CBO 2321-30 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-30 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, ensinar, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, preparar aulas, acompanhar a produção da Área educacional e cultural.

Atividades

desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, acompanhar processo de aprendizagem, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, estimular a participação do aluno nas atividades, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, subsidiar os alunos para auto-avaliação, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, comunicar resultados das avaliações dos alunos, conceber o projeto pedagógico da escola, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, escolher material didático e pedagógico, influir na definição dos planos de carreira, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, interagir com os alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, elaborar instrumentos de avaliação, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, atender pais e alunos, expressar-se com clareza, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, indicar os avanços da aprendizagem, definir o calendário, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, ministrar aulas teóricas e práticas, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, definir objetivos para a área de conhecimento, estruturar a transmissão do conhecimento, ler jornais, revistas, periódicos e livros, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, escolher livro didático, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, medir o conhecimento específico, intervir na definição dos orçamentos da escola, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, requisitar material pedagógico, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, aplicar instrumentos de avaliação, discutir questões pedagógicas com os pares, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, selecionar textos e bibliografia da aula, adequar o planejamento às aulas, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, refletir continuamente sobre a própria prática docente, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, integrar grupos de estudos interdisciplinares, assumir cargos de coordenação, representação, direção, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, determinar temas e conteúdos da disciplina, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, estimular a continuidade da escolaridade, preparar-se para concursos docentes, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, incentivar a capacidade criadora dos alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, influir na decisão da aquisição de material didático, indicar compra de material didático e pedagógico, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, dialogar com os alunos, administrar conflitos, relacionar-se com a comunidade escolar, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, estabelecer empatia com os alunos, atentar para reações dos alunos na sala, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, comentar os resultados das avaliações com os alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica.

Cargos e salários CBO 2321-30 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Física no Ensino Médio

Professor de Física no Ensino Médio: Brasil

  • 1.759
  • Brasil
  • 4.155 - 11.070
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Física no Ensino Médio CBO 2321-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.155 e 11.070 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.759 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-30.