CBO 2331-05 - Professor da área de meio ambiente - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor da área de meio ambiente CBO 2331-05 Ministra aulas da área de meio ambiente no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias, métodos, técnicas e processos de proteção, preservação e recuperação do ecossistema Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas no que tange a fontes e recursos naturais, emissão de resíduos, poluição, biodiversidade, legislação e impactos ambientais, reúso e reciclagem.
Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, segundo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2331-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor da área de meio ambiente, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor da área de meio ambiente
O Professor da área de meio ambiente CBO 2331-05 planeja o ensino de educação ambiental, delimita extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as circunstâncias de preservação e proteção ao meio ambiente, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de educação ambiental no ensino profissional, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas e fundamentos da área de meio ambiente, por meio de teorias e práticas de métodos e processos de proteção, preservação e recuperação do ecossistema, considerando aspectos referentes a fontes e recursos naturais, emissão de resíduos, poluição, biodiversidade, legislação e impactos ambientais, reciclagem, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com os demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de preservação, proteção e recuperação ambiental, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitam compreender, analisar e aplicar processos de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente, tais como reflorestamento, rotação de cultura, barreiras de contenção, fontes de poluição, redução do uso de matérias-primas, uso de energias renováveis, respeito à biodiversidade, reúso e reciclagem, preservação e exploração de recursos hídricos, tratamento de poluentes, preservação de matas, de espécies animais, vegetais e minerais, minimização de impactos ambientais, sustentabilidade ambiental.
Promove a educação integral dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes de educação ambiental Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-05 deve promover educação ambiental, pesquisar, demonstrar competências pessoais, trabalhar com higiene e segurança, ensinar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-05
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor da área de meio ambiente CBO 2331-05
Um Professor da área de meio ambiente (ou sinônimo) deve executar pesquisas, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, orientar os alunos para procura de informações específicas, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, respeitar as diferenças e diversidades, realizar demonstrações teórico-práticas, integrar continuamente teoria e prática, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, exercer atividades de coordenação e gestão, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, exercer liderança cooperativa, participar de atividades culturais e de lazer, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, participar de intercâmbios culturais, analisar e resolver problemas, demonstrar capacidade de mudança, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, estimular a busca de conhecimento, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, tomar parte em colegiados, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, tomar parte em bancas de concursos internos, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, estagiar em instituições, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, demonstrar flexibilidade, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, tomar parte em comissões de diversas naturezas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, participar de grupos de estudo e de pesquisa, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, demonstrar ética profissional, ministrar aulas teórico-práticas, trabalhar em equipe, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, apresentar esquemas e painéis explicativos, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, demonstrar motivação, contextualizar continuamente os conteúdos, orientar projetos de pesquisa, demonstrar curiosidade intelectual, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, explicar conceitos e princípios.