CBO 2321-30 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-30 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino médio.
        • Professores do ensino médio.

Descrição dos cargos da categoria Professores do ensino médio

Os Professores do ensino médio CBO 2321-30 ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções dos Professores do ensino médio CBO 2321-30

Professores do ensino médio devem:

  • comunicar-se;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • participar de atividades institucionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar;
  • preparar aulas;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • Atividades dos cargos CBO 2321-30

    Entre as principais atribuições dos Professores do ensino médio CBO 2321-30 estão as de:

    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • requisitar material pedagógico;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • interagir com os alunos;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • dialogar com os alunos;
    • definir o calendário;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • atender pais e alunos;
    • escolher livro didático;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • expressar-se com clareza;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • medir o conhecimento específico;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • administrar conflitos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;

    Cargos e salários CBO 2321-30 - Professores do ensino médio

    Salário Professor de Física no Ensino Médio

    Professor de Física no Ensino Médio: Brasil

    • 1.194
    • Brasil
    • 4.166 - 11.979
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Física no Ensino Médio CBO 2321-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.166 e 11.979 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 1.194 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-30.