CBO 2321-20 - Professor de educação física no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de educação física no ensino médio CBO 2321-20 Ministra aulas de educação física no ensino médio, aplicando conhecimentos, procedimentos e técnicas do movimento do corpo humano e subsídios de outras ciências, com vistas ao desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos do educando, por meio de práticas corporais, como ginástica, jogos, dança, dentre outras atividades Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona recursos e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2321-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de educação física no ensino médio
O Professor de educação física no ensino médio CBO 2321-20 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas de educação física, programa atividades e elabora cronograma Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.
Define objetivos e prepara os recursos para o desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos, por meio de práticas corporais como ginástica, jogos, dança, entre outras modalidades Ministra aulas de educação física no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos artísticos, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, aptidão e prazer pela atividade física e atuação reflexiva e cooperativa Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, regras, coletividade, arte e cultura.
Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulado a autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores, situações-problema, jogos, lutas Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Controla recursos de trabalho e mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela fidedignidade de informações e cumprimento de prazos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-20 deve avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, ensinar, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-20
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de educação física no ensino médio CBO 2321-20
Um Professor de educação física no ensino médio (ou sinônimo) deve orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, indicar compra de material didático e pedagógico, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, subsidiar os alunos para auto-avaliação, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, intervir na definição dos orçamentos da escola, influir na decisão da aquisição de material didático, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, medir o conhecimento específico, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, atender pais e alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, estimular a continuidade da escolaridade, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, discutir questões pedagógicas com os pares, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, integrar grupos de estudos interdisciplinares, escolher material didático e pedagógico, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, acompanhar processo de aprendizagem, interagir com os alunos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, organizar cursos para professores e comunidade, expressar-se com clareza, refletir continuamente sobre a própria prática docente, adequar o planejamento às aulas, preparar-se para concursos docentes, ministrar aulas teóricas e práticas, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, assumir cargos de coordenação, representação, direção, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, estabelecer empatia com os alunos, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, estruturar a transmissão do conhecimento, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, elaborar instrumentos de avaliação, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, comunicar resultados das avaliações dos alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, definir o calendário, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, relacionar-se com a comunidade escolar, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, conceber o projeto pedagógico da escola, administrar conflitos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, indicar os avanços da aprendizagem, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, atentar para reações dos alunos na sala, dialogar com os alunos, definir objetivos para a área de conhecimento, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, estimular a participação do aluno nas atividades, incentivar a capacidade criadora dos alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, aplicar instrumentos de avaliação, requisitar material pedagógico, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, selecionar textos e bibliografia da aula, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, ler jornais, revistas, periódicos e livros, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, determinar temas e conteúdos da disciplina, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes.