CBO 2321-45 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-45 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

demonstrar competências pessoais, preparar aulas, participar de atividades institucionais, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, comunicar-se, avaliar o processo de ensino e aprendizagem.

Atividades

estruturar a transmissão do conhecimento, ler jornais, revistas, periódicos e livros, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, indicar compra de material didático e pedagógico, incentivar a capacidade criadora dos alunos, medir o conhecimento específico, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, dialogar com os alunos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, atentar para reações dos alunos na sala, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, expressar-se com clareza, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, conceber o projeto pedagógico da escola, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, comentar os resultados das avaliações com os alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, atender pais e alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, ministrar aulas teóricas e práticas, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, definir objetivos para a área de conhecimento, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, definir o calendário, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, estimular a participação do aluno nas atividades, elaborar instrumentos de avaliação, subsidiar os alunos para autoavaliação, comunicar resultados das avaliações dos alunos, relacionar-se com a comunidade escolar, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, administrar conflitos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, indicar os avanços da aprendizagem, refletir continuamente sobre a própria prática docente, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, estimular a continuidade da escolaridade, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, adequar o planejamento às aulas, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, selecionar textos e bibliografia da aula, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, determinar temas e conteúdos da disciplina, discutir questões pedagógicas com os pares, estabelecer empatia com os alunos, preparar-se para concursos docentes, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, acompanhar processo de aprendizagem, propor a contratação de serviços especializados, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, constituir comissões de sindicância, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, aplicar instrumentos de avaliação, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, influir na definição dos planos de carreira, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, requisitar material pedagógico, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, constituir bancas examinadoras de novos professores, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, intervir na definição dos orçamentos da escola, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, escolher material didático e pedagógico, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, assumir cargos de coordenação, representação, direção, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, interagir com os alunos.

Cargos e salários CBO 2321-45 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio

Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio: Brasil

  • 1.378
  • Brasil
  • 3.725 - 9.425
  • 21h
O profissional no cargo de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio CBO 2321-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.725 e 9.425 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 1.378 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-45.