CBO 2321-65 - Professor de química no ensino médio

Entenda o que fazem os professores do ensino médio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de química no ensino médio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de química no ensino médio

Ministra aulas de química no ensino médio, considerando teorias e conceitos da ciência que estuda matéria e energia, suas propriedades, constituição, transformações. Promove educação e a relação ensino e aprendizagem. Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos e experimentos de fenômenos químicos, para a compreensão dos processos químicos da matéria, suas propriedades e as leis que os regem. Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas. Registra informações, propõe atividades extraclasse. Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Prepara as atividades de química, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas. Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar química, considerando temas como fenômenos da natureza, matéria e energia, uso consciente dos recursos naturais, impactos socioambientais, conservação e obtenção da energia, desenvolvimento sustentável.

Ministra aulas de química no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais. Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos científicos e tecnológicos de relevância social, cultural, ambiental, histórica e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e a compreensão das ciências da natureza.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de química. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas. Propõe estudos e projetos interdisciplinares. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos, podendo utilizar dispositivos e aplicativos digitais.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos químicos da matéria e da energia, considerando estrutura, transformações químicas, leis, cálculos, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar, elaborar hipóteses, estimativas, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais, utilizar instrumentos de medição, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros e laboratórios de pesquisas científicas.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA FÍSICA MATEMÁTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE NUMÉRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA GERAL 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) MÉTODOS DE ANÁLISE FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA DINÂMICA DOS FLUIDOS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) FÍSICA EXPERIMENTAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) FÍSICO-QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ESTRUTURA, CONFORMAÇÃO E ESTEREOQUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA SÍNTESE ORGÂNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FOTOQUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA E ECOLOGIA QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA POLÍMEROS E COLÓIDES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA CAMPOS DE COORDENAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA COMPOSTOS ORGANO-METÁLICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA DETERMINAÇÃO DE ESTRUTURAS DE COMPOSTOS INORGÂNICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FOTO-QUÍMICA INORGÂNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO QUÍMICA INORGÂNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA BIO-INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA E CATÁLISE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ELETROQUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ESPECTROSCOPIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA DE INTERFACES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA DO ESTADO CONDENSADO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA NÚCLEAR E RADIOQUÍMICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA TEÓRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA TERMODINÂMICA QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA SEPARAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA MÉTODOS ÓTICOS DE ANÁLISE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ELETROANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA GRAVIMETRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA TITIMETRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ANÁLISE DE TRAÇOS E QUÍMICA AMBIENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) ANÁLISE ORGÂNICA E ESPECTROSCÓPICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) BIOQUÍMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) ENERGIA E MEIO AMBIENTE 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ATÔMICA E MOLECULAR 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) MODELAGEM MOLECULAR 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA AMBIENTAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA BIOINORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA DAS TRANSFORMAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA DE NANOMATERIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA QUÂNTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUIMIOMETRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) SEGURANÇA QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) TÉCNICAS AVANÇADAS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR RMN 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INTERNET) AMBIENTE WEB PARA ENSINO 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO AMBIENTAL 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) QUALIDADE DO AR 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA GLICÍDEOS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA LIPÍDEOS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA PROTEÍNAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA BIOQUÍMICA DOS MICRO-ORGANISMOS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA BIOQUÍMICA DOS MICROORGANISMOS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE BIOQUÍMICQ 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) HISTÓRIA DA QUÍMICA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TÓPICOS ESPECIAIS EM PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E CIDADANIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DE ENSINO DE QUÍMICA DE ORGANOMETÁLICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MÉTODOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS DE ANÁLISE INSTRUMENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS DE QUÍMICA ANALÍTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PROJETOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS NANOTECNOLOGIA 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • expressar-se com clareza;
  • acompanhar processo de aprendizagem;
  • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
  • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
  • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
  • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
  • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
  • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
  • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
  • administrar conflitos;
  • preparar-se para concursos docentes;
  • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
  • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
  • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
  • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
  • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
  • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
  • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
  • estimular a participação do aluno nas atividades;
  • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
  • estimular a continuidade da escolaridade;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-65

CBO 2321-65 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de química no ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos e salários CBO 2321-65 - Professores do ensino médio

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 232165 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores do ensino médio em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2321-65 Professor de Química no Ensino Médio São Paulo 20h 437
2321-65 Professor de Química no Ensino Médio Brasil 22h 1.473

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial