CBO 2321-25 - Professor de filosofia no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25 Ministra aulas de filosofia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes aos sistemas filosóficos e aos grandes pensadores, à existência humana, à ideia do conhecimento, à razão, aos valores éticos e morais, ao pensamento, à linguagem, ao Universo e a influência desses no contexto presente Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.

Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de filosofia no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de filosofia no ensino médio

O Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de filosofia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de filosofia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando inclusive novas tecnologias de pesquisa.

Incentiva a leitura e estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos e a compreensão da realidade, por meio das ciências humanas e sociais.

Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de filosofia, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos históricos, sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável e passível de transformações.

Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias filosóficas de diferentes pensadores, elaborar hipóteses e compor argumentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, estética, lógica, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.

Propõe temas e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-25 deve planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, preparar aulas, ensinar, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, participar de atividades institucionais, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-25

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25

Um Professor de filosofia no ensino médio (ou sinônimo) deve determinar temas e conteúdos da disciplina, expressar-se com clareza, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, estabelecer empatia com os alunos, indicar compra de material didático e pedagógico, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, acompanhar processo de aprendizagem, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, interagir com os alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, medir o conhecimento específico, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, dialogar com os alunos, estimular a continuidade da escolaridade, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, preparar-se para concursos docentes, adequar o planejamento às aulas, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, refletir continuamente sobre a própria prática docente, ler jornais, revistas, periódicos e livros, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, incentivar a capacidade criadora dos alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, influir na definição dos planos de carreira, subsidiar os alunos para auto-avaliação, ministrar aulas teóricas e práticas, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, discutir questões pedagógicas com os pares, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, conceber o projeto pedagógico da escola, integrar grupos de estudos interdisciplinares, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, atender pais e alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, estruturar a transmissão do conhecimento, selecionar textos e bibliografia da aula, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, comentar os resultados das avaliações com os alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, atentar para reações dos alunos na sala, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, relacionar-se com a comunidade escolar, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, requisitar material pedagógico, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, escolher material didático e pedagógico, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, elaborar instrumentos de avaliação, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, assumir cargos de coordenação, representação, direção, definir objetivos para a área de conhecimento, definir o calendário, aplicar instrumentos de avaliação, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, indicar os avanços da aprendizagem, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, estimular a participação do aluno nas atividades, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, administrar conflitos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula.

Cargos e salários CBO 2321-25 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Filosofia no Ensino Médio

Professor de Filosofia no Ensino Médio: Brasil

  • 669
  • Brasil
  • 3.463 - 8.352
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio CBO 2321-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.463 e 8.352 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 669 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-25.