CBO 2321-50 - Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Entenda o que fazem os professores do ensino médio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Ministra aulas de língua estrangeira moderna, no ensino médio, para ensinar e treinar os alunos na escuta, pronúncia, tradução, bem como na gramática, conversação, escrita e no vocabulário da língua, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais da instituição. Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de recursos de comunicação oral e escrita e técnicas de leitura, interpretação e elaboração de textos verbais e não-verbais. Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, seleciona material didático, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas. Registra informações, propõe atividades extraclasse. Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas. Define o conteúdo programático de língua estrangeira moderna, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos. Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas e programa atividades. Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento e a diversidade das turmas. Define objetivos das aulas e prepara os recursos necessários.

Ministra aulas de língua estrangeira moderna no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais. Estabelece metodologias de ensino, propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores. Propõe temas e atividades contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos, geográficos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e a compreensão de novas culturas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas. Propõe estudos e projetos interdisciplinares. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas. Cria atividades paralelas de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisar.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à gramática, à produção e interpretação de textos de diversos gêneros, em língua estrangeira moderna tendo em vista desenvolver as capacidades de escuta, expressão e comunicação oral e escrita em diferentes códigos linguísticos, ampliando a capacidade discursiva e reflexiva em diferentes áreas do conhecimento. Orienta os alunos quanto ao uso de “thesaurus”, dicionário e chave de pronúncia.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse, educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como visitas, palestras, olimpíadas estudantis.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, em diferentes mídias.

Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INTERNET) AMBIENTE WEB PARA ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INTERNET) APLICATIVOS E SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA TEORIA SOCIOLÓGICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE CULTURA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LABORATÓRIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ELEMENTOS DA LÍNGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) TRONCOS LINGUÍSTICOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ANÁLISE CONTRASTIVA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) COMUNICAÇÃO ORAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) DISCURSO E PRODUÇÃO TEXTUAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) FONOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) GRAMÁTICA HISTÓRICA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INTRODUÇÃO À PRÁTICA DE TRADUÇÃO DO ESPANHOL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INTRODUÇÃO À PRÁTICA DE TRADUÇÃO DO FRANCÊS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS TRADUTOLÓGICOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) PRÁTICAS DE TRADUÇÃO DO INGLÊS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) TÓPICOS DE ESCRITA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) TÓPICOS DE GRAMÁTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) TÓPICOS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) TÓPICOS DE SEMÂNTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) TRADUÇÃO ESPECIALIZADA E TERMINOLOGIA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS CLÁSSICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS CLÁSSICAS 4 5 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS CLÁSSICAS) LATIM 4 5 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INTRODUÇÃO À POESIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INTRODUÇÃO À PROSA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LEITURAS DO CÂNON 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LEITURAS ESPECÍFICAS DA LITERATURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LITERATURA E CINEMA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) SHAKESPEARE: OBRA E CRÍTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) TRADUÇÃO LITERÁRIA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGOA DO TRABALHO CIENTÍFICO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) TÓPICOS DE PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 0
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar-se para concursos docentes;
  • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
  • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
  • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
  • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
  • acompanhar processo de aprendizagem;
  • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
  • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
  • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
  • estimular a continuidade da escolaridade;
  • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
  • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
  • estimular a participação do aluno nas atividades;
  • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
  • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
  • expressar-se com clareza;
  • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
  • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
  • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
  • administrar conflitos;
  • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-50

CBO 2321-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de língua estrangeira moderna no ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos e salários CBO 2321-50 - Professores do ensino médio

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 232150 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores do ensino médio em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2321-50 Professor de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio Brasil 28h 1.036

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial