CBO 2321-55 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-55 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-55

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

comunicar-se, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas, ensinar, demonstrar competências pessoais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais.

Atividades

coletar diferentes recursos didáticos para a aula, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, estruturar a transmissão do conhecimento, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, requisitar material pedagógico, determinar temas e conteúdos da disciplina, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, adequar o planejamento às aulas, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, estimular a participação do aluno nas atividades, estabelecer empatia com os alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, acompanhar processo de aprendizagem, administrar conflitos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, estimular a continuidade da escolaridade, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, indicar os avanços da aprendizagem, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, subsidiar os alunos para autoavaliação, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, incentivar a capacidade criadora dos alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, interagir com os alunos, assumir cargos de coordenação, representação, direção, indicar compra de material didático e pedagógico, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, definir o calendário, influir na definição dos planos de carreira, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, definir objetivos para a área de conhecimento, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, selecionar textos e bibliografia da aula, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, elaborar instrumentos de avaliação, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, conceber o projeto pedagógico da escola, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, ministrar aulas teóricas e práticas, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, ler jornais, revistas, periódicos e livros, intervir na definição dos orçamentos da escola, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, escolher material didático e pedagógico, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, medir o conhecimento específico, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, aplicar instrumentos de avaliação, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, dialogar com os alunos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, atender pais e alunos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, relacionar-se com a comunidade escolar, atentar para reações dos alunos na sala, discutir questões pedagógicas com os pares, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, expressar-se com clareza, comentar os resultados das avaliações com os alunos, preparar-se para concursos docentes, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição.

Cargos e salários CBO 2321-55 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Matemática no Ensino Médio

Professor de Matemática no Ensino Médio: Brasil

  • 2.000
  • Brasil
  • 4.274 - 11.374
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 2321-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.274 e 11.374 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.000 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-55.
Salário Professor de Matemática no Ensino Médio

Professor de Matemática no Ensino Médio: São Paulo

  • 608
  • São Paulo
  • 4.787 - 11.840
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 2321-55 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.787 e 11.840 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 608 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-55.