CBO 2321-45 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-45 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino médio.
        • Professores do ensino médio.

Descrição dos cargos da categoria Professores do ensino médio

Os Professores do ensino médio CBO 2321-45 ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções dos Professores do ensino médio CBO 2321-45

Professores do ensino médio devem:

  • participar de atividades institucionais;
  • comunicar-se;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • ensinar;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • preparar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • Atividades dos cargos CBO 2321-45

    Entre as principais atribuições dos Professores do ensino médio CBO 2321-45 estão as de:

    • propor a contratação de serviços especializados;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • expressar-se com clareza;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • interagir com os alunos;
    • atender pais e alunos;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • administrar conflitos;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • dialogar com os alunos;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • definir o calendário;
    • constituir comissões de sindicância;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • medir o conhecimento específico;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • requisitar material pedagógico;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • estabelecer empatia com os alunos;

    Cargos e salários CBO 2321-45 - Professores do ensino médio

    Salário Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio

    Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio: Brasil

    • 1.119
    • Brasil
    • 3.536 - 9.893
    • 22h
    O profissional no cargo de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio CBO 2321-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.536 e 9.893 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-45.