CBO 2321-05 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor de artes no ensino médio Ministra aulas de artes no ensino médio, instruindo os alunos com técnicas para transpor o mundo que os cerca e se expressarem por meio de linguagens presentes nas artes visuais, circenses, audiovisuais, dança, música, teatro Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos, considerando o conceito de arte como instrumento de socialização, comunicação e humanização Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades educativas, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de artes no ensino médio

O Professor de artes no ensino médio (ou similar) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Estabelece conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais e audiovisuais, fotografia, interpretação teatral, artes circenses, entre outras.

Ministra aulas de artes no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura, estética, valorização do patrimônio cultural e temáticas coletivas.

Propõe projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação nas manifestações de arte, bem como de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, teatros, cinemas, bibliotecas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções

O funcionário CBO 2321-05 deve planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais, ensinar, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas.

Atividades exercidas por um Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05

Um Professor de artes no ensino médio (ou sinônimo) deve determinar temas e conteúdos da disciplina, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, preparar-se para concursos docentes, estruturar a transmissão do conhecimento, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, requisitar material pedagógico, comentar os resultados das avaliações com os alunos, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, influir na definição dos planos de carreira, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, acompanhar processo de aprendizagem, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, refletir continuamente sobre a própria prática docente, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, adequar o planejamento às aulas, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, indicar os avanços da aprendizagem, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, discutir questões pedagógicas com os pares, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, escolher material didático e pedagógico, atender pais e alunos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, assumir cargos de coordenação, representação, direção, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, intervir na definição dos orçamentos da escola, conceber o projeto pedagógico da escola, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, ministrar aulas teóricas e práticas, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, dialogar com os alunos, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, estabelecer empatia com os alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, estimular a participação do aluno nas atividades, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, aplicar instrumentos de avaliação, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, subsidiar os alunos para auto-avaliação, ler jornais, revistas, periódicos e livros, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, indicar compra de material didático e pedagógico, elaborar instrumentos de avaliação, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, interagir com os alunos, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, definir objetivos para a área de conhecimento, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, selecionar textos e bibliografia da aula, expressar-se com clareza, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, medir o conhecimento específico, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, escolher livro didático, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, relacionar-se com a comunidade escolar, administrar conflitos, atentar para reações dos alunos na sala, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, definir o calendário, estimular a continuidade da escolaridade, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos.

Cargos e salários CBO 2321-05 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Artes no Ensino Médio

Professor de Artes no Ensino Médio: Brasil

  • 1.437
  • Brasil
  • 3.961 - 10.158
  • 28h
O profissional no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio CBO 2321-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.961 e 10.158 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 1.437 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-05.
Salário Professor de Artes no Ensino Médio

Professor de Artes no Ensino Médio: São Paulo

  • 360
  • São Paulo
  • 4.079 - 9.251
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio CBO 2321-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.079 e 9.251 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 360 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-05.