CBO 2321-25 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, preparar aulas, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico.

Atividades

administrar conflitos, estimular a continuidade da escolaridade, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, selecionar textos e bibliografia da aula, indicar os avanços da aprendizagem, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, medir o conhecimento específico, atentar para reações dos alunos na sala, requisitar material pedagógico, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, preparar-se para concursos docentes, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, definir objetivos para a área de conhecimento, comentar os resultados das avaliações com os alunos, influir na definição dos planos de carreira, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, conceber o projeto pedagógico da escola, subsidiar os alunos para autoavaliação, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, determinar temas e conteúdos da disciplina, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, aplicar instrumentos de avaliação, estabelecer empatia com os alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, ministrar aulas teóricas e práticas, estruturar a transmissão do conhecimento, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, acompanhar processo de aprendizagem, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, ler jornais, revistas, periódicos e livros, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, assumir cargos de coordenação, representação, direção, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, definir o calendário, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, expressar-se com clareza, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, adequar o planejamento às aulas, indicar compra de material didático e pedagógico, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, dialogar com os alunos, discutir questões pedagógicas com os pares, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, refletir continuamente sobre a própria prática docente, estimular a participação do aluno nas atividades, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, elaborar instrumentos de avaliação, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, interagir com os alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, atender pais e alunos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, intervir na definição dos orçamentos da escola, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, relacionar-se com a comunidade escolar, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, escolher material didático e pedagógico, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, incentivar a capacidade criadora dos alunos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, integrar grupos de estudos interdisciplinares.

Cargos e salários CBO 2321-25 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Filosofia no Ensino Médio

Professor de Filosofia no Ensino Médio: Brasil

  • 645
  • Brasil
  • 3.467 - 8.518
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio CBO 2321-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.467 e 8.518 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 645 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-25.