CBO 2344-25 - Professor de fisioterapia
Entenda o que fazem os professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de fisioterapia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de fisioterapia
Planeja e executa processo de ensino de fisioterapia em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre movimento e funcionalidade de órgãos e sistemas do corpo humano. Presta orientações, a alunos, relacionadas às práticas de fisioterapia em saúde coletiva, às ações educativas, às atividades esportivas, e à gestão de serviços de saúde. Supervisiona desenvolvimento de projetos por grupos de alunos. Coordena reunião de alunos para análise de estudos na área de saúde. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ministra aulas sobre o movimento e a funcionalidade de órgãos e sistemas do corpo humano, abordando anatomia humana, cinesioterapia, bioética, entre outros tópicos. Promove atividades de ensino relacionadas às etapas de atendimento aos pacientes, demonstrando processo de acolhimento, avaliação fisioterapêutica, seleção de exames complementares para auxiliar no diagnóstico fisioterapêutico e na tomada de decisões clínicas, análise do tratamento fisioterapêutico mais adequado, execução do tratamento, reavaliação do paciente, e condições para processo de alta. Presta orientações aos alunos em relação às práticas de fisioterapia em saúde coletiva - tais como fisioterapia do trabalho e ações básicas de saúde -, às ações educativas, às atividades na área de esporte, e à gestão de sistemas e serviços de saúde. Esclarece dúvidas sobre emissão de laudos, atestados e pareceres referentes à condição clínica de paciente.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para conhecer e utilizar novas tecnologias, acompanhando a evolução na área da saúde.
Supervisiona grupos de alunos no desenvolvimento de projetos, como o de atuação preventiva em fisioterapia, levantando rotina e hábitos de indivíduos, para propor exercícios respiratórios, alongamento corporal e outros procedimentos. Acompanha o processo de elaboração do projeto de cada grupo. Estimula desenvolvimento de raciocínio lógico, visão humanista, atitude crítica, interação de grupo e conduta ética, durante a elaboração de projetos.
Coordena reunião de grupos de alunos para análise dos diversos estudos realizados na área da saúde, como a importância da atuação em equipes multiprofissionais e interdisciplinares para proporcionar recuperação da saúde de pessoas. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as conclusões das análises.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais.
Supervisiona estágios em hospitais e em outras unidades de saúde. Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.
Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em fisioterapia, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de eventos.
Planeja e desenvolve pesquisas em fisioterapia, abordando diferentes temas, como o desenvolvimento e a experimentação de novos métodos de avaliação do movimento, da postura e de alterações biomecânicas, após a ocorrência de determinadas doenças. Publica resultados de pesquisas em revistas científicas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÕES INTERATIVAS E NÃO INTERATIVAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA HUMANA E BIOLOGIA TECIDUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA HUMANA E MÉDICA) GENÉTICA APLICADA À FISIOTERAPIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | NEUROFISIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA APLICADA À FISIOTERAPIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA GERAL) FARMACOLOGIA BÁSICA PARA FISIOTERAPIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ORTOPEDIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) FUNDAMENTOS DE PRÁTICA EM FISIOTERAPIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NEUROLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) SAÚDE E CIDADANIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | FISIOTERAPIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) CINESIOTERAPIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) FISIOTERAPIA EM DERMATOFUNCIONAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) FISIOTERAPIA EM DISFUNÇÕES CARDIOVASCULARES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES RESPIRATÓRIAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) FISIOTERAPIA PREVENTIVA E ERGONOMIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) LABORATÓRIOS, UNIDADES CLÍNICAS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA EM FISIOTERAPIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À FISIOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) PRÁTICAS DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) PRÓTESES, ÓRTESES E TECNOLOGIA ASSISTIVA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) TÉCNICAS FISIOTERAPÊUTICAS DERMATOFUNCIONAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) TÉCNICAS FISIOTERAPÊUTICAS PARA DISTÚRBIOS MUSCULOESQUELÉTICOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) TÉCNICAS FISIOTERAPÊUTICAS PARA DISTÚRBIOS VASCULARES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) TÉCNICAS FISIOTERAPÊUTICAS URO-OBSTETRA-GINECOLÓGICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) TERAPIA MANUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM FISIOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | NEUROLOGIA, ELETROFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) DESENVOLVIMENTO MOTOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM FISIOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) NORMA BRASILEIRA PARA ELABORAÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 4 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 5 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PESQUISAS, ESTUDOS E PROJETOS DE ÁREAS AVANÇADAS OU DE FRONTEIRA EM FISIOTERAPIA | 3 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 5 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- ministrar atividades didáticas;
- participar da administração universitária;
- avaliar alunos, disciplinas e cursos;
- divulgar produção acadêmica;
- comunicar-se;
- desenvolver pesquisas;
- orientar alunos;
- realizar atividades de extensão;
- planejar cursos;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar execução de tarefas;
- produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
- definir bibliografia;
- integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino;
- expressar-se oralmente;
- prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
- preparar apresentação de resultados;
- desenvolver equipamentos e materiais;
- supervisionar experimentos;
- preparar avaliações;
- participar de órgãos colegiados;
- demonstrar criatividade;
- revisar textos;
- liderar pessoas;
- conceder entrevistas a mídia;
- oferecer cursos;
- propor convênios;
- participar de eventos científicos;
- preparar documentação científica;
- orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
- atualizar literatura;
- instruir alunos na formação de atitudes;
- executar consultoria ad hoc;
- registrar resultados de avaliações;
- definir políticas acadêmicas;
- constituir equipe de pesquisa;
- propor alterações em estrutura curricular;
- redigir boletins;
- participar de comissões;
- defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
- estabelecer metodologia de pesquisa;
- selecionar conteúdo;
- gerenciar recursos das pesquisas;
- coordenar eventos científicos;
- esclarecer dúvidas;
- coletar dados;
- preparar material didático;
- integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
- compor apresentação final de publicações;
- analisar processo de avaliação;
- selecionar metodologia de ensino;
- implementar ações educativas e preventivas;
- ministrar aulas práticas;
- orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
- estimular desenvolvimento de conduta ética;
- agir com senso crítico;
- elaborar cronograma de atividades;
- submeter textos para publicação;
- orientar percurso acadêmico do aluno;
- prestar assessorias e consultorias;
- demonstrar capacidade de análise;
- expressar-se por escrito;
- argumentar com clareza e consistência;
- coordenar projetos institucionais;
- estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
- redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
- estimular realização de trabalhos em grupo;
- orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
- coordenar seminários e grupos de discussão;
- estabelecer número de vagas;
- ministrar atividades de campo;
- discutir avaliação com aluno;
- trabalhar em grupo;
- participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise;
- definir carga horária;
- coordenar pesquisa;
- integrar corpo editorial de revistas;
- definir objetivos de cursos;
- participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
- ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
- partilhar conhecimento;
- constituir corpo docente;
- demonstrar capacidade de síntese;
- identificar pré-requisitos;
- revisar literatura;
- identificar demanda de mercado;
- adaptar equipamentos e materiais;
- coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
- definir elenco de disciplinas;
- proferir palestras e conferências;
- demonstrar capacidade de motivação;
- elaborar pareceres diversos;
- captar recursos materiais e financeiros;
- interpretar mensagens orais - compreensão oral;
- supervisionar estágios curriculares;
- registrar freqüência de aluno;
- analisar dados;
- elaborar ementas;
- treinar equipe de pesquisa;
- estimular atitude crítica;
- elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
- integrar direção de associações científicas e profissionais;
- agir com disciplina;
- instruir alunos em técnicas especiais;
- interpretar mensagens escritas - compreensão escrita;
- revisar avaliações;
- ter visão global;
- difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade;
- elaborar projetos;
- definir critérios e calendário de avaliação;
- definir perfil de profissisonal de conclusão;
- orientar elaboração de projetos e textos científicos;
- divulgar resultados de avaliação;
- orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
- obter financiamento para publicação;
- estimular auto-aprendizado;
- coordenar disciplinas;
- elaborar proposta de criação de curso;
- corrigir trabalhos acadêmicos;
- estabelecer intercâmbio científico;
- participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
- ministrar aulas expositivas;
- participar de bancas de concursos;
- demonstrar capacidade de organização;
- organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
- providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
- chefiar departamento;
- presidir órgãos colegiados;
- coordenar implantação de cursos;
- redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-25
CBO 2344-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de fisioterapia que pertence ao grupo dos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2344-25 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234425 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2344-25 | Professor de Fisioterapia | Brasil | 27h | 202 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |