CBO 2321-30 - Professor de física no ensino médio

Entenda o que fazem os professores do ensino médio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de física no ensino médio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de física no ensino médio

Ministra aulas de física no ensino médio, considerando conhecimentos científicos da matéria e da energia. Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino. Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, leis matemáticas, conceitos e experimentos, tendo em vista a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos e a interação entre espaço, tempo, matéria, movimento e energia. Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas. Registra informações, propõe atividades extraclasse. Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo de física, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas. Define objetivos, prepara recursos para ensinar ciências físicas, considerando temas como fenômenos naturais, matéria e energia, uso consciente dos recursos naturais, desenvolvimento sustentável.

Ministra aulas de física no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais. Interpreta os requisitos curriculares de interdisciplinaridade para criar programas de estudos e planos de aula e conteúdo educacional que atendam a esses requisitos. Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos, geográficos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Supervisiona atividades de laboratório, realiza demonstrações práticas para estudos interdisciplinares.

Define e organiza eventos, atividades extraclasse e acompanha os alunos em viagens de investigação de campo, visitas técnicas, palestras, exposições, centros de pesquisas científicas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de ciências físicas. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, fatos sociais, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas. Propõe estudos e projetos interdisciplinares. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos naturais da matéria e da energia, que envolvem a origem e a evolução da Vida, da Terra e do Universo, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar e compreender as leis matemáticas, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA CONJUNTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA LÓGICA MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TEORIA DOS NÚMEROS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GRUPO DE ÁLGEBRA NÃO-COMUTATIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA COMUTATIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA ALGÉBRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE COMPLEXA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE FUNCIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE FUNCIONAL NÃO-LINEAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS FUNCIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA FÍSICA MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE NUMÉRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA DISCRETA E COMBINATÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO PARA FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) PESOS E MEDIDADS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) ÁLGEBRA LINEAR 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEOREMAS DE LIMITE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) PRINCÍPIOS BÁSICOS DE FÍSICA COMPUTACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTROFÍSICA ESTELAR 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTROFÍSICA ESTELAR 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA FÍSICA SOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA MOVIMENTO DA TERRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) ASTRONOMIA DE POSIÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) CONCEITOS DE ASTRONOMIA PARA LICENCIATURA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) PLANETAS E SISTEMAS PLANETÁRIOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MÉTODOS MATEMÁTICOS DA FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA CLÁSSICA E FÍSICA QUÂNTICA, MECÂNICA E CAMPOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA RELATIVIDADE E GRAVITAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ESTATÍSTICA E TERMODINÂMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA INSTRUMENTAÇÃO ESPECÍFICA DE USO GERAL EM FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA CLÁSSICA E FÍSICA MODERNA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA DO CALOR 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA DO MEIO AMBIENTE 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FÍSICA NUCLEAR E DE PARTÍCULAS ELEMENTARES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) GRAVITAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) MECÂNICA DOS CORPOS RÍGIDOS E FLUIDOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) PARTÍCULAS - MOVIMENTOS DA MATÉRIA E DOS CAMPOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÓTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ACÚSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MECÂNICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA DINÂMICA DOS FLUIDOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E CAMPOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TEORIA GERAL DE PARTÍCULAS E CAMPOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA NUCLEAR 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTRUTURA NUCLEAR 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA NUCLEAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA PROPRIEDADES DE NÚCLEOS ESPECÍFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTRUTURA ELETRÔNICA DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS, TEORIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA PROCESSOS DE COLISÃO E INTERAÇÕES DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTUDOS DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS ESPECIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DOS FLÚIDOS, FÍSICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELÉTRICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA CINÉTICA E TEORIA DE TRANSPORTE DE FLUIDOS, PROPRIEDADES FÍSICAS DE GASES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DOS FLÚIDOS, FÍSICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELÉTRICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELÉTRICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTRUTURA DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS, CRISTALOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA PROPRIEDADES MECÂNICAS E ACÚSTICAS DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA PROPRIEDADES TÉRMICAS DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA PROPRIEDADES DE TRANSPORTES DE MATÉRIA CONDENSADA (NÃO ELETRÔNICAS) 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTADOS ELETRÔNICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA SUPERCONDUTIVIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MATERIAIS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MATERIAIS DIELÉTRICOS E PROPRIEDADES DIELÉTRICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA PROPRIEDADES ÓTICAS E ESPECTROSCÓPICAS DA MATÉRIA CONDENSADA, OUTRAS INTERAÇÕES DA MATÉRIA COM RADIAÇÕES E PARTÍCULAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) COMLEMENTOS DE MECÂNICA CLÁSSICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) ELETRICIDADE E MAGNETISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FUDAMENTOS BÁSICOS DE MECÂNICA QUÂNTICA ONDULATÓRIAA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) OSCILAÇÕES E ONDAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) PRÁTICAS LABORATORIAIS DE ELETROMAGNETISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) RELATIVIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA E CATÁLISE 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA NÚCLEAR E RADIOQUÍMICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICO-QUÍMICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FÍSICO-QUÍMICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA GRAVIMETRIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOMAGNETISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS SISMOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS PROPRIEDADES FÍSICAS DAS ROCHAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) GEOLOGIA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) SOFTWARES DE SIMULAÇÃO E DE REALIDADE VIRTUA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) SOFTWARES EDUCATIVOS 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA TEÓRICA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA TEÓRICA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOFÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOFÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOFÍSICA OUTROS ELEMENTOS (BIOFÍSICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE BIOFÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (EPISTEMOLOGIA) EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO, PRÁTICAS ESCOLARES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ECONOMIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO DA FÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO DE SURDOS, LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INCLUSÃO ESCOLAR E POLÍTICAS DE ATENDIMENTO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) PRINCÍPIOS DE NANOTECNOLOGIA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensinar;
  • preparar aulas;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
  • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
  • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • estruturar a transmissão do conhecimento;
  • acompanhar processo de aprendizagem;
  • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
  • definir o calendário;
  • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
  • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
  • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
  • determinar temas e conteúdos da disciplina;
  • dialogar com os alunos;
  • administrar conflitos;
  • intervir na definição dos orçamentos da escola;
  • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
  • estimular a participação do aluno nas atividades;
  • estabelecer empatia com os alunos;
  • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
  • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
  • interagir com os alunos;
  • relacionar-se com a comunidade escolar;
  • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
  • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
  • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
  • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
  • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
  • sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos;
  • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
  • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
  • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
  • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
  • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
  • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
  • conceber o projeto pedagógico da escola;
  • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
  • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
  • medir o conhecimento específico;
  • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
  • adequar o planejamento às aulas;
  • selecionar textos e bibliografia da aula;
  • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
  • atender pais e alunos;
  • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
  • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
  • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
  • estimular a continuidade da escolaridade;
  • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
  • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
  • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
  • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
  • escolher livro didático;
  • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
  • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação;
  • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
  • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
  • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
  • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
  • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
  • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
  • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
  • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
  • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
  • influir na decisão da aquisição de material didático;
  • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
  • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
  • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
  • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
  • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
  • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
  • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
  • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
  • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
  • definir objetivos para a área de conhecimento;
  • expressar-se com clareza;
  • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
  • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
  • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
  • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
  • indicar os avanços da aprendizagem;
  • subsidiar os alunos para auto-avaliação;
  • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
  • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
  • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
  • discutir questões pedagógicas com os pares;
  • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
  • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
  • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
  • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
  • indicar compra de material didático e pedagógico;
  • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
  • freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
  • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
  • ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola;
  • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
  • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
  • requisitar material pedagógico;
  • desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea;
  • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
  • influir na definição dos planos de carreira;
  • preparar-se para concursos docentes;
  • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
  • freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
  • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
  • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
  • atentar para reações dos alunos na sala;
  • escolher material didático e pedagógico;
  • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
  • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
  • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
  • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
  • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
  • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
  • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
  • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-30

CBO 2321-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de física no ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2321-30 - Professores do ensino médio

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 232130 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 232130 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Professor de Física no Ensino Médio

Professor de Física no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Física no Ensino Médio CBO 2321-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.660 e 11.695 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-30.
Salário Professor de Física no Ensino Médio

Professor de Física no Ensino Médio: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Física no Ensino Médio CBO 2321-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.514 e 10.673 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 486 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-30.