CBO 2331-20 - Professor de técnicas comerciais e secretariais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais CBO 2331-20 Ministra aulas de técnicas comerciais e secretariais no ensino profissional, atuando em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização e de rotinas de secretaria.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2331-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de técnicas comerciais e secretariais
O Professor de técnicas comerciais e secretariais CBO 2331-20 planeja o ensino de técnicas comerciais e secretariais, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e particularidades dos processos administrativos, dos diversificados locais de atuação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas comerciais e secretariais no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão e de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas comerciais e secretariais, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos de comercialização e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas e procedimentos comerciais e secretariais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais e secretariais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos oficiais, em linguagem padrão e técnica, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, e de materiais, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização, contabilidade, logística.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais e secretariais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-20 deve demonstrar competências pessoais, produzir registros escritos e gráficos, trabalhar com higiene e segurança, desenvolver recursos didáticos, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, promover educação ambiental, comunicar-se, planejar o trabalho docente, ensinar, avaliar a aprendizagem e o ensino, pesquisar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-20
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas comerciais e secretariais CBO 2331-20
Um Professor de técnicas comerciais e secretariais (ou sinônimo) deve encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, tomar parte em colegiados, integrar bancas de diversas naturezas, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, desenvolver aplicativos educacionais, estimular a busca de conhecimento, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, orientar projetos de pesquisa, apresentar esquemas e painéis explicativos, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, avaliar relatórios de estágios, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, gerar produtos e projetos, redigir o plano de ensino, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, prever a manutenção de equipamentos e instalações, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, contextualizar continuamente os conteúdos, definir metodologias de mediação de aprendizagem, selecionar material didático e bibliográfico, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, explicar conceitos e princípios, demonstrar capacidade de mudança, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, tomar parte em bancas de concursos internos, exercer atividades de coordenação e gestão, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, aplicar instrumentos de avaliação, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, participar de intercâmbios culturais, respeitar as diferenças e diversidades, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, exercer liderança cooperativa, consultar diferentes fontes de informação, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, elaborar material didático impresso, trabalhar em equipe, registrar ocorrências de diferentes naturezas, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, definir o perfil profissional pretendido, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, compor instrumentos de avaliação, produzir laudos técnicos, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, implementar orientações técnicas para a comunidade, realizar consultorias técnicas, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, participar do planejamento de horários e calendário escolar, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, tomar parte em comissões de diversas naturezas, estagiar em instituições, ministrar aulas teórico-práticas, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, encaminhar registros para as autoridades competentes, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, conceber provas para processos seletivos, assessorar a própria instituição, divulgar propostas de trabalho e convênios, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, proferir palestras e conferências, propor a aquisição de equipamentos de segurança, assessorar tecnicamente instituições, orientar para a classificação e destinação do lixo, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, aplicar provas em processo seletivos, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, produzir relatórios, realizar parcerias, demonstrar ética profissional, participar do planejamento do curso, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, divulgar trabalhos da área profissional, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, divulgar o trabalho da escola, ministrar cursos de formação e extensão, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, definir atividades e cronograma, fomentar ações de preservação ambiental, analisar e resolver problemas, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, realizar demonstrações teórico-práticas, selecionar conteúdos, preencher fichas de estágios, participar de atividades culturais e de lazer, demonstrar curiosidade intelectual, encaminhar alunos para estágios profissionais, preencher requisição de serviços materiais, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, realizar certificação e qualificação, assessorar tecnicamente a comunidade, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, desenvolver recursos audio-visuais, integrar continuamente teoria e prática, executar pesquisas, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, demonstrar motivação, preencher diários de classe, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, coordenar processos de seleção, vistoriar os equipamentos e instalações, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, participar de grupos de estudo e de pesquisa, preparar as aulas, avaliar o desempenho de alunos em estágios, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, corrigir provas para processos seletivos, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, orientar os alunos para procura de informações específicas, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, demonstrar flexibilidade, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente.