CBO 2321-05 - Professor de artes no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05 Ministra aulas de artes no ensino médio, instruindo os alunos com técnicas para transpor o mundo que os cerca e se expressarem por meio de linguagens presentes nas artes visuais, circenses, audiovisuais, dança, música, teatro Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos, considerando o conceito de arte como instrumento de socialização, comunicação e humanização Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades educativas, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de artes no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de artes no ensino médio
O Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Estabelece conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais e audiovisuais, fotografia, interpretação teatral, artes circenses, entre outras.
Ministra aulas de artes no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura, estética, valorização do patrimônio cultural e temáticas coletivas.
Propõe projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação nas manifestações de arte, bem como de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, teatros, cinemas, bibliotecas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.
Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-05 deve participar de atividades institucionais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, ensinar, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-05
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05
Um Professor de artes no ensino médio (ou sinônimo) deve desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, determinar temas e conteúdos da disciplina, escolher livro didático, estimular a participação do aluno nas atividades, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, estabelecer empatia com os alunos, definir objetivos para a área de conhecimento, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, ministrar aulas teóricas e práticas, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, subsidiar os alunos para auto-avaliação, incentivar a capacidade criadora dos alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, discutir questões pedagógicas com os pares, assumir cargos de coordenação, representação, direção, atentar para reações dos alunos na sala, estimular a continuidade da escolaridade, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, comentar os resultados das avaliações com os alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, acompanhar processo de aprendizagem, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, interagir com os alunos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, atender pais e alunos, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, relacionar-se com a comunidade escolar, selecionar textos e bibliografia da aula, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, administrar conflitos, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, ler jornais, revistas, periódicos e livros, indicar os avanços da aprendizagem, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, aplicar instrumentos de avaliação, medir o conhecimento específico, refletir continuamente sobre a própria prática docente, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, requisitar material pedagógico, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, definir o calendário, indicar compra de material didático e pedagógico, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, elaborar instrumentos de avaliação, influir na definição dos planos de carreira, estruturar a transmissão do conhecimento, adequar o planejamento às aulas, escolher material didático e pedagógico, dialogar com os alunos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, preparar-se para concursos docentes, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, expressar-se com clareza, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, conceber o projeto pedagógico da escola, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina.