CBO 2321-35 - Professor de geografia no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de geografia no ensino médio CBO 2321-35 Ministra aulas de geografia no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes a espaços geográficos, nas dimensões de território, lugar, paisagem e região e sua interação com fatores naturais, sociais, econômicos e políticos Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo do educando.

Prepara aulas, seleciona e elabora recursos e didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações das atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.

Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de geografia no ensino médio

O Professor de geografia no ensino médio CBO 2321-35 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de geografia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de geografia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos sociais, políticos e históricos e o cotidiano dos alunos, tendo em vista compreender o significado de território e fronteiras, considerando ocupação espacial e temporal.

Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de geografia, conceitos, procedimentos e atitudes referentes a espaços geográficos, nas dimensões de território, lugar, paisagem e região e sua interação com fatores naturais, sociais, culturais, econômicos e políticos, e as relações de tempo e espaço que envolvem os fenômenos geográficos, na perspectiva em que o mundo é compreensível, explicável e passível de transformações.

Propõe atividades para que o aluno compreenda e analise a ocupação humana e a produção no espaço em diferentes tempos, aplicando princípios de origem e constituição de espaços e territórios, considerando localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, que contribuem para o raciocínio geográfico Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os povos.

Propõe temas e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras, observatórios espaciais Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-35 deve avaliar o processo de ensino e aprendizagem, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, demonstrar competências pessoais, ensinar, comunicar-se, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais, preparar aulas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-35

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de geografia no ensino médio CBO 2321-35

Um Professor de geografia no ensino médio (ou sinônimo) deve zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, indicar compra de material didático e pedagógico, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, influir na decisão da aquisição de material didático, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, comunicar resultados das avaliações dos alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, subsidiar os alunos para auto-avaliação, estimular a continuidade da escolaridade, comentar os resultados das avaliações com os alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, estruturar a transmissão do conhecimento, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, selecionar textos e bibliografia da aula, relacionar-se com a comunidade escolar, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, atentar para reações dos alunos na sala, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, dialogar com os alunos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, escolher material didático e pedagógico, acompanhar processo de aprendizagem, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, indicar os avanços da aprendizagem, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, elaborar instrumentos de avaliação, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, influir na definição dos planos de carreira, incentivar a capacidade criadora dos alunos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, conceber o projeto pedagógico da escola, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, administrar conflitos, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, ministrar aulas teóricas e práticas, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, definir objetivos para a área de conhecimento, estabelecer empatia com os alunos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, discutir questões pedagógicas com os pares, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, preparar-se para concursos docentes, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, requisitar material pedagógico, determinar temas e conteúdos da disciplina, integrar grupos de estudos interdisciplinares, assumir cargos de coordenação, representação, direção, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, expressar-se com clareza, medir o conhecimento específico, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, estimular a participação do aluno nas atividades, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, ler jornais, revistas, periódicos e livros, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, interagir com os alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, definir o calendário, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, aplicar instrumentos de avaliação, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, intervir na definição dos orçamentos da escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, atender pais e alunos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, adequar o planejamento às aulas, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação.

Cargos e salários CBO 2321-35 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Geografia no Ensino Médio

Professor de Geografia no Ensino Médio: Brasil

  • 1.278
  • Brasil
  • 4.087 - 10.736
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Geografia no Ensino Médio CBO 2321-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.087 e 10.736 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 1.278 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-35.