CBO 2321-10 - Professor de biologia no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de biologia no ensino médio CBO 2321-10 Ministra aulas de biologia no ensino médio, considerando teorias e conceitos da ciência que estuda a origem da vida e a distribuição, estrutura e função dos organismos vivos e a sua relação com o meio físico Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos e experimentos sobre fenômenos naturais, tendo em vista a compreensão dos processos de transformação, preservação e evolução dos seres vivos e do Universo Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de biologia no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de biologia no ensino médio

O Professor de biologia no ensino médio CBO 2321-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de biologia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar biologia, considerando temas como fenômenos naturais, biodiversidade, origem e extinção das espécies, ecossistema, genética, processos epidemiológicos, evolução biológica.

Ministra aulas de biologia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, geográficos e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, o papel da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos Propõe atividades laboratoriais, presenciais e de campo, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e analisar os fenômenos naturais que envolvem a origem e a evolução da Vida, da Terra e do Universo, tendo em vista desenvolver as capacidades de elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, projetos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros de pesquisas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-10 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-10

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de biologia no ensino médio CBO 2321-10

Um Professor de biologia no ensino médio (ou sinônimo) deve estimular a participação do aluno nas atividades, refletir continuamente sobre a própria prática docente, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, expressar-se com clareza, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, administrar conflitos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, estimular a continuidade da escolaridade, preparar-se para concursos docentes, acompanhar processo de aprendizagem, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, incentivar a capacidade criadora dos alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua.

Cargos e salários CBO 2321-10 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Biologia no Ensino Médio

Professor de Biologia no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Biologia no Ensino Médio CBO 2321-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.167 e 10.434 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.548 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-10.
Salário Professor de Biologia no Ensino Médio

Professor de Biologia no Ensino Médio: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Biologia no Ensino Médio CBO 2321-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.229 e 10.329 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 503 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-10.