CBO 2331-10 - Professor de desenho técnico

Entenda o que fazem os professores do ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de desenho técnico e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de desenho técnico

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador. Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações. Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial. Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho. Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional. Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.

Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA ALGÉBRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA DIFERENCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TOPOLOGIA ALGÉBRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA FÍSICA MATEMÁTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA AO DESENHO TÉCNICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) SISTEMA INTENACIONAL DE MEDIDAS - SI 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) UNIDADES DE MEDIDA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SOFTWARE BÁSICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - CAD-CAM 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) TEORIAS DA ARTE E DA COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO VISUAL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DO ENSINO DA ARTE 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL PROGRAMAÇÃO VISUAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL PROGRAMAÇÃO VISUAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL PROGRAMAÇÃO VISUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (PROGRAMAÇÃO VISUAL) FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) AMBIENTES CAD, BIM E DESENHO PARAMÉTRICO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) APLICAÇÃO DE EFEITOS DE LUZ E SOMBRA, TRAMAS E TEXTURAS NO DESENHO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) CALIGRAFIA TÉCNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) DESENHO DE OBSERVAÇÃO: CONTORNOS E LINHAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) DESENHO EM 2D E 3D 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) DESENHO TÉCNICO E DE FIGURAS PLANAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) FIGURAS PLANAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) FUNDAMENTOS DE DESENHO GEOMÉTRICO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) FUNDAMENTOS DE DESIGN DE PRODUTOS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) HISTÓRIA DO DESIGN 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) INSTRUMENTOS E MATERIAIS DE DESENHO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) NORMATIZAÇÃO E NORMAS BRASILEIRAS DE DESENHO TÉCNICO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) OBJETOS TRIDIMENSIONAIS E PERSPECTIVAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) PERSPECTIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) PERSPECTIVA CÔNICA, CAVALEIRA E ISOMÉTRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) PLANICIDADE, PARALELISMO, PERPENDICULARISMO, PROPORÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) PLANTAS E LEIAUTES 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) PONTO DE FUGA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) PROCESSOS PROJETUAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) PROJEÇÃO ORTOGONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) PROTOTIPAGEM EM 3D 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) REPRESENTAÇÃO E EXPRESSÃO GRÁFICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) SÓLIDOS GEOMÉTRICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) TECNOLOGIA ESPECÍFICA APLICADA AO DESENHO TÉCNICO DE PRODUTO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) TEORIA DAS IMAGENS TÉCNICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) VISTAS, CORTES, ESCALAS E COTAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DESENHO INDUSTRIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO INDUSTRIAL) LABORATÓRIO DE DESENHO E DESIGN DE PRODUTOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE DESENHO TÉCNICO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DESENHO 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS E DESENHOS DE PRODUTOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 0
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • comunicar-se;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • pesquisar;
  • planejar o trabalho docente;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • promover educação ambiental;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • selecionar material didático e bibliográfico;
  • encaminhar alunos para estágios profissionais;
  • assessorar a própria instituição;
  • trabalhar em equipe;
  • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
  • corrigir provas para processos seletivos;
  • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
  • realizar consultorias técnicas;
  • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
  • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
  • exercer liderança cooperativa;
  • vistoriar os equipamentos e instalações;
  • preencher diários de classe;
  • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
  • gerar produtos e projetos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • ministrar cursos de formação e extensão;
  • estagiar em instituições;
  • assessorar tecnicamente a comunidade;
  • respeitar as diferenças e diversidades;
  • preencher fichas de estágios;
  • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
  • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
  • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
  • definir atividades e cronograma;
  • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
  • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
  • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
  • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
  • proferir palestras e conferências;
  • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
  • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade;
  • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
  • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
  • consultar diferentes fontes de informação;
  • apresentar esquemas e painéis explicativos;
  • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
  • desenvolver recursos audio-visuais;
  • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
  • demonstrar capacidade de mudança;
  • orientar projetos de pesquisa;
  • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
  • implementar orientações técnicas para a comunidade;
  • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
  • realizar parcerias;
  • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
  • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
  • tomar parte em colegiados;
  • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
  • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
  • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
  • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
  • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
  • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
  • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
  • integrar bancas de diversas naturezas;
  • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
  • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
  • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
  • orientar para a classificação e destinação do lixo;
  • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
  • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
  • conceber provas para processos seletivos;
  • participar de intercâmbios culturais;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • preparar as aulas;
  • exercer atividades de coordenação e gestão;
  • selecionar conteúdos;
  • elaborar material didático impresso;
  • tomar parte em bancas de concursos internos;
  • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
  • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
  • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
  • participar do planejamento do curso;
  • assessorar tecnicamente instituições;
  • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
  • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
  • produzir relatórios;
  • desenvolver aplicativos educacionais;
  • informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente;
  • contextualizar continuamente os conteúdos;
  • definir o perfil profissional pretendido;
  • aplicar provas em processo seletivos;
  • redigir o plano de ensino;
  • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
  • participar de atividades culturais e de lazer;
  • analisar e resolver problemas;
  • avaliar relatórios de estágios;
  • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
  • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
  • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
  • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
  • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
  • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
  • coordenar processos de seleção;
  • divulgar propostas de trabalho e convênios;
  • ministrar aulas teórico-práticas;
  • explicar conceitos e princípios;
  • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
  • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
  • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
  • demonstrar curiosidade intelectual;
  • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
  • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
  • divulgar trabalhos da área profissional;
  • produzir laudos técnicos;
  • preencher requisição de serviços materiais;
  • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
  • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
  • estimular a busca de conhecimento;
  • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
  • executar pesquisas;
  • fomentar ações de preservação ambiental;
  • demonstrar ética profissional;
  • encaminhar registros para as autoridades competentes;
  • demonstrar motivação;
  • divulgar o trabalho da escola;
  • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
  • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
  • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
  • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
  • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
  • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
  • realizar certificação e qualificação;
  • realizar demonstrações teórico-práticas;
  • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
  • compor instrumentos de avaliação;
  • orientar os alunos para procura de informações específicas;
  • integrar continuamente teoria e prática;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-10

CBO 2331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de desenho técnico que pertence ao grupo dos professores do ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos e salários CBO 2331-10 - Professores do ensino profissional

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 233110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores do ensino profissional em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2331-10 Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio Brasil 30h 361
2331-10 Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio Fortaleza, CE 28h 122
2331-10 Professor de Desenho Técnico Brasil 30h 361

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial