CBO 2321-25 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais, preparar aulas, ensinar, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais.

Atividades

solicitar participação dos pais nos eventos da escola, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, acompanhar processo de aprendizagem, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, administrar conflitos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, relacionar-se com a comunidade escolar, assumir cargos de coordenação, representação, direção, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, estabelecer empatia com os alunos, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, subsidiar os alunos para auto-avaliação, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, incentivar a capacidade criadora dos alunos, atender pais e alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, discutir questões pedagógicas com os pares, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, ler jornais, revistas, periódicos e livros, elaborar instrumentos de avaliação, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, comentar os resultados das avaliações com os alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, requisitar material pedagógico, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, determinar temas e conteúdos da disciplina, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, estimular a participação do aluno nas atividades, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, estimular a continuidade da escolaridade, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, selecionar textos e bibliografia da aula, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, medir o conhecimento específico, escolher material didático e pedagógico, definir o calendário, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, definir objetivos para a área de conhecimento, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, influir na definição dos planos de carreira, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, integrar grupos de estudos interdisciplinares, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, preparar-se para concursos docentes, conceber o projeto pedagógico da escola, atentar para reações dos alunos na sala, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, dialogar com os alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, estruturar a transmissão do conhecimento, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, expressar-se com clareza, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, indicar os avanços da aprendizagem, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, refletir continuamente sobre a própria prática docente, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, indicar compra de material didático e pedagógico, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, ministrar aulas teóricas e práticas, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, interagir com os alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, adequar o planejamento às aulas, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina.

Cargos e salários CBO 2321-25 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Filosofia no Ensino Médio

Professor de Filosofia no Ensino Médio: Brasil

  • 686
  • Brasil
  • 3.465 - 8.313
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio CBO 2321-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.465 e 8.313 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 686 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-25.