia do ensino superior que pertence ao grupo dos professores de ciências humanas do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos e salários CBO 2347-05 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234705 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de ciências humanas do ensino superior em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2347-05 Professor de Antropologia do Ensino Superior Brasil 22h 82

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial