CBO 2321-45 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-45 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

preparar aulas, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, demonstrar competências pessoais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico.

Atividades

assumir cargos de coordenação, representação, direção, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, subsidiar os alunos para auto-avaliação, ministrar aulas teóricas e práticas, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, conceber o projeto pedagógico da escola, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, dialogar com os alunos, discutir questões pedagógicas com os pares, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, intervir na definição dos orçamentos da escola, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, estimular a participação do aluno nas atividades, constituir comissões de sindicância, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, administrar conflitos, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, comentar os resultados das avaliações com os alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, aplicar instrumentos de avaliação, estabelecer empatia com os alunos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, comunicar resultados das avaliações dos alunos, interagir com os alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, refletir continuamente sobre a própria prática docente, elaborar instrumentos de avaliação, adequar o planejamento às aulas, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, constituir bancas examinadoras de novos professores, determinar temas e conteúdos da disciplina, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, indicar compra de material didático e pedagógico, ler jornais, revistas, periódicos e livros, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, relacionar-se com a comunidade escolar, definir o calendário, preparar-se para concursos docentes, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, atender pais e alunos, propor a contratação de serviços especializados, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, definir objetivos para a área de conhecimento, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, atentar para reações dos alunos na sala, acompanhar processo de aprendizagem, influir na definição dos planos de carreira, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, estruturar a transmissão do conhecimento, medir o conhecimento específico, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, indicar os avanços da aprendizagem, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, incentivar a capacidade criadora dos alunos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, selecionar textos e bibliografia da aula, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, escolher material didático e pedagógico, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, estimular a continuidade da escolaridade, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, expressar-se com clareza, requisitar material pedagógico, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina.

Cargos e salários CBO 2321-45 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio

Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio: Brasil

  • 1.568
  • Brasil
  • 3.825 - 9.752
  • 21h
O profissional no cargo de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio CBO 2321-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.825 e 9.752 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 1.568 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-45.