CBO 2344-15 - Professor de enfermagem do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de enfermagem do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de enfermagem do ensino superior
O Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 planeja cursos na área de enfermagem, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem Realiza demonstração sobre atendimento ao paciente em unidades clínicas de hospitais.
Supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais de enfermagem Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras situações Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos, instrumentos e materiais.
Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas Estimula o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação.
Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação.
Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da enfermagem, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe.
Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais.
Analisa dados e prepara apresentação de resultados Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências.
Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de enfermagem Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Coordena cursos e programas, articulando ações com universidades, clínicas, hospitais, agências de saúde e outras partes interessadas Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-15 deve realizar atividades de extensão, ministrar atividades didáticas, participar da administração universitária, comunicar-se, desenvolver pesquisas, demonstrar competências pessoais, divulgar produção acadêmica, preparar aulas teóricas e práticas, orientar alunos, planejar cursos, avaliar alunos, disciplinas e cursos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15
Um Professor de enfermagem do ensino superior (ou sinônimo) deve defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, elaborar pareceres diversos, coordenar eventos científicos, treinar equipe de pesquisa, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, coordenar implantação de cursos, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, redigir boletins, coordenar disciplinas, participar de comissões, demonstrar capacidade de síntese, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, liderar pessoas, gerenciar recursos das pesquisas, ministrar atividades de campo, registrar resultados de avaliações, conceder entrevistas a mídia, atualizar literatura, oferecer cursos, definir carga horária, proferir palestras e conferências, ministrar aulas expositivas, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, partilhar conhecimento, divulgar resultados de avaliação, compor apresentação final de publicações, presidir órgãos colegiados, esclarecer dúvidas, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, analisar dados, estabelecer intercâmbio científico, elaborar proposta de criação de curso, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, participar de bancas de concursos, coordenar pesquisa, demonstrar criatividade, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, estimular desenvolvimento de conduta ética, ter visão global, integrar corpo editorial de revistas, demonstrar capacidade de organização, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, supervisionar estágios curriculares, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, prestar assessorias e consultorias, executar consultoria ad hoc, argumentar com clareza e consistência, constituir equipe de pesquisa, definir elenco de disciplinas, preparar documentação científica, instruir alunos em técnicas especiais, interpretar mensagens orais - compreensão oral, analisar processo de avaliação, selecionar conteúdo, estimular auto-aprendizado, preparar material didático, instruir alunos na formação de atitudes, identificar pré-requisitos, participar de órgãos colegiados, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, chefiar departamento, preparar apresentação de resultados, participar de eventos científicos, orientar elaboração de projetos e textos científicos, orientar percurso acadêmico do aluno, preparar avaliações, elaborar projetos, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, ministrar aulas práticas, propor convênios, definir objetivos de cursos, revisar literatura, propor alterações em estrutura curricular, orientar execução de tarefas, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, estabelecer metodologia de pesquisa, corrigir trabalhos acadêmicos, definir políticas acadêmicas, captar recursos materiais e financeiros, coletar dados, revisar textos, trabalhar em grupo, definir perfil de profissisonal de conclusão, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, constituir corpo docente, revisar avaliações, estabelecer número de vagas, agir com senso crítico, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, estimular atitude crítica, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, implementar ações educativas e preventivas, submeter textos para publicação, coordenar projetos institucionais, discutir avaliação com aluno, demonstrar capacidade de motivação, integrar direção de associações científicas e profissionais, definir bibliografia, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, adaptar equipamentos e materiais, coordenar missões científicas, expressar-se oralmente, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, estimular realização de trabalhos em grupo, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, desenvolver equipamentos e materiais, selecionar metodologia de ensino, elaborar ementas, expressar-se por escrito, coordenar seminários e grupos de discussão, demonstrar capacidade de análise, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, identificar demanda de mercado, definir critérios e calendário de avaliação, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, obter financiamento para publicação, supervisionar experimentos, registrar freqüência de aluno, agir com disciplina, elaborar cronograma de atividades.