CBO 2321-40 - Professor de história no ensino médio

Entenda o que fazem os professores do ensino médio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de história no ensino médio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de história no ensino médio

Ministra aulas de história, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos, fatos sociais, ambientais, econômicos, políticos, religiosos, culturais, ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos passados, e a influência desses no contexto presente da humanidade. Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas. Registra atividades desenvolvidas. Propõe atividades extraclasse. Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas. Define conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos. Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de história no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais. Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos consistentes e a compreensão do tempo presente.

Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de história, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes espaços territoriais e em diversas conjunturas e tempos passados, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável, compreensível e passível de transformações.

Desenvolve atividades para que o aluno ordene, no tempo e no espaço, eventos históricos do ocidente, selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas, reconheça, avalie e interprete diferentes versões de um evento histórico para que possa elaborar sua própria versão.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os povos. Propõe temas e projetos interdisciplinares. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas. Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados.

Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL APLICADO) INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SERVIÇO SOCIAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL) DIREITOS HUMANOS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA FILOSOFIA BRASILEIRA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA BRASILEIRA) FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA TEORIA SOCIOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA) HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA DO BRASIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA LATINO-AMERICANA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA REGIONAL DO BRASIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DO MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DOS DIREITOS INDÍGENAS NO BRASIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) PATRIMÔNIO HISTÓRICO BRASILEIRO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) A DIÁSPORA NEGRA NO MUNDO ATLÂNTICO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) ÊNFASE EM PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA ÁFRICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA ÁSIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO GRECO-ROMANA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO IMPÉRIO PORTUGUÊS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA INTELECTUAL LATINO-AMERICANA: IDENTIDADE, LITERATURA E CULTURA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA, MUSEUS E CULTURA MATERIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) MEMÓRIA, CULTURA E SOCIEDADE 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) PERSPECTIVAS TEÓRICAS EM HISTÓRIA CULTURAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA ECONÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA POLÍTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PRÁTICAS ESCOLARES 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO, PRÁTICAS ESCOLARES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCACAO E IDENTIDADE CULTURAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO: ENFOQUES FILOSÓFICO, HISTÓRICO E SOCIOLÓGICO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) O USO DE LITERATURA COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PESQUISA EM HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA POLÍTICA) FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE CIÊNCIA POLÍTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA POLÍTICA) SISTEMAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LITERATURA E HISTÓRIA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • estimular a continuidade da escolaridade;
  • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
  • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
  • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
  • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
  • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
  • preparar-se para concursos docentes;
  • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
  • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
  • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
  • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
  • administrar conflitos;
  • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
  • expressar-se com clareza;
  • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
  • acompanhar processo de aprendizagem;
  • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
  • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
  • estimular a participação do aluno nas atividades;
  • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
  • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-40

CBO 2321-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de história no ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos e salários CBO 2321-40 - Professores do ensino médio

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 232140 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores do ensino médio em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2321-40 Professor de Historia no Ensino Médio Brasil 23h 1.043

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial