CBO 2321-65 - Professor de química no ensino médio
Entenda o que fazem os professores do ensino médio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de química no ensino médio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de química no ensino médio
Ministra aulas de química no ensino médio, considerando teorias e conceitos da ciência que estuda matéria e energia, suas propriedades, constituição, transformações. Promove educação e a relação ensino e aprendizagem. Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos e experimentos de fenômenos químicos, para a compreensão dos processos químicos da matéria, suas propriedades e as leis que os regem. Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas. Registra informações, propõe atividades extraclasse. Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.Funções Detalhadas
Ministra aulas de química no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais. Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos científicos e tecnológicos de relevância social, cultural, ambiental, histórica e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e a compreensão das ciências da natureza.
Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de química. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas. Propõe estudos e projetos interdisciplinares. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos, podendo utilizar dispositivos e aplicativos digitais.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos químicos da matéria e da energia, considerando estrutura, transformações químicas, leis, cálculos, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar, elaborar hipóteses, estimativas, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais, utilizar instrumentos de medição, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Estabelece regras de conduta e rotinas. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros e laboratórios de pesquisas científicas.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.
Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | FÍSICA MATEMÁTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE NUMÉRICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) MÉTODOS DE ANÁLISE FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | DINÂMICA DOS FLUIDOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) FÍSICA EXPERIMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ESTRUTURA, CONFORMAÇÃO E ESTEREOQUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | SÍNTESE ORGÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FOTOQUÍMICA ORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA E ECOLOGIA QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | POLÍMEROS E COLÓIDES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | CAMPOS DE COORDENAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | COMPOSTOS ORGANO-METÁLICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | DETERMINAÇÃO DE ESTRUTURAS DE COMPOSTOS INORGÂNICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FOTO-QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA BIO-INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | CINÉTICA QUÍMICA E CATÁLISE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ELETROQUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ESPECTROSCOPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DE INTERFACES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DO ESTADO CONDENSADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA NÚCLEAR E RADIOQUÍMICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA TEÓRICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | TERMODINÂMICA QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | SEPARAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | MÉTODOS ÓTICOS DE ANÁLISE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ELETROANALÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | GRAVIMETRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | TITIMETRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ANÁLISE DE TRAÇOS E QUÍMICA AMBIENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) ANÁLISE ORGÂNICA E ESPECTROSCÓPICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) BIOQUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) ENERGIA E MEIO AMBIENTE | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ATÔMICA E MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) MODELAGEM MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA AMBIENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA BIOINORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA DAS TRANSFORMAÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA DE NANOMATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA QUÂNTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUIMIOMETRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) SEGURANÇA QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) TÉCNICAS AVANÇADAS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR RMN | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INTERNET) AMBIENTE WEB PARA ENSINO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) QUALIDADE DO AR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | GLICÍDEOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | LIPÍDEOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | PROTEÍNAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOQUÍMICA DOS MICRO-ORGANISMOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOQUÍMICA DOS MICROORGANISMOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE BIOQUÍMICQ | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) HISTÓRIA DA QUÍMICA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TÓPICOS ESPECIAIS EM PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E CIDADANIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DE ENSINO DE QUÍMICA DE ORGANOMETÁLICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MÉTODOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS DE ANÁLISE INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS DE QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PROJETOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | NANOTECNOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES | 4 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- expressar-se com clareza;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- administrar conflitos;
- preparar-se para concursos docentes;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- estimular a continuidade da escolaridade;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-65
CBO 2321-65 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de química no ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino médio
-
-
-
-
- Professores do ensino médio
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2321-65 - Professores do ensino médio
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 232165 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores do ensino médio em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2321-65 | Professor de Química no Ensino Médio | São Paulo | 20h | 437 | |
2321-65 | Professor de Química no Ensino Médio | Brasil | 22h | 1.473 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |