CBO 2344-40 - Professor de medicina veterinária - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de medicina veterinária CBO 2344-40 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de doenças e lesões de animais, defesa sanitária animal, clínica veterinária, produção industrial, tecnologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, entre outros da área de medicina veterinária do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de medicina veterinária, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
O que faz um Professor de medicina veterinária
O Professor de medicina veterinária CBO 2344-40 planeja cursos na área de medicina veterinária, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de doenças e lesões de animais, defesa sanitária animal, clínica veterinária, produção industrial, tecnologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, entre outros da área de medicina veterinária Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação.
Aplica avaliação Corrige provas e trabalhos acadêmicos.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da medicina veterinária, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados.
Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente.
Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de medicina veterinária, junto à comunidade Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas, fazendas relacionadas às universidades e biotérios.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-40 deve divulgar produção acadêmica, planejar cursos, comunicar-se, ministrar atividades didáticas, preparar aulas teóricas e práticas, realizar atividades de extensão, avaliar alunos, disciplinas e cursos, orientar alunos, participar da administração universitária, demonstrar competências pessoais, desenvolver pesquisas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-40
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de medicina veterinária CBO 2344-40
Um Professor de medicina veterinária (ou sinônimo) deve integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, analisar dados, estabelecer número de vagas, coordenar seminários e grupos de discussão, executar consultoria ad hoc, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, obter financiamento para publicação, elaborar ementas, captar recursos materiais e financeiros, selecionar metodologia de ensino, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, coordenar disciplinas, coordenar eventos científicos, estimular desenvolvimento de conduta ética, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, ter visão global, gerenciar recursos das pesquisas, preparar material didático, participar de comissões, agir com disciplina, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, interpretar mensagens orais - compreensão oral, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, supervisionar estágios curriculares, implementar ações educativas e preventivas, revisar literatura, propor alterações em estrutura curricular, coordenar implantação de cursos, redigir boletins, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, coletar dados, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, treinar equipe de pesquisa, partilhar conhecimento, definir perfil de profissisonal de conclusão, propor convênios, participar de bancas de concursos, definir critérios e calendário de avaliação, definir elenco de disciplinas, participar de eventos científicos, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, analisar processo de avaliação, registrar resultados de avaliações, definir políticas acadêmicas, orientar percurso acadêmico do aluno, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, preparar documentação científica, trabalhar em grupo, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, estimular atitude crítica, elaborar projetos, definir objetivos de cursos, divulgar resultados de avaliação, preparar avaliações, elaborar proposta de criação de curso, demonstrar capacidade de análise, orientar elaboração de projetos e textos científicos, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, demonstrar capacidade de organização, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, instruir alunos na formação de atitudes, desenvolver equipamentos e materiais, expressar-se oralmente, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, registrar freqüência de aluno, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, integrar corpo editorial de revistas, compor apresentação final de publicações, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, definir bibliografia, supervisionar experimentos, coordenar projetos institucionais, agir com senso crítico, oferecer cursos, coordenar missões científicas, presidir órgãos colegiados, constituir corpo docente, demonstrar criatividade, elaborar cronograma de atividades, coordenar pesquisa, estabelecer intercâmbio científico, adaptar equipamentos e materiais, ministrar atividades de campo, atualizar literatura, selecionar conteúdo, integrar direção de associações científicas e profissionais, submeter textos para publicação, proferir palestras e conferências, estimular realização de trabalhos em grupo, orientar execução de tarefas, expressar-se por escrito, chefiar departamento, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, preparar apresentação de resultados, participar de órgãos colegiados, identificar demanda de mercado, ministrar aulas práticas, estimular auto-aprendizado, revisar textos, corrigir trabalhos acadêmicos, discutir avaliação com aluno, demonstrar capacidade de motivação, elaborar pareceres diversos, instruir alunos em técnicas especiais, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, identificar pré-requisitos, conceder entrevistas a mídia, liderar pessoas, constituir equipe de pesquisa, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, prestar assessorias e consultorias, argumentar com clareza e consistência, ministrar aulas expositivas, definir carga horária, revisar avaliações, esclarecer dúvidas, estabelecer metodologia de pesquisa, demonstrar capacidade de síntese.