CBO 2321-45 - Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio CBO 2321-45 Ministra aulas de língua portuguesa e literatura brasileira no ensino médio, considerando os elementos linguísticos e os movimentos e estilos literários Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos, regras e normas de comunicação oral e escrita, leitura, interpretação e elaboração de textos verbais e não-verbais, de diferentes gêneros Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas e organiza atividades, seleciona material didático, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

O Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio CBO 2321-45 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define o conteúdo programático de língua portuguesa e literatura , as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas e programa atividades Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o ritmo de aprendizagem dos alunos.

Define objetivos e prepara os recursos necessários Ministra aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades contextualizadas com fatos culturais, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades paralelas de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa, argumentação e comunicação.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à leitura, à interpretação e à produção textual de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação oral e escrita, uso de “thesaurus” e dicionários, considerando os elementos da comunicação, a precisão vocabular, a gramática normativa, a linguagem padrão, o contexto e as variações linguísticas – sociais, históricas, regionais e estilísticas Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Organiza atividades extraclasse, educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como visitas a museus e exposições, palestras, olimpíadas estudantis.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, elabora material e recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-45 deve participar de atividades institucionais, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais, ensinar, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, comunicar-se, acompanhar a produção da Área educacional e cultural.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-45

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio CBO 2321-45

Um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio (ou sinônimo) deve ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, incentivar a capacidade criadora dos alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, refletir continuamente sobre a própria prática docente, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, ler jornais, revistas, periódicos e livros, assumir cargos de coordenação, representação, direção, requisitar material pedagógico, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, estabelecer empatia com os alunos, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, definir objetivos para a área de conhecimento, selecionar textos e bibliografia da aula, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, relacionar-se com a comunidade escolar, acompanhar processo de aprendizagem, escolher material didático e pedagógico, influir na definição dos planos de carreira, determinar temas e conteúdos da disciplina, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, aplicar instrumentos de avaliação, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, comentar os resultados das avaliações com os alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, estimular a participação do aluno nas atividades, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, atender pais e alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, conceber o projeto pedagógico da escola, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, administrar conflitos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, elaborar instrumentos de avaliação, medir o conhecimento específico, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, preparar-se para concursos docentes, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, estimular a continuidade da escolaridade, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, atentar para reações dos alunos na sala, subsidiar os alunos para auto-avaliação, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, intervir na definição dos orçamentos da escola, adequar o planejamento às aulas, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, constituir comissões de sindicância, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, dialogar com os alunos, comunicar resultados das avaliações dos alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, indicar compra de material didático e pedagógico, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, propor a contratação de serviços especializados, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, discutir questões pedagógicas com os pares, interagir com os alunos, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, indicar os avanços da aprendizagem, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, expressar-se com clareza, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, ministrar aulas teóricas e práticas, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, estruturar a transmissão do conhecimento, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, definir o calendário, constituir bancas examinadoras de novos professores.

Cargos e salários CBO 2321-45 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio

Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio CBO 2321-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.998 e 9.784 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.638 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-45.