CBO 2321-20 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino médio.
        • Professores do ensino médio.

Descrição dos cargos da categoria Professores do ensino médio

Os Professores do ensino médio CBO 2321-20 ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções dos Professores do ensino médio CBO 2321-20

Professores do ensino médio devem:

  • preparar aulas;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • comunicar-se;
  • ensinar;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • participar de atividades institucionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • Atividades dos cargos CBO 2321-20

    Entre as principais atribuições dos Professores do ensino médio CBO 2321-20 estão as de:

    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • expressar-se com clareza;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • definir o calendário;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • atender pais e alunos;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • administrar conflitos;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • requisitar material pedagógico;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • medir o conhecimento específico;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • dialogar com os alunos;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • interagir com os alunos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;

    Cargos e salários CBO 2321-20 - Professores do ensino médio

    Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio

    Professor de Educação Física no Ensino Médio: Brasil

    • 1.806
    • Brasil
    • 2.565 - 6.132
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.565 e 6.132 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 1.806 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
    Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio Brasília

    Professor de Educação Física no Ensino Médio: Brasília, DF

    • 94
    • Brasília, DF
    • 2.965 - 5.078
    • 34h
    O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.965 e 5.078 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 94 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
    Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio São Paulo

    Professor de Educação Física no Ensino Médio: São Paulo, SP

    • 97
    • São Paulo, SP
    • 3.245 - 8.208
    • 28h
    O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.245 e 8.208 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 97 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
    Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio

    Professor de Educação Física no Ensino Médio: São Paulo

    • 509
    • São Paulo
    • 2.348 - 2.465
    • 31h
    O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.348 e 2.465 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.