CBO 2331-05 - Professor da área de meio ambiente

Entenda o que fazem os professores do ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor da área de meio ambiente e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor da área de meio ambiente

Ministra aulas da área de meio ambiente no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias, métodos, técnicas e processos de proteção, preservação e recuperação do ecossistema. Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas no que tange a fontes e recursos naturais, emissão de resíduos, poluição, biodiversidade, legislação e impactos ambientais, reúso e reciclagem. Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações. Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, segundo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja o ensino de educação ambiental, delimita extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as circunstâncias de preservação e proteção ao meio ambiente, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho. Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de educação ambiental no ensino profissional, de acordo com a legislação. Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas e fundamentos da área de meio ambiente, por meio de teorias e práticas de métodos e processos de proteção, preservação e recuperação do ecossistema, considerando aspectos referentes a fontes e recursos naturais, emissão de resíduos, poluição, biodiversidade, legislação e impactos ambientais, reciclagem, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade.

Prepara atividades educacionais em parceria com os demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de preservação, proteção e recuperação ambiental, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitam compreender, analisar e aplicar processos de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente, tais como reflorestamento, rotação de cultura, barreiras de contenção, fontes de poluição, redução do uso de matérias-primas, uso de energias renováveis, respeito à biodiversidade, reúso e reciclagem, preservação e exploração de recursos hídricos, tratamento de poluentes, preservação de matas, de espécies animais, vegetais e minerais, minimização de impactos ambientais, sustentabilidade ambiental.

Promove a educação integral dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes de educação ambiental. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.

Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins. Participa de eventos profissionais, cursos, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos. Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação.

Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA E TOPOLOGIA BÁSICAS APLICADAS AO MEIO AMBIENTE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA FÍSICA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE NUMÉRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA DISCRETA E COMBINATÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) SITEMA INTERNACIONAL DE MEDIDADS - SII 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SOFTWARE BÁSICO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA BÁSICA APLICADA AO MEIO AMBIENTE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FUNDAMENTOS DE MECÂNICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) INTRODUÇÃO ÀS MEDIDAS EM FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA BÁSICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOLOGIA AMBIENTAL 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) ELEMENTOS DE GEOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) GEOLOGIA ESTRUTURAL E PRÁTICAS DE CAMPO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS SISMOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS METEOROLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS CLIMATOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS METEOROLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS SENSORIAMENTO REMOTO DA ATMOSFERA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS METEOROLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS METEOROLOGIA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS METEOROLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) METEOROLOGIA PARA LICENCIATURA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS METEOROLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) PRINCÍPIOS DA CLIMATOLOGIA E HIDROLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA E MEIO AMBIENTE 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA INTERAÇÃO ENTRE OS ORGANISMOS MARINHOS E OS PARÂMETROS AMBIENTAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OCEANOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (OCEANOGRAFIA) ECOSSISTEMAS MARINHOS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) HISTÓRIA DA TERRA E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BOTÂNICA BOTÂNICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BOTÂNICA BOTÂNICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOLOGIA ZOOLOGIA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOLOGIA CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES ANIMAIS 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOLOGIA ZOOLOGIA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOLOGIA CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA TEÓRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA TEÓRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AVALIAÇÃO DE RISCO E IMPACTOS AMBIENTAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) CONTROLE DA POLUIÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) PRINCÍPIOS DE GESTÃO AMBIENTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) RECURSOS ENERGÉTICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) RECURSOS HÍDRICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) RECURSOS MINERAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL SILVICULTURA 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL FLORESTAMENTO E REFLORESTAMENTO 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL SILVICULTURA 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL GENÉTICA E MELHORAMENTO FLORESTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL SILVICULTURA 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL PROTEÇÃO FLORESTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL CONSERVAÇÃO DA NATUREZA 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL CONSERVAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL CONSERVAÇÃO DA NATUREZA 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL CONSERVAÇÃO DE ÁREAS SILVESTRES 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL CONSERVAÇÃO DA NATUREZA 3 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA REGIONAL) GEOGRAFIA BÁSICA APLICADA AO MEIO AMBIENTE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ÍTICA E ORGANIZAÇÃO BÁSICA NO BRASIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ÍTICA E ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS DE ENSINO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) RECURSOS DIDÁTICOS EM MEIO AMBIENTE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS CONTROLE DE PROCESSOS 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • promover educação ambiental;
  • pesquisar;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar;
  • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
  • participar de atividades culturais e de lazer;
  • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
  • trabalhar em equipe;
  • tomar parte em colegiados;
  • demonstrar ética profissional;
  • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
  • demonstrar curiosidade intelectual;
  • ministrar aulas teórico-práticas;
  • orientar projetos de pesquisa;
  • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
  • estagiar em instituições;
  • executar pesquisas;
  • contextualizar continuamente os conteúdos;
  • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
  • estimular a busca de conhecimento;
  • explicar conceitos e princípios;
  • respeitar as diferenças e diversidades;
  • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
  • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
  • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
  • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
  • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
  • informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente;
  • tomar parte em bancas de concursos internos;
  • exercer liderança cooperativa;
  • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
  • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade;
  • integrar continuamente teoria e prática;
  • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
  • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
  • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
  • analisar e resolver problemas;
  • demonstrar motivação;
  • participar de intercâmbios culturais;
  • exercer atividades de coordenação e gestão;
  • orientar os alunos para procura de informações específicas;
  • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
  • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
  • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
  • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
  • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
  • demonstrar capacidade de mudança;
  • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
  • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
  • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
  • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
  • apresentar esquemas e painéis explicativos;
  • realizar demonstrações teórico-práticas;
  • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
  • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
  • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
  • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-05

CBO 2331-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor da área de meio ambiente que pertence ao grupo dos professores do ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos e salários CBO 2331-05 - Professores do ensino profissional

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 233105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores do ensino profissional em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2331-05 Professor da Área de Meio Ambiente Brasil 41h 271

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial