CBO 2321-20 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

preparar aulas, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, ensinar, comunicar-se, participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais.

Atividades

produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, definir o calendário, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, estabelecer empatia com os alunos, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, selecionar textos e bibliografia da aula, adequar o planejamento às aulas, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, aplicar instrumentos de avaliação, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, organizar cursos para professores e comunidade, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, incentivar a capacidade criadora dos alunos, atender pais e alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, elaborar instrumentos de avaliação, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, medir o conhecimento específico, ministrar aulas teóricas e práticas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, requisitar material pedagógico, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, discutir questões pedagógicas com os pares, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, indicar os avanços da aprendizagem, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, comunicar resultados das avaliações dos alunos, estruturar a transmissão do conhecimento, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, intervir na definição dos orçamentos da escola, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, definir objetivos para a área de conhecimento, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, integrar grupos de estudos interdisciplinares, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, refletir continuamente sobre a própria prática docente, indicar compra de material didático e pedagógico, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, influir na decisão da aquisição de material didático, ler jornais, revistas, periódicos e livros, preparar-se para concursos docentes, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, interagir com os alunos, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, dialogar com os alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, subsidiar os alunos para auto-avaliação, conceber o projeto pedagógico da escola, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, determinar temas e conteúdos da disciplina, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, relacionar-se com a comunidade escolar, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, acompanhar processo de aprendizagem, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, estimular a continuidade da escolaridade, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, estimular a participação do aluno nas atividades, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, escolher material didático e pedagógico, atentar para reações dos alunos na sala, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, assumir cargos de coordenação, representação, direção, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, administrar conflitos, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, expressar-se com clareza, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos.

Cargos e salários CBO 2321-20 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio

Professor de Educação Física no Ensino Médio: Brasil

  • 1.958
  • Brasil
  • 3.019 - 7.136
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.019 e 7.136 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.958 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio São Paulo

Professor de Educação Física no Ensino Médio: São Paulo, SP

  • 94
  • São Paulo, SP
  • 6.019 - 16.949
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.019 e 16.949 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 94 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio

Professor de Educação Física no Ensino Médio: São Paulo

  • 537
  • São Paulo
  • 3.553 - 8.312
  • 30h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.553 e 8.312 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 537 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.
Salário Professor de Educação Física no Ensino Médio Brasília

Professor de Educação Física no Ensino Médio: Brasília, DF

  • 95
  • Brasília, DF
  • 2.737 - 5.176
  • 36h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 2321-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.737 e 5.176 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-20.