CBO 2321-35 - Professor de geografia no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de geografia no ensino médio CBO 2321-35 Ministra aulas de geografia no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes a espaços geográficos, nas dimensões de território, lugar, paisagem e região e sua interação com fatores naturais, sociais, econômicos e políticos Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo do educando.

Prepara aulas, seleciona e elabora recursos e didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações das atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.

Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de geografia no ensino médio

O Professor de geografia no ensino médio CBO 2321-35 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de geografia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de geografia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos sociais, políticos e históricos e o cotidiano dos alunos, tendo em vista compreender o significado de território e fronteiras, considerando ocupação espacial e temporal.

Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de geografia, conceitos, procedimentos e atitudes referentes a espaços geográficos, nas dimensões de território, lugar, paisagem e região e sua interação com fatores naturais, sociais, culturais, econômicos e políticos, e as relações de tempo e espaço que envolvem os fenômenos geográficos, na perspectiva em que o mundo é compreensível, explicável e passível de transformações.

Propõe atividades para que o aluno compreenda e analise a ocupação humana e a produção no espaço em diferentes tempos, aplicando princípios de origem e constituição de espaços e territórios, considerando localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, que contribuem para o raciocínio geográfico Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os povos.

Propõe temas e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras, observatórios espaciais Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-35 deve comunicar-se, ensinar, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, preparar aulas, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-35

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de geografia no ensino médio CBO 2321-35

Um Professor de geografia no ensino médio (ou sinônimo) deve demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, incentivar a capacidade criadora dos alunos, estabelecer empatia com os alunos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, discutir questões pedagógicas com os pares, selecionar textos e bibliografia da aula, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, estimular a participação do aluno nas atividades, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, estruturar a transmissão do conhecimento, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, definir o calendário, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, atender pais e alunos, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, expressar-se com clareza, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, relacionar-se com a comunidade escolar, influir na definição dos planos de carreira, indicar os avanços da aprendizagem, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, comentar os resultados das avaliações com os alunos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, intervir na definição dos orçamentos da escola, subsidiar os alunos para auto-avaliação, administrar conflitos, integrar grupos de estudos interdisciplinares, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, influir na decisão da aquisição de material didático, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, determinar temas e conteúdos da disciplina, elaborar instrumentos de avaliação, assumir cargos de coordenação, representação, direção, ministrar aulas teóricas e práticas, adequar o planejamento às aulas, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, indicar compra de material didático e pedagógico, escolher material didático e pedagógico, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, refletir continuamente sobre a própria prática docente, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, dialogar com os alunos, acompanhar processo de aprendizagem, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, conceber o projeto pedagógico da escola, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, medir o conhecimento específico, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, preparar-se para concursos docentes, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, requisitar material pedagógico, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, ler jornais, revistas, periódicos e livros, aplicar instrumentos de avaliação, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, atentar para reações dos alunos na sala, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, comunicar resultados das avaliações dos alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, estimular a continuidade da escolaridade, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, interagir com os alunos, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, definir objetivos para a área de conhecimento, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem.

Cargos e salários CBO 2321-35 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Geografia no Ensino Médio

Professor de Geografia no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Geografia no Ensino Médio CBO 2321-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.110 e 9.934 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.186 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-35.