CBO 2321-35 - Professores do ensino médio - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2321-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-35 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino médio.
        • Professores do ensino médio.

Descrição dos cargos da categoria Professores do ensino médio

Os Professores do ensino médio CBO 2321-35 ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções dos Professores do ensino médio CBO 2321-35

Professores do ensino médio devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades institucionais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • ensinar;
  • preparar aulas;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • Atividades dos cargos CBO 2321-35

    Entre as principais atribuições dos Professores do ensino médio CBO 2321-35 estão as de:

    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • administrar conflitos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • dialogar com os alunos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • requisitar material pedagógico;
    • expressar-se com clareza;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • atender pais e alunos;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • interagir com os alunos;
    • definir o calendário;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • medir o conhecimento específico;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;

    Cargos e salários CBO 2321-35 - Professores do ensino médio

    CBO Cargo/Profissão Local Piso Salarial Salário Médio Teto Salarial Salário/Hora Total
    2321-35 Professor de Geografia no Ensino Médio Brasil 3.021,58 3.310,64 8.551,14 31,16 548
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