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CBO 2321-55 - Professor de matemática no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de matemática no ensino médio CBO 2321-55 Ministra aulas de matemática no ensino médio, considerando conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos, referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de calcular, comparar, analisar, testar, formular hipóteses Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-55 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-55

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de matemática no ensino médio

O Professor de matemática no ensino médio CBO 2321-55 prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar matemática, considerando temas como ciência, tecnologia e mundo do trabalho, fatores socioeconômicos, fenômenos naturais, matéria e energia, recursos naturais.

Ministra aulas de matemática no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, econômicos e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Expõe conceitos matemáticos de forma simples e compreensível, por meio de exemplos da vida real e do cotidiano, para atender às diferentes habilidades e aos variados ritmos de aprendizagem dos alunos Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de matemática.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas sociais, temáticas coletivas e a relevância da ciência na criação, desenvolvimento e inovação de técnicas e métodos.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas.

Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar com lógica leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos, tendo em vista desenvolver as capacidades de observar, questionar, investigar, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros de pesquisas científicas.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-55 deve demonstrar competências pessoais, participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, ensinar, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, comunicar-se, preparar aulas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-55

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de matemática no ensino médio CBO 2321-55

Um Professor de matemática no ensino médio (ou sinônimo) deve estabelecer empatia com os alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, administrar conflitos, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, definir o calendário, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, expressar-se com clareza, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, indicar compra de material didático e pedagógico, adequar o planejamento às aulas, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, ler jornais, revistas, periódicos e livros, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, selecionar textos e bibliografia da aula, estimular a continuidade da escolaridade, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, refletir continuamente sobre a própria prática docente, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, discutir questões pedagógicas com os pares, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, relacionar-se com a comunidade escolar, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, assumir cargos de coordenação, representação, direção, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, dialogar com os alunos, subsidiar os alunos para auto-avaliação, estruturar a transmissão do conhecimento, atentar para reações dos alunos na sala, requisitar material pedagógico, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, preparar-se para concursos docentes, interagir com os alunos, conceber o projeto pedagógico da escola, intervir na definição dos orçamentos da escola, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, incentivar a capacidade criadora dos alunos, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, comentar os resultados das avaliações com os alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, determinar temas e conteúdos da disciplina, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, acompanhar processo de aprendizagem, atender pais e alunos, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, elaborar instrumentos de avaliação, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, influir na definição dos planos de carreira, aplicar instrumentos de avaliação, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, indicar os avanços da aprendizagem, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, medir o conhecimento específico, estimular a participação do aluno nas atividades, escolher material didático e pedagógico, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, definir objetivos para a área de conhecimento.

Cargos e salários CBO 2321-55 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Matemática no Ensino Médio

Professor de Matemática no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 2321-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.484 e 10.920 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 2.215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-55.
Salário Professor de Matemática no Ensino Médio

Professor de Matemática no Ensino Médio: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 2321-55 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.452 e 13.629 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 655 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-55.