CBO 2321-50 - Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio CBO 2321-50 Ministra aulas de língua estrangeira moderna, no ensino médio, para ensinar e treinar os alunos na escuta, pronúncia, tradução, bem como na gramática, conversação, escrita e no vocabulário da língua, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais da instituição Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de recursos de comunicação oral e escrita e técnicas de leitura, interpretação e elaboração de textos verbais e não-verbais.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, seleciona material didático, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse.
Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-50
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
O Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio CBO 2321-50 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define o conteúdo programático de língua estrangeira moderna, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas e programa atividades Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.
Define objetivos das aulas e prepara os recursos necessários Ministra aulas de língua estrangeira moderna no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos, geográficos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e a compreensão de novas culturas Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades paralelas de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisar.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à gramática, à produção e interpretação de textos de diversos gêneros, em língua estrangeira moderna tendo em vista desenvolver as capacidades de escuta, expressão e comunicação oral e escrita em diferentes códigos linguísticos, ampliando a capacidade discursiva e reflexiva em diferentes áreas do conhecimento Orienta os alunos quanto ao uso de “thesaurus”, dicionário e chave de pronúncia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Organiza atividades extraclasse, educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como visitas, palestras, olimpíadas estudantis Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, em diferentes mídias Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-50 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-50
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio CBO 2321-50
Um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio (ou sinônimo) deve expressar-se com clareza, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, estimular a participação do aluno nas atividades, administrar conflitos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, estimular a continuidade da escolaridade, preparar-se para concursos docentes, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, acompanhar processo de aprendizagem, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, incentivar a capacidade criadora dos alunos.