CBO 2321-45 - Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio CBO 2321-45 Ministra aulas de língua portuguesa e literatura brasileira no ensino médio, considerando os elementos linguísticos e os movimentos e estilos literários Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos, regras e normas de comunicação oral e escrita, leitura, interpretação e elaboração de textos verbais e não-verbais, de diferentes gêneros Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas e organiza atividades, seleciona material didático, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-45
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
O Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio CBO 2321-45 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define o conteúdo programático de língua portuguesa e literatura , as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas e programa atividades Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o ritmo de aprendizagem dos alunos.
Define objetivos e prepara os recursos necessários Ministra aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades contextualizadas com fatos culturais, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades paralelas de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa, argumentação e comunicação.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à leitura, à interpretação e à produção textual de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação oral e escrita, uso de “thesaurus” e dicionários, considerando os elementos da comunicação, a precisão vocabular, a gramática normativa, a linguagem padrão, o contexto e as variações linguísticas – sociais, históricas, regionais e estilísticas Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Organiza atividades extraclasse, educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como visitas a museus e exposições, palestras, olimpíadas estudantis.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, elabora material e recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-45 deve acompanhar a produção da Área educacional e cultural, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas, ensinar, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-45
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio CBO 2321-45
Um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio (ou sinônimo) deve zelar por uma postura ética na ação pedagógica, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, definir o calendário, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, estabelecer empatia com os alunos, selecionar textos e bibliografia da aula, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, atender pais e alunos, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, interagir com os alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, estruturar a transmissão do conhecimento, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, escolher material didático e pedagógico, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, ler jornais, revistas, periódicos e livros, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, indicar os avanços da aprendizagem, expressar-se com clareza, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, elaborar instrumentos de avaliação, atentar para reações dos alunos na sala, definir objetivos para a área de conhecimento, medir o conhecimento específico, estimular a participação do aluno nas atividades, conceber o projeto pedagógico da escola, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, comunicar resultados das avaliações dos alunos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, constituir bancas examinadoras de novos professores, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, preparar-se para concursos docentes, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, subsidiar os alunos para auto-avaliação, intervir na definição dos orçamentos da escola, propor a contratação de serviços especializados, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, discutir questões pedagógicas com os pares, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, dialogar com os alunos, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, relacionar-se com a comunidade escolar, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, administrar conflitos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, indicar compra de material didático e pedagógico, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, acompanhar processo de aprendizagem, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, estimular a continuidade da escolaridade, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, adequar o planejamento às aulas, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, determinar temas e conteúdos da disciplina, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, ministrar aulas teóricas e práticas, requisitar material pedagógico, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, influir na definição dos planos de carreira, constituir comissões de sindicância, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, aplicar instrumentos de avaliação, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, comentar os resultados das avaliações com os alunos, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, assumir cargos de coordenação, representação, direção, incentivar a capacidade criadora dos alunos, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente.