CBO 2346-32 - Professor de literatura portuguesa

Entenda o que fazem os professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de literatura portuguesa e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de literatura portuguesa

Planeja e executa processo de ensino de literatura portuguesa em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos teóricos dos estudos literários. Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Supervisiona alunos que realizam estudos sobre a literatura portuguesa, considerando contextualização histórica e social. Organiza alunos para execução de análise das relações entre literatura portuguesa e literatura brasileira. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Realiza planejamento de ensino de literatura portuguesa, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo salas com recursos de informática para acesso à biblioteca digital, ambientes para práticas culturais, entre outras instalações. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas, abordando tópicos – como conceito e função da literatura, teoria dos gêneros literários, entre outros – relacionados aos fundamentos teóricos dos estudos literários.

Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Na leitura, estimula o aluno a apresentar sua análise de obra literária, para posteriormente orientá-lo no aprimoramento da lógica interpretativa. Incentiva o aluno a demonstrar a capacidade de redação de textos literários, discutindo ideias e argumentos que possam ser assumidos como temas e orientando o uso de recursos expressivos da linguagem para despertar emoções e outras reações nos leitores.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para acompanhar os processos de produção literária.

Supervisiona a realização de estudos, por grupos de alunos, sobre a literatura portuguesa, considerando desde suas origens - o trovadorismo - até os dias de hoje. Acompanha as atividades de cada grupo, tais como análises de obras, dos autores, dos gêneros predominantes e das questões significativas da produção literária em cada período. Promove reunião após conclusão dos trabalhos em grupo, para discutir os conhecimentos adquiridos sobre a literatura, levando em conta a sua contextualização histórica e social. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, capacidade de comunicação, criatividade, atitude colaborativa, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.

Organiza grupos de alunos para realização de estudos sobre as relações entre a literatura portuguesa e a literatura brasileira, pesquisando heranças culturais deixadas no Brasil durante o período colonial e analisando o processo que levou à criação de identidades literárias próprias, que refletem as diferenças socioculturais entre os dois países de língua portuguesa. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as conclusões dos estudos.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programa de cooperação internacional com universidades portuguesas.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode prestar apoio a diferentes organizações, participando de debates sobre literatura, realizando crítica literária, entre outras atividades.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos no ensino, testando novos recursos didáticos digitais.

Planeja e executa pesquisas sobre diversos temas – como estudos sobre novas configurações autorais e textuais - relacionados à literatura portuguesa. Publica resultados das pesquisas em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LITERATURA PORTUGUESA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO AUTORAL E ÉTICA PROFISSIONAL 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 5 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DIVERSIDADES CULTURAIS E LINGUÍSTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) A FORMAÇÃO DO LEITOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM DA LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA NA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNDAMENTOS DE PRÁTICA DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INTERDISCIPLINARIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LEITURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LITERATURA E OUTRAS MÍDIAS NA SALA DE AULA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MATERIAL DIDÁTICO E PROGRESSÃO NO ENSINO DA LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE LITERATURA PORTUGUESA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 5 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM LITERATURA PORTUGUESA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA HISTÓRICA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA HISTÓRICA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA (2009) 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ESCRITA E ORALIDADE 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ESTRUTURAS TEXTUAIS - UNIDADE E ESTRUTURA INTERNA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) GÊNEROS TEXTUAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA, INTELECÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) NEOLOGISMOS E ESTRANGEIRISMOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) SEMÂNTICA ESTILÍSTICA - FIGURAS DE LINGUAGEM 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TEORIA E ANÁLISE DE TEXTOS - SEMIÓTICA NARRATIVA E DISCURSIVA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TEORIAS DO TEXTO: ENUNCIADO, DISCURSO E TEXTO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS CLÁSSICAS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS CLÁSSICAS) LATIM 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS TEORIA LITERÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS TEORIA LITERÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS TEORIA LITERÁRIA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (TEORIA LITERÁRIA) TEORIA DA LITERATURA: CONCEITO, HISTÓRIA, TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) A ESTRUTURA DA OBRA LITERÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) A POÉTICA CLÁSSICA: PLATÃO E ARISTÓTELES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS DA LITERATURA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) CONSTRUÇÃO DO CÂNONE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) DISCURSO LITERÁRIO E INTERTEXTUALIDADE TEMÁTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE LITERATURA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) ESTUDO DE AUTORES DA LITERATURA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) ESTUDO DE TEXTOS DA LITERATURA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) FILOLOGIA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) FUNÇÕES DA LITERATURA: CATÁRTICA, ESTÉTICA, COGNITIVA, POLÍTICO-SOCIAL E LÚDICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) GÊNEROS LITERÁRIOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) INFLUÊNCIAS DAS LITERATURAS BRASILEIRA E AFRICANA NA LITERATURA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE LITERATURA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) LITERATURA PORTUGUESA CLÁSSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) LITERATURA PORTUGUESA MEDIEVAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) LITERATURA PORTUGUESA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) LITERATURA PORTUGUESA: ORIGENS E FORMAÇÃO, IDENTIDADE E RENOVAÇÃO, RUPTURAS E REINTERPRETAÇÕES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) MODERNISMO: GERAÇÃO DE ORPHEU 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) MOVIMENTOS LITERÁRIOS: CARACTERÍSTIAS, OBRAS E AUTORES EXPRESSIVOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) PRODUÇÃO LITERÁRIA PORTUGUESA EM DIFERENTES CONTEXTOS HISTÓRICOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) RIMA, RITMO E MÉTRICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA APLICADA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 1 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
  • orientar alunos;
  • participar de atividades de qualificação profissional;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de avaliação;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • estimular senso crítico dos alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
  • elaborar exames para concursos;
  • prever recursos financeiros para pesquisa;
  • realizar discussões teórico-metodológicas;
  • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais;
  • promover intercâmbios científicos e culturais;
  • avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos;
  • avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos;
  • elaborar projetos;
  • discutir propostas curriculares;
  • supervisionar estágios;
  • coletar dados e materiais para pesquisa;
  • realizar estudos interdisciplinares;
  • organizar concursos acadêmicos e literários;
  • promover estudos inter e transdisciplinares;
  • planejar orçamento;
  • promover o estudo de textos;
  • participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • discutir resultados da produção discente;
  • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
  • participar da correção de exames;
  • relacionar teoria e prática;
  • demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
  • relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • elaborar tese de doutorado;
  • realizar atividades de editoração;
  • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
  • realizar atualização bibliográfica;
  • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
  • elaborar dissertação de mestrado;
  • orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização;
  • prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa;
  • atualizar conteúdos programáticos;
  • orientar dissertações de mestrado;
  • estruturar projetos pedagógicos na área;
  • demonstrar capacidade de interagir com outros;
  • preparar instrumentos de avaliação;
  • organizar antologias;
  • selecionar textos para estudo;
  • dar atendimento individual aos alunos;
  • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
  • distribuir disciplinas;
  • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos;
  • ministrar cursos de ensino a distância;
  • escrever verbetes;
  • orientar teses de doutorado;
  • preparar aulas;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de reflexão;
  • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
  • organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais;
  • participar de intercâmbios científicos e culturais;
  • promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens;
  • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
  • organizar edições didáticas de obras literárias;
  • programar atividades de pesquisa;
  • participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação;
  • participar da organização de bancas examinadoras;
  • demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza;
  • definir conteúdos programáticos;
  • elaborar material didático e paradidático;
  • organizar publicações científicas;
  • implementar grades curriculares;
  • participar de júri de premiação cultural;
  • analisar dados e materiais de pesquisa;
  • avaliar exame nacional de cursos;
  • elaborar relatórios e monografias;
  • discutir questões sociais e culturais, em classe;
  • apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais;
  • participar da avaliação do projeto pedagógico do curso;
  • realizar levantamento bibliográfico;
  • disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • elaborar dicionários e/ou sinalários;
  • elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas;
  • traduzir textos;
  • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
  • avaliar as necessidades dos alunos;
  • elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • realizar revisão de textos;
  • escrever textos relacionados a pesquisa;
  • organizar horários, cronogramas, etc;
  • elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos;
  • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
  • desenvolver atividades de pós-doutorado;
  • elaborar glossários;
  • avaliar desenvolvimento de alunos no curso;
  • programar o uso de equipamentos de apoio;
  • estabelecer critérios de avaliação;
  • articular conhecimento de diferentes áreas;
  • indicar bibliografia;
  • avaliar grade curricular;
  • analisar princípios metodológicos da área;
  • representar os pares em comissões externas a instituição;
  • montar equipe de pesquisa;
  • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
  • realizar palestras, conferências, etc;
  • participar de discussões sobre a área;
  • selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc;
  • elaborar críticas literárias;
  • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
  • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
  • preparar programas de cursos;
  • editar publicações científicas;
  • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
  • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
  • implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc.;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • sugerir traduções, publicações, etc, para editoras;
  • participar de colegiados;
  • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
  • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
  • participar da elaboração de propostas curriculares;
  • programar atividades de laboratório de língua e informática;
  • planejar grades curriculares;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-32

CBO 2346-32 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de literatura portuguesa que pertence ao grupo dos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2346-32 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234632 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 234632 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Professor de Literatura Portuguesa

Professor de Literatura Portuguesa: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Literatura Portuguesa CBO 2346-32 trabalhando no Brasil, ganha entre 13.438 e 45.170 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 93 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-32.