CBO 2321-55 - Professores do ensino médio - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Neste página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-55 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-55

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino médio.
        • Professores do ensino médio.

Descrição dos cargos da categoria Professores do ensino médio

Os Professores do ensino médio CBO 2321-55 ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções dos Professores do ensino médio CBO 2321-55

Professores do ensino médio devem:

  • preparar aulas;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • ensinar;
  • comunicar-se;
  • Atividades dos cargos CBO 2321-55

    Entre as principais atribuições dos Professores do ensino médio CBO 2321-55 estão as de:

    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • requisitar material pedagógico;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • definir o calendário;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • dialogar com os alunos;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • atender pais e alunos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • administrar conflitos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • medir o conhecimento específico;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • interagir com os alunos;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;

    Cargos e salários CBO 2321-55 - Professores do ensino médio

    Salário Professor de Matemática no Ensino Médio

    Professor de Matemática no Ensino Médio: Brasil

    • 1.008
    • Brasil
    • 3.387 - 9.980
    • 23h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 2321-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.387 e 9.980 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 1.008 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-55.