CBO 2321-30 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-30 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

demonstrar competências pessoais, ensinar, comunicar-se, participar de atividades institucionais, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico.

Atividades

atentar para reações dos alunos na sala, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, estimular a participação do aluno nas atividades, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, administrar conflitos, selecionar textos e bibliografia da aula, definir o calendário, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, assumir cargos de coordenação, representação, direção, estabelecer empatia com os alunos, integrar grupos de estudos interdisciplinares, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, ler jornais, revistas, periódicos e livros, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, adequar o planejamento às aulas, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, subsidiar os alunos para autoavaliação, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, requisitar material pedagógico, comunicar resultados das avaliações dos alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, refletir continuamente sobre a própria prática docente, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, estruturar a transmissão do conhecimento, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, conceber o projeto pedagógico da escola, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, determinar temas e conteúdos da disciplina, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, atender pais e alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, expressar-se com clareza, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, escolher livro didático, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, medir o conhecimento específico, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, preparar-se para concursos docentes, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, influir na decisão da aquisição de material didático, dialogar com os alunos, influir na definição dos planos de carreira, definir objetivos para a área de conhecimento, aplicar instrumentos de avaliação, intervir na definição dos orçamentos da escola, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, discutir questões pedagógicas com os pares, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, comentar os resultados das avaliações com os alunos, interagir com os alunos, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, indicar os avanços da aprendizagem, elaborar instrumentos de avaliação, escolher material didático e pedagógico, relacionar-se com a comunidade escolar, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, incentivar a capacidade criadora dos alunos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, estimular a continuidade da escolaridade, indicar compra de material didático e pedagógico, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, acompanhar processo de aprendizagem.

Cargos e salários CBO 2321-30 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Física no Ensino Médio

Professor de Física no Ensino Médio: Brasil

  • 1.533
  • Brasil
  • 4.244 - 11.541
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Física no Ensino Médio CBO 2321-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.244 e 11.541 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.533 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-30.