CBO 2321-05 - Professor de artes no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05 Ministra aulas de artes no ensino médio, instruindo os alunos com técnicas para transpor o mundo que os cerca e se expressarem por meio de linguagens presentes nas artes visuais, circenses, audiovisuais, dança, música, teatro Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos, considerando o conceito de arte como instrumento de socialização, comunicação e humanização Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades educativas, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de artes no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de artes no ensino médio

O Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Estabelece conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais e audiovisuais, fotografia, interpretação teatral, artes circenses, entre outras.

Ministra aulas de artes no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura, estética, valorização do patrimônio cultural e temáticas coletivas.

Propõe projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação nas manifestações de arte, bem como de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, teatros, cinemas, bibliotecas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-05 deve preparar aulas, ensinar, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, acompanhar a produção da Área educacional e cultural.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-05

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05

Um Professor de artes no ensino médio (ou sinônimo) deve zelar por uma postura ética na ação pedagógica, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, escolher material didático e pedagógico, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, relacionar-se com a comunidade escolar, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, estimular a participação do aluno nas atividades, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, interagir com os alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, conceber o projeto pedagógico da escola, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, atentar para reações dos alunos na sala, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, subsidiar os alunos para auto-avaliação, expressar-se com clareza, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, acompanhar processo de aprendizagem, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, incentivar a capacidade criadora dos alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, determinar temas e conteúdos da disciplina, estruturar a transmissão do conhecimento, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, indicar os avanços da aprendizagem, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, aplicar instrumentos de avaliação, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, estimular a continuidade da escolaridade, ministrar aulas teóricas e práticas, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, estabelecer empatia com os alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, intervir na definição dos orçamentos da escola, administrar conflitos, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, assumir cargos de coordenação, representação, direção, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, escolher livro didático, elaborar instrumentos de avaliação, definir o calendário, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, atender pais e alunos, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, ler jornais, revistas, periódicos e livros, preparar-se para concursos docentes, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, dialogar com os alunos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, medir o conhecimento específico, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, refletir continuamente sobre a própria prática docente, influir na definição dos planos de carreira, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, indicar compra de material didático e pedagógico, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, comentar os resultados das avaliações com os alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, definir objetivos para a área de conhecimento, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, requisitar material pedagógico, adequar o planejamento às aulas, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, selecionar textos e bibliografia da aula, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, discutir questões pedagógicas com os pares, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea.

Cargos e salários CBO 2321-05 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Artes no Ensino Médio

Professor de Artes no Ensino Médio: Brasil

  • 1.408
  • Brasil
  • 3.924 - 10.081
  • 28h
O profissional no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio CBO 2321-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.924 e 10.081 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 1.408 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-05.
Salário Professor de Artes no Ensino Médio

Professor de Artes no Ensino Médio: São Paulo

  • 371
  • São Paulo
  • 3.967 - 8.994
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio CBO 2321-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.967 e 8.994 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-05.