CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.

Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.

Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.

O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2345-20 deve produzir material de trabalho, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, avaliar o trabalho acadêmico científico, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, supervisionar formação pedagógica em estágios, demonstrar competências pessoais, participar de atividades administrativas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualizar-se na Área, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, participar de comissões, mapear campos para estágio, analisar pesquisas educacionais, orientar monitores, elaborar programas e cronogramas, discutir resultados de avaliação, avaliar material didático, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atuar no processo de seleção de alunos e professores, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, coordenar convênios, dialogar com as entidades representativas, programar cursos para atendimento a demandas externas, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, analisar os problemas da realidade brasileira, produzir transparências, dialogar com os professores da instituição, treinar auxiliares de pesquisa, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, planejar a produção de materiais didáticos, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, gerenciar projetos, exercer cargos de representação, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, prever fontes de financiamento, atender alunos, individualmente e em grupo, planejar projetos de extensão, avaliar planos de ação pedagógica, desenvolver atividades interativas, coordenar equipes de trabalho, participar de reuniões, dialogar com os alunos, avaliar trabalhos científicos, demonstrar postura crítica, demonstrar postura ética, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, prestar assessoria a órgãos públicos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, desenvolver propostas de avaliação, gerenciar convênios, orientar alunos sobre campos de estágio, participar de congressos e eventos científicos, produzir artigos para divulgação, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, participar de associações científicas, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, planejar estágios, sistematizar dados e materiais de pesquisa, produzir vídeos, coletar dados e materiais para pesquisa, organizar publicações, produzir textos para uso pedagógico, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, trabalhar com diferentes formas de interação humana, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, atuar em banca examinadora docente e discente, sistematizar conteúdos, preencher relatórios de atividades, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, atuar em projetos de extensão, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, estudar a legislação educacional, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, coordenar áreas, disciplinas e turmas, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, participar de associações de classe, divulgar resultados de pesquisas, avaliar cursos, exercer cargos de direção, coordenar grupos de pesquisa, avaliar currículos e propostas pedagógicas, sugerir composição de bancas examinadoras, mediar a relação do estagiário com a instituição, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., colaborar em comissões de avaliação, produzir cartazes, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, proferir palestras, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, planejar os ambientes de aprendizagem, redigir publicações científicas, avaliar projetos de pesquisa, avaliar projetos de extensão, coordenar projetos de extensão, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, coordenar reuniões, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, produzir instrumentos de avaliação, redigir relatórios de pesquisa, dominar a língua portuguesa, produzir planos de cursos e de aulas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, coordenar projetos pedagógicos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, atribuir notas e conceitos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, avaliar a própria prática de pesquisa, compromissar-se social e politicamente, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar currículos de alunos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, participar de atividades culturais, coordenar estágios, trabalhar em equipe, planejar projetos de intervenção pedagógica, planejar eventos e seminários, planejar aulas, estudar outros idiomas, realizar eventos, orientar alunos de iniciação científica, avaliar o desenvolvimento das aulas, atuar em debates, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, estudar diferentes formas de comunicação, planejar pesquisas, estudar propostas e políticas educacionais, estabelecer relações com os órgãos de fomento, elaborar pareceres, atuar em comissões editoriais, estudar a produção científica da área, coordenar pesquisas, realizar revisão da literatura na área, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, avaliar políticas educacionais, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, produzir hipertextos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, coordenar cursos, participar de colegiados, avaliar o desempenho dos alunos, organizar coletâneas, constituir grupos de pesquisa, coordenar eventos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, elaborar projetos de extensão, auto-avaliar-se.

Cargos e salários CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

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