CBO 2321-25 - Professor de filosofia no ensino médio
Entenda o que fazem os professores do ensino médio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de filosofia no ensino médio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de filosofia no ensino médio
O Professor de Filosofia no Ensino Médio ministra aulas de filosofia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes aos sistemas filosóficos e aos grandes pensadores, à existência humana, à ideia do conhecimento, à razão, aos valores éticos e morais, ao pensamento, à linguagem, ao Universo e a influência desses no contexto presente. Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas. Registra atividades desenvolvidas. Propõe atividades extraclasse. Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2321-25
Ministra aulas de filosofia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais. Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando inclusive novas tecnologias de pesquisa. Incentiva a leitura e estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos e a compreensão da realidade, por meio das ciências humanas e sociais.
Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de filosofia, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos históricos, sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável e passível de transformações.
Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias filosóficas de diferentes pensadores, elaborar hipóteses e compor argumentos.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, estética, lógica, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens. Propõe temas e projetos interdisciplinares. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas. Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Estabelece rotinas e regras de conduta. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados.
Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | TEORIA DO DIREITO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | FILOSOFIA DO DIREITO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | TEORIA DO DIREITO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DO DIREITO) ORIENTAÇÃO EM TEORIA DO DIREITO DO ESTADO E DA DEMOCRACIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA GERAL DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA FILOSOFIA) HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA FILOSOFIA) HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA1 | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA FILOSOFIA) HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA RENASCENÇA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA FILOSOFIA) HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA FILOSOFIA) HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | METAFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | METAFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (LÓGICA) FILOSOFIA DA LÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (LÓGICA) ORIENTAÇÃO EM LÓGICAS NÃO CLÁSSICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) AUTONOMIA DO SUJEITO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICAS DO DEVER | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) FUNDAMENTAÇÕES DA MORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (EPISTEMOLOGIA) EPISTEMOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (EPISTEMOLOGIA) TÓPICOS ESPECIAIS DE EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | FILOSOFIA BRASILEIRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | FILOSOFIA BRASILEIRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) A TEORIA DA CIÊNCIA ARISTOTÉLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) CÁLCULO DE PREDICADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) COMPUTABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DA LINGUAGEM E DO CONHECIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) LEITURA FILOSÓFICA DE TEXTOS CLÁSSICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) PLATÃO, ARISTÓTELES E FILÓSOFOS HELENISTAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) PRINCIPAIS FILÓSOFOS E PENSADORES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) PROPOSIÇÃO E ARGUMENTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) RAZÃO E ENTENDIMENTO, RAZÃO E SENSIBILIDADE, INTUIÇÃO E CONCEITO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) REDAÇÃO FILOSÓFICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) TEORIA DA QUANTIFICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | TEORIA SOCIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO: ENFOQUE FILOSÓFICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO: ENFOQUE HISTÓRICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO: ENFOQUE SOCIOLÓGICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PRÁTICAS ESCOLARES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TEORIA DO CONHECIMENTO E DO JUÍZO EM TOMÁS DE AQUINO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DOMÍNIO CONEXO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTUDOS E PRÁTICAS ACADÊMICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO, PRÁTICAS ESCOLARES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | TEORIA POLÍTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | TEORIA POLÍTICA CLÁSSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | TEORIA POLÍTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | TEORIA POLÍTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | TEORIA POLÍTICA MEDIEVAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | TEORIA POLÍTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | TEORIA POLÍTICA MODERNA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) A POLÍTICA DE ARISTÓTELES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TEOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA) INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 0 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 0 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 0 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Participar de atividades institucionais;
- Demonstrar competências pessoais;
- Comunicar-se;
- Preparar aulas;
- Acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- Planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- Avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- Ensinar;
- Solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- Administrar conflitos;
- Produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- Levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- Solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- Desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea;
- Realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- Discutir questões pedagógicas com os pares;
- Definir objetivos para a área de conhecimento;
- Incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- Atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- Estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- Discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- Coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- Refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- Indicar compra de material didático e pedagógico;
- Integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- Garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- Desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- Interagir com os alunos;
- Acompanhar processo de aprendizagem;
- Estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- Manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- Assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- Determinar temas e conteúdos da disciplina;
- Preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- Dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- Estruturar a transmissão do conhecimento;
- Concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- Discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- Rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- Informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- Subsidiar os alunos para auto-avaliação;
- Aplicar instrumentos de avaliação;
- Sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- Encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- Manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- Transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- Estimular a participação do aluno nas atividades;
- Definir o calendário;
- Orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- Intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação;
- Selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- Atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- Desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- Organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- Avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- Corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- Instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- Modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- Desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- Estabelecer empatia com os alunos;
- Solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- Sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos;
- Transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- Adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- Reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- Comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- Discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- Definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- Pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- Analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- Desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- Preparar-se para concursos docentes;
- Apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- Tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- Solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- Freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- Influir na definição dos planos de carreira;
- Dialogar com os alunos;
- Adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- Demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- Atender pais e alunos;
- Informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- Desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- Reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- Freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- Demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- Selecionar textos e bibliografia da aula;
- Redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- Selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- Requisitar material pedagógico;
- Zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- Tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- Relacionar-se com a comunidade escolar;
- Conceber o projeto pedagógico da escola;
- Informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- Estimular a continuidade da escolaridade;
- Desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- Diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- Ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola;
- Contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- Intervir na definição dos orçamentos da escola;
- Escolher material didático e pedagógico;
- Atentar para reações dos alunos na sala;
- Levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- Informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- Expressar-se com clareza;
- Adequar o planejamento às aulas;
- Elaborar instrumentos de avaliação;
- Informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- Propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- Ministrar aulas teóricas e práticas;
- Eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- Respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- Solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- Indicar os avanços da aprendizagem;
- Examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- Diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- Zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- Solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- Manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- Medir o conhecimento específico;
- Ler jornais, revistas, periódicos e livros;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Matemática no Ensino Médio
- Professor de Física no Ensino Médio
- Professor de Biologia no Ensino Médio
- Professor de Psicologia no Ensino Médio
- Professor de Química no Ensino Médio
- Professor de Sociologia no Ensino Médio
- Professor de Artes no Ensino Médio
- Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio
- Professor de Educação Física no Ensino Médio
- Professor de Filosofia no Ensino Médio
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-25
CBO 2321-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de filosofia no ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino médio
-
-
-
-
- Professores do ensino médio
-
-