CBO 2345-10 - Professor de ensino superior na área de orientação educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional CBO 2345-10 Ministra aulas, ensinando princípios e métodos, planejamento, coordenação, implantação e funcionamento dos serviços de orientação educacional e profissional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem na formação de profissionais, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e conteúdo.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2345-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
O que faz um Professor de ensino superior na área de orientação educacional
O Professor de ensino superior na área de orientação educacional CBO 2345-10 planeja aulas, atividades, programas e cronogramas, referentes a práticas e teorias de orientação educacional e profissional Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades Orienta alunos para a prática referente à promoção de ajustamento pessoal, social, educacional e profissional para elaboração de planos e projetos, considerando a inclusão de valores e do pensamento reflexivo de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações de ensino híbrido.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-10 deve produzir material de trabalho, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, supervisionar formação pedagógica em estágios, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientar alunos, atualizar-se na Área, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, participar de atividades administrativas, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-10
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de orientação educacional CBO 2345-10
Um Professor de ensino superior na área de orientação educacional (ou sinônimo) deve redigir relatórios de pesquisa, proferir palestras, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, estudar propostas e políticas educacionais, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, planejar estágios, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, atender alunos, individualmente e em grupo, atuar em debates, preencher relatórios de atividades, produzir instrumentos de avaliação, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, dialogar com os alunos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, avaliar planos de ação pedagógica, participar de congressos e eventos científicos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, avaliar políticas educacionais, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, orientar monitores, organizar publicações, sistematizar dados e materiais de pesquisa, planejar pesquisas, dialogar com as entidades representativas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, mapear campos para estágio, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, avaliar a própria prática de pesquisa, planejar projetos de intervenção pedagógica, atuar em comissões editoriais, divulgar resultados de pesquisas, estudar a produção científica da área, coordenar estágios, analisar dados e materiais de pesquisa, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, avaliar projetos de extensão, coordenar projetos de extensão, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, orientar alunos sobre campos de estágio, constituir grupos de pesquisa, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, gerenciar convênios, trabalhar em equipe, prever fontes de financiamento, participar de associações científicas, demonstrar postura crítica, atribuir notas e conceitos, dominar a língua portuguesa, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, planejar os ambientes de aprendizagem, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, colaborar em comissões de avaliação, avaliar trabalhos científicos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, coletar dados e materiais para pesquisa, sugerir composição de bancas examinadoras, avaliar material didático, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, elaborar programas e cronogramas, estudar diferentes formas de comunicação, avaliar currículos de alunos, avaliar o desenvolvimento das aulas, coordenar eventos, demonstrar postura ética, estudar outros idiomas, coordenar cursos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, planejar eventos e seminários, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, programar cursos para atendimento a demandas externas, coordenar equipes de trabalho, produzir transparências, estudar a legislação educacional, elaborar pareceres, realizar eventos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, treinar auxiliares de pesquisa, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir vídeos, exercer cargos de representação, planejar aulas, sistematizar conteúdos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, participar de colegiados, avaliar currículos e propostas pedagógicas, atuar em banca examinadora docente e discente, produzir cartazes, coordenar grupos de pesquisa, discutir resultados de avaliação, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, produzir textos para uso pedagógico, gerenciar projetos, compromissar-se social e politicamente, mediar a relação do estagiário com a instituição, avaliar o desempenho dos alunos, desenvolver propostas de avaliação, planejar projetos de extensão, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, analisar os problemas da realidade brasileira, coordenar projetos pedagógicos, atuar em projetos de extensão, analisar pesquisas educacionais, participar de associações de classe, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, desenvolver atividades interativas, prestar assessoria a órgãos públicos, produzir artigos para divulgação, produzir hipertextos, avaliar projetos de pesquisa, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, auto-avaliar-se, coordenar pesquisas, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, participar de atividades culturais, avaliar cursos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, exercer cargos de direção, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., trabalhar com diferentes formas de interação humana, organizar coletâneas, orientar alunos de iniciação científica, coordenar convênios, participar de comissões, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, planejar a produção de materiais didáticos, realizar revisão da literatura na área, dialogar com os professores da instituição, produzir planos de cursos e de aulas, elaborar projetos de extensão, redigir publicações científicas, participar de reuniões, coordenar reuniões.