CBO 2321-20 - Professor de educação física no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de educação física no ensino médio CBO 2321-20 Ministra aulas de educação física no ensino médio, aplicando conhecimentos, procedimentos e técnicas do movimento do corpo humano e subsídios de outras ciências, com vistas ao desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos do educando, por meio de práticas corporais, como ginástica, jogos, dança, dentre outras atividades Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona recursos e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

CBO 2321-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação física no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de educação física no ensino médio

O Professor de educação física no ensino médio CBO 2321-20 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas de educação física, programa atividades e elabora cronograma Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.

Define objetivos e prepara os recursos para o desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos, por meio de práticas corporais como ginástica, jogos, dança, entre outras modalidades Ministra aulas de educação física no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos artísticos, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, aptidão e prazer pela atividade física e atuação reflexiva e cooperativa Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, regras, coletividade, arte e cultura.

Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulado a autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores, situações-problema, jogos, lutas Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Controla recursos de trabalho e mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela fidedignidade de informações e cumprimento de prazos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-20 deve avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, preparar aulas, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-20

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de educação física no ensino médio CBO 2321-20

Um Professor de educação física no ensino médio (ou sinônimo) deve solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, aplicar instrumentos de avaliação, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, interagir com os alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, discutir questões pedagógicas com os pares, adequar o planejamento às aulas, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, assumir cargos de coordenação, representação, direção, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, administrar conflitos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, determinar temas e conteúdos da disciplina, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, definir o calendário, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, intervir na definição dos orçamentos da escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, subsidiar os alunos para auto-avaliação, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, selecionar textos e bibliografia da aula, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, medir o conhecimento específico, preparar-se para concursos docentes, escolher material didático e pedagógico, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, requisitar material pedagógico, estimular a continuidade da escolaridade, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, atender pais e alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, estruturar a transmissão do conhecimento, ministrar aulas teóricas e práticas, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, atentar para reações dos alunos na sala, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, dialogar com os alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, relacionar-se com a comunidade escolar, elaborar instrumentos de avaliação, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, organizar cursos para professores e comunidade, refletir continuamente sobre a própria prática docente, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, influir na decisão da aquisição de material didático, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, comunicar resultados das avaliações dos alunos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, indicar os avanços da aprendizagem, conceber o projeto pedagógico da escola, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, estabelecer empatia com os alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, definir objetivos para a área de conhecimento, ler jornais, revistas, periódicos e livros, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, indicar compra de material didático e pedagógico, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, acompanhar processo de aprendizagem, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, expressar-se com clareza, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, estimular a participação do aluno nas atividades, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, integrar grupos de estudos interdisciplinares.

Cargos e salários CBO 2321-20 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio

Professor de Educação Física no Ensino Médio: Brasil

  • 2.067
  • Brasil
  • 2.981 - 6.875
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.981 e 6.875 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 2.067 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio Brasília

Professor de Educação Física no Ensino Médio: Brasília, DF

  • 98
  • Brasília, DF
  • 2.616 - 4.968
  • 36h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.616 e 4.968 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 98 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio São Paulo

Professor de Educação Física no Ensino Médio: São Paulo, SP

  • 96
  • São Paulo, SP
  • 5.225 - 13.512
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.225 e 13.512 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 96 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio

Professor de Educação Física no Ensino Médio: São Paulo

  • 543
  • São Paulo
  • 3.154 - 6.839
  • 29h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.154 e 6.839 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.