CBO 2321-35 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-35 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, participar de atividades institucionais.

Atividades

redigir relatórios de atividades docentes e discentes, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, definir o calendário, administrar conflitos, selecionar textos e bibliografia da aula, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, assumir cargos de coordenação, representação, direção, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, relacionar-se com a comunidade escolar, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, subsidiar os alunos para auto-avaliação, estimular a participação do aluno nas atividades, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, conceber o projeto pedagógico da escola, influir na decisão da aquisição de material didático, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, medir o conhecimento específico, estabelecer empatia com os alunos, adequar o planejamento às aulas, atentar para reações dos alunos na sala, incentivar a capacidade criadora dos alunos, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, estruturar a transmissão do conhecimento, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, acompanhar processo de aprendizagem, discutir questões pedagógicas com os pares, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, influir na definição dos planos de carreira, estimular a continuidade da escolaridade, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, aplicar instrumentos de avaliação, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, comunicar resultados das avaliações dos alunos, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, expressar-se com clareza, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, requisitar material pedagógico, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, atender pais e alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, indicar os avanços da aprendizagem, integrar grupos de estudos interdisciplinares, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, ministrar aulas teóricas e práticas, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, definir objetivos para a área de conhecimento, preparar-se para concursos docentes, ler jornais, revistas, periódicos e livros, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, determinar temas e conteúdos da disciplina, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, elaborar instrumentos de avaliação, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, escolher material didático e pedagógico, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, interagir com os alunos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, comentar os resultados das avaliações com os alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, indicar compra de material didático e pedagógico, refletir continuamente sobre a própria prática docente, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, dialogar com os alunos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola.

Cargos e salários CBO 2321-35 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Geografia no Ensino Médio

Professor de Geografia no Ensino Médio: Brasil

  • 1.231
  • Brasil
  • 4.079 - 10.661
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Geografia no Ensino Médio CBO 2321-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.079 e 10.661 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.231 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-35.