CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Entenda o que fazem os professores na área de formação pedagógica do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de ensino superior na área de prática de ensino e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
 - Conhecimento
 - Habilidade
 - Atitude
 - Atuação
 - Funções
 
O Que Faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de Ensino Superior na Área de Pratica de Ensino planeja e executa a aplicação de métodos e técnicas de prática de ensino, em curso de licenciatura no nível superior. Presta orientações, ao aluno, para desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, incluindo uso de tecnologias educacionais e de diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas. Orienta o aluno na incorporação de espaços virtuais de aprendizagem e no uso de ferramentas digitais para aprimoramento da prática pedagógica. Indica, ao aluno, estratégias e recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2345-20
Ministra aulas sobre métodos e técnicas de prática de ensino.
Presta orientações, ao aluno, para o desenvolvimento, a execução, o acompanhamento e a avaliação de projetos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e de diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas.
Ensina, ao aluno, como utilizar diferentes espaços de aprendizagem - tais como laboratórios, espaços recreativos, planetários, museus, teatros, entre outros -, necessários ao pleno desenvolvimento das atividades escolares.
Orienta aluno no uso de ferramentas digitais – recursos digitais interativos (como jogos), realidade virtual, lousa digital, entre outras -, para aprimoramento da prática pedagógica. Incentiva a incorporação de espaços virtuais de aprendizagem na prática docente, desenvolvendo a habilidade de o estudante navegar no universo das informações digitais.
Atua para que o aluno demonstre, na ação docente, o respeito à diversidade e a valorização das diferenças étnico-racial, de gênero, religiosa, entre outras. Indica, ao aluno, estratégias e recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de estudantes.
Cria desafios e propõe questões para reflexão do aluno. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para adequar-se aos perfis dos estudantes, ajustar-se à mudança dos sistemas educacionais, e testar práticas inovadoras de ensino.
Coordena ações de formação pedagógica em estágios, estabelecendo parceria com escolas para assegurar o planejamento, a execução e a avaliação conjunta das atividades desenvolvidas pelo aluno. Supervisiona estágios, em que os alunos têm a oportunidade de vivenciar e analisar a complexidade das práticas escolares. Acompanha as atividades realizadas, avaliando relatório de cada aluno. Promove reunião de turma, com apresentação e análise das atividades realizadas em estágios, para troca de experiência em grupo e oportunidade para avaliação de práticas de ensino em diferentes contextos socioculturais. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as conclusões do grupo.
Durante reuniões, seminários e outras práticas, estimula o desenvolvimento de atitude crítica, autonomia, criatividade, capacidade de comunicação, atitude colaborativa em trabalho coletivo e interdisciplinar, e conduta ética.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Analisa e discute os resultados avaliativos com os alunos.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão na área de prática de ensino.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Pode prestar assessoria na área de prática de ensino às organizações governamentais e educacionais.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em práticas de ensino, estudando novas políticas educacionais e participando de congressos e outros eventos.
Planeja e desenvolve pesquisas, analisando diferentes temas, como parâmetros de qualidade dos programas e cursos destinados à formação dos profissionais do magistério. Publica resultados de pesquisas em revistas científicas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
 - Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
 - Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
 
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 3 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA PROFISSIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CULTURAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) ANÁLISE PSICOLÓGICA DO COTIDIANO ESCOLAR | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) CORRENTES PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XX | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DEMANDAS SOCIAIS, ESCOLAS E CURRÍCULO | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DOCÊNCIA E PRÁTICA DE ENSINO NO ENSINO SUPERIOR | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E CULTURA NO PENSAMENTO FILOSÓFICO | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FRACASSO ESCOLAR: QUESTÃO SOCIAL, QUESTÃO DE DIDÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PAPEL DO PROFESSOR, PAPEL DO ALUNO, RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO NAS DIVERSAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOGENÉTICAS E TEMÁTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) COORDENAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PRÁTICA DE ENSINO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA NA ÁREA DE PRÁTICA DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTÁGIOS E PROJETOS - ATIVIDADES PRÁTICAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNDAMENTOS DE PRÁTICA DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LABORATÓRIOS, CENTROS DE ESTUDO E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA NA ÁREA DE PRÁTICA DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MODALIDADES ORGANIZATIVAS DE CONTEÚDOS E ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS E EM EQUIPE | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS EM PRÁTICA DE ENSINO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO PERMANENTE | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL – FUNDAMENTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INFANTIL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO A DISTÂNCIA | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) INTERDISCIPLINARIDADE | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGENS | 4 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) HISTÓRIA DA ESCRITA E DA LEITURA NA ESCOLA PRIMÁRIA NO BRASIL | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM E CONHECIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 5 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | 
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
 - Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
 
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. | 
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 | 
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
 
| Categoria | Atitude | Imp. | 
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 | 
| SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 | 
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 | 
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 | 
Condições de Trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Supervisionar formação pedagógica em estágios;
 - Comunicar-se;
 - Coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
 - Participar de atividades administrativas;
 - Ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
 - Demonstrar competências pessoais;
 - Atualizar-se na Área;
 - Realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
 - Avaliar o trabalho acadêmico científico;
 - Planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
 - Produzir material de trabalho;
 - Prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
 - Orientar alunos;
 - Problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
 - Produzir planos de cursos e de aulas;
 - Estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
 - Planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
 - Participar de reuniões;
 - Ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
 - Promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
 - Analisar pesquisas educacionais;
 - Redigir relatórios de pesquisa;
 - Redigir publicações científicas;
 - Dialogar com os professores da instituição;
 - Avaliar currículos de alunos;
 - Produzir artigos para divulgação;
 - Avaliar cursos;
 - Atuar em banca examinadora docente e discente;
 - Orientar alunos sobre campos de estágio;
 - Produzir cartazes;
 - Planejar os ambientes de aprendizagem;
 - Organizar publicações;
 - Constituir grupos de pesquisa;
 - Coordenar pesquisas;
 - Sistematizar dados e materiais de pesquisa;
 - Estabelecer relações com os órgãos de fomento;
 - Produzir instrumentos de avaliação;
 - Estudar a legislação educacional;
 - Analisar dados e materiais de pesquisa;
 - Sugerir composição de bancas examinadoras;
 - Orientar alunos de iniciação científica;
 - Desenvolver atividades interativas;
 - Participar de atividades culturais;
 - Atuar em debates;
 - Atuar no processo de seleção de alunos e professores;
 - Estudar propostas e políticas educacionais;
 - Desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
 - Supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
 - Participar de associações científicas;
 - Coordenar projetos pedagógicos;
 - Dialogar com as entidades representativas;
 - Planejar pesquisas;
 - Orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
 - Proferir palestras;
 - Atender alunos, individualmente e em grupo;
 - Desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
 - Elaborar pareceres;
 - Coordenar equipes de trabalho;
 - Coordenar reuniões;
 - Problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
 - Produzir hipertextos;
 - Coordenar cursos;
 - Estudar outros idiomas;
 - Planejar estágios;
 - Realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc.;
 - Estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
 - Discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
 - Coletar dados e materiais para pesquisa;
 - Coordenar projetos de extensão;
 - Dominar a língua portuguesa;
 - Analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
 - Proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
 - Indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
 - Desenvolver propostas de avaliação;
 - Participar de congressos e eventos científicos;
 - Elaborar programas e cronogramas;
 - Elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
 - Gerenciar convênios;
 - Realizar eventos;
 - Discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
 - Exercer cargos de representação;
 - Realizar revisão da literatura na área;
 - Dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
 - Participar de comissões;
 - Avaliar projetos de extensão;
 - Estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
 - Acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
 - Estudar a produção científica da área;
 - Coordenar estágios;
 - Prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
 - Estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
 - Orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
 - Planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
 - Atribuir notas e conceitos;
 - Avaliar o desenvolvimento das aulas;
 - Orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
 - Produzir vídeos;
 - Organizar coletâneas;
 - Produzir textos para uso pedagógico;
 - Trabalhar em equipe;
 - Colaborar em comissões de avaliação;
 - Treinar auxiliares de pesquisa;
 - Avaliar a própria prática de pesquisa;
 - Avaliar políticas educacionais;
 - Desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos;
 - Avaliar projetos de pesquisa;
 - Avaliar material didático;
 - Auto-avaliar-se;
 - Integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
 - Prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
 - Coordenar eventos;
 - Avaliar currículos e propostas pedagógicas;
 - Sistematizar conteúdos;
 - Supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não;
 - Mapear campos para estágio;
 - Avaliar trabalhos científicos;
 - Atuar em comissões editoriais;
 - Elaborar projetos de extensão;
 - Prever fontes de financiamento;
 - Analisar os problemas da realidade brasileira;
 - Orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
 - Avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
 - Demonstrar postura ética;
 - Prestar assessoria a órgãos públicos;
 - Coordenar convênios;
 - Divulgar resultados de pesquisas;
 - Participar de colegiados;
 - Ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
 - Utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
 - Orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
 - Gerenciar projetos;
 - Compromissar-se social e politicamente;
 - Orientar monitores;
 - Coordenar grupos de pesquisa;
 - Planejar a produção de materiais didáticos;
 - Estudar a constituição de profissões no campo educacional;
 - Planejar eventos e seminários;
 - Demonstrar postura crítica;
 - Avaliar planos de ação pedagógica;
 - Programar cursos para atendimento a demandas externas;
 - Coordenar áreas, disciplinas e turmas;
 - Produzir transparências;
 - Planejar projetos de intervenção pedagógica;
 - Preencher relatórios de atividades;
 - Trabalhar com diferentes formas de interação humana;
 - Supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
 - Integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
 - Discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
 - Estudar diferentes formas de comunicação;
 - Discutir resultados de avaliação;
 - Participar de associações de classe;
 - Planejar projetos de extensão;
 - Exercer cargos de direção;
 - Planejar aulas;
 - Avaliar o desempenho dos alunos;
 - Mediar a relação do estagiário com a instituição;
 - Dialogar com os alunos;
 - Atuar em projetos de extensão;
 
Profissões da Família Ocupacional
- Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional
 - Professor Universitário na Área de Orientação Educacional
 - Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional
 - Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa
 - Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação
 - Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior)
 - Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação
 - Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional
 - Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino
 - Professor de Ensino Superior na Área de Estágio Supervisionado
 
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de ensino superior na área de prática de ensino que pertence ao grupo dos professores na área de formação pedagógica do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
 - 
										
- Profissionais do ensino
 
 - 
										
- 
											
- Professores do ensino superior
 
 
 - 
											
 - 
										
- 
											
- 
												
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
 
 
 - 
												
 
 - 
											
 
