CBO 2321-25 - Professor de filosofia no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25 Ministra aulas de filosofia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes aos sistemas filosóficos e aos grandes pensadores, à existência humana, à ideia do conhecimento, à razão, aos valores éticos e morais, ao pensamento, à linguagem, ao Universo e a influência desses no contexto presente Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.
Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de filosofia no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de filosofia no ensino médio
O Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de filosofia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de filosofia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando inclusive novas tecnologias de pesquisa.
Incentiva a leitura e estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos e a compreensão da realidade, por meio das ciências humanas e sociais.
Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de filosofia, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos históricos, sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável e passível de transformações.
Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias filosóficas de diferentes pensadores, elaborar hipóteses e compor argumentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, estética, lógica, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.
Propõe temas e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-25 deve demonstrar competências pessoais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, preparar aulas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-25
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25
Um Professor de filosofia no ensino médio (ou sinônimo) deve requisitar material pedagógico, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, acompanhar processo de aprendizagem, estimular a continuidade da escolaridade, adequar o planejamento às aulas, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, refletir continuamente sobre a própria prática docente, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, determinar temas e conteúdos da disciplina, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, influir na definição dos planos de carreira, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, dialogar com os alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, estabelecer empatia com os alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, estruturar a transmissão do conhecimento, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, aplicar instrumentos de avaliação, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, intervir na definição dos orçamentos da escola, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, ler jornais, revistas, periódicos e livros, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, conceber o projeto pedagógico da escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, selecionar textos e bibliografia da aula, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, assumir cargos de coordenação, representação, direção, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, interagir com os alunos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, comentar os resultados das avaliações com os alunos, estimular a participação do aluno nas atividades, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, discutir questões pedagógicas com os pares, atentar para reações dos alunos na sala, relacionar-se com a comunidade escolar, escolher material didático e pedagógico, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, definir objetivos para a área de conhecimento, medir o conhecimento específico, elaborar instrumentos de avaliação, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, subsidiar os alunos para auto-avaliação, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, indicar os avanços da aprendizagem, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, expressar-se com clareza, incentivar a capacidade criadora dos alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, indicar compra de material didático e pedagógico, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, integrar grupos de estudos interdisciplinares, preparar-se para concursos docentes, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, administrar conflitos, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, atender pais e alunos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, definir o calendário.