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CBO 2321-25 - Professor de filosofia no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25 Ministra aulas de filosofia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes aos sistemas filosóficos e aos grandes pensadores, à existência humana, à ideia do conhecimento, à razão, aos valores éticos e morais, ao pensamento, à linguagem, ao Universo e a influência desses no contexto presente Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.

Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de filosofia no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de filosofia no ensino médio

O Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de filosofia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de filosofia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando inclusive novas tecnologias de pesquisa.

Incentiva a leitura e estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos e a compreensão da realidade, por meio das ciências humanas e sociais.

Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de filosofia, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos históricos, sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável e passível de transformações.

Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias filosóficas de diferentes pensadores, elaborar hipóteses e compor argumentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, estética, lógica, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.

Propõe temas e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-25 deve ensinar, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, participar de atividades institucionais, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-25

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25

Um Professor de filosofia no ensino médio (ou sinônimo) deve discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, estabelecer empatia com os alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, discutir questões pedagógicas com os pares, estimular a continuidade da escolaridade, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, determinar temas e conteúdos da disciplina, definir objetivos para a área de conhecimento, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, ler jornais, revistas, periódicos e livros, dialogar com os alunos, indicar os avanços da aprendizagem, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, acompanhar processo de aprendizagem, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, estimular a participação do aluno nas atividades, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, assumir cargos de coordenação, representação, direção, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, atender pais e alunos, aplicar instrumentos de avaliação, medir o conhecimento específico, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, requisitar material pedagógico, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, indicar compra de material didático e pedagógico, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, adequar o planejamento às aulas, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, atentar para reações dos alunos na sala, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, administrar conflitos, integrar grupos de estudos interdisciplinares, definir o calendário, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, preparar-se para concursos docentes, expressar-se com clareza, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, selecionar textos e bibliografia da aula, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, relacionar-se com a comunidade escolar, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, subsidiar os alunos para auto-avaliação, ministrar aulas teóricas e práticas, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, estruturar a transmissão do conhecimento, conceber o projeto pedagógico da escola, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, comentar os resultados das avaliações com os alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, influir na definição dos planos de carreira, intervir na definição dos orçamentos da escola, interagir com os alunos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, escolher material didático e pedagógico, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, elaborar instrumentos de avaliação, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade.

Cargos e salários CBO 2321-25 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Filosofia no Ensino Médio

Professor de Filosofia no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio CBO 2321-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.931 e 9.087 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 653 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-25.