CBO 2321-55 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-55 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-55

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

demonstrar competências pessoais, preparar aulas, comunicar-se, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais.

Atividades

pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, estabelecer empatia com os alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, atender pais e alunos, indicar os avanços da aprendizagem, adequar o planejamento às aulas, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, medir o conhecimento específico, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, relacionar-se com a comunidade escolar, estimular a participação do aluno nas atividades, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, elaborar instrumentos de avaliação, discutir questões pedagógicas com os pares, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, determinar temas e conteúdos da disciplina, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, conceber o projeto pedagógico da escola, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, estruturar a transmissão do conhecimento, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, requisitar material pedagógico, estimular a continuidade da escolaridade, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, definir objetivos para a área de conhecimento, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, indicar compra de material didático e pedagógico, assumir cargos de coordenação, representação, direção, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, atentar para reações dos alunos na sala, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, administrar conflitos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, dialogar com os alunos, interagir com os alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, ler jornais, revistas, periódicos e livros, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, influir na definição dos planos de carreira, aplicar instrumentos de avaliação, acompanhar processo de aprendizagem, comentar os resultados das avaliações com os alunos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, definir o calendário, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, ministrar aulas teóricas e práticas, preparar-se para concursos docentes, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, intervir na definição dos orçamentos da escola, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, selecionar textos e bibliografia da aula, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, escolher material didático e pedagógico, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, expressar-se com clareza, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, subsidiar os alunos para auto-avaliação, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas.

Cargos e salários CBO 2321-55 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Matemática no Ensino Médio

Professor de Matemática no Ensino Médio: Brasil

  • 2.221
  • Brasil
  • 4.090 - 10.590
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 2321-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.090 e 10.590 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-55.
Salário Professor de Matemática no Ensino Médio

Professor de Matemática no Ensino Médio: São Paulo

  • 606
  • São Paulo
  • 4.717 - 11.398
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 2321-55 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.717 e 11.398 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 606 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-55.