CBO 2321-55 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-55 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-55

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino médio.
        • Professores do ensino médio.

Descrição dos cargos da categoria Professores do ensino médio

Os Professores do ensino médio CBO 2321-55 ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções dos Professores do ensino médio CBO 2321-55

Professores do ensino médio devem:

  • participar de atividades institucionais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • preparar aulas;
  • ensinar;
  • Atividades dos cargos CBO 2321-55

    Entre as principais atribuições dos Professores do ensino médio CBO 2321-55 estão as de:

    • requisitar material pedagógico;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • dialogar com os alunos;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • expressar-se com clareza;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • atender pais e alunos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • administrar conflitos;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • medir o conhecimento específico;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • definir o calendário;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • interagir com os alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;

    Cargos e salários CBO 2321-55 - Professores do ensino médio

    Salário Professor de Matemática no Ensino Médio

    Professor de Matemática no Ensino Médio: Brasil

    • 1.684
    • Brasil
    • 3.58 - 9.692
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 2321-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.58 e 9.692 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 1.684 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-55.
    Salário Professor de Matemática no Ensino Médio

    Professor de Matemática no Ensino Médio: São Paulo

    • 481
    • São Paulo
    • 3.979 - 4.177
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 2321-55 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.979 e 4.177 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 481 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-55.