CBO 2321-20 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

demonstrar competências pessoais, ensinar, preparar aulas, participar de atividades institucionais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se.

Atividades

elaborar instrumentos de avaliação, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, comunicar resultados das avaliações dos alunos, estruturar a transmissão do conhecimento, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, determinar temas e conteúdos da disciplina, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, escolher material didático e pedagógico, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, assumir cargos de coordenação, representação, direção, organizar cursos para professores e comunidade, definir o calendário, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, requisitar material pedagógico, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, indicar compra de material didático e pedagógico, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, acompanhar processo de aprendizagem, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, atentar para reações dos alunos na sala, adequar o planejamento às aulas, relacionar-se com a comunidade escolar, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, aplicar instrumentos de avaliação, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, definir objetivos para a área de conhecimento, influir na decisão da aquisição de material didático, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, estimular a participação do aluno nas atividades, atender pais e alunos, indicar os avanços da aprendizagem, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, ministrar aulas teóricas e práticas, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, discutir questões pedagógicas com os pares, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, selecionar textos e bibliografia da aula, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, intervir na definição dos orçamentos da escola, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, subsidiar os alunos para autoavaliação, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, estimular a continuidade da escolaridade, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, expressar-se com clareza, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, medir o conhecimento específico, ler jornais, revistas, periódicos e livros, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, dialogar com os alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, integrar grupos de estudos interdisciplinares, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, interagir com os alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, conceber o projeto pedagógico da escola, administrar conflitos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, incentivar a capacidade criadora dos alunos, preparar-se para concursos docentes, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, estabelecer empatia com os alunos, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, compor conselhos de classes e escolares deliberativos.

Cargos e salários CBO 2321-20 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio

Professor de Educação Física no Ensino Médio: Brasil

  • 1.792
  • Brasil
  • 3.010 - 7.147
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.010 e 7.147 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.792 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio

Professor de Educação Física no Ensino Médio: São Paulo

  • 507
  • São Paulo
  • 3.462 - 8.051
  • 29h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.462 e 8.051 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 507 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio Brasília

Professor de Educação Física no Ensino Médio: Brasília, DF

  • 83
  • Brasília, DF
  • 2.736 - 5.080
  • 36h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.736 e 5.080 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 83 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio São Paulo

Professor de Educação Física no Ensino Médio: São Paulo, SP

  • 95
  • São Paulo, SP
  • 5.163 - 13.772
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.163 e 13.772 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.