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CBO 2321-05 - Professor de artes no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05 Ministra aulas de artes no ensino médio, instruindo os alunos com técnicas para transpor o mundo que os cerca e se expressarem por meio de linguagens presentes nas artes visuais, circenses, audiovisuais, dança, música, teatro Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos, considerando o conceito de arte como instrumento de socialização, comunicação e humanização Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades educativas, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de artes no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de artes no ensino médio

O Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Estabelece conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais e audiovisuais, fotografia, interpretação teatral, artes circenses, entre outras.

Ministra aulas de artes no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura, estética, valorização do patrimônio cultural e temáticas coletivas.

Propõe projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação nas manifestações de arte, bem como de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, teatros, cinemas, bibliotecas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-05 deve demonstrar competências pessoais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, ensinar, participar de atividades institucionais, preparar aulas, acompanhar a produção da Área educacional e cultural.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-05

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05

Um Professor de artes no ensino médio (ou sinônimo) deve atentar para reações dos alunos na sala, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, adequar o planejamento às aulas, discutir questões pedagógicas com os pares, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, elaborar instrumentos de avaliação, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, definir objetivos para a área de conhecimento, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, ministrar aulas teóricas e práticas, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, indicar os avanços da aprendizagem, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, assumir cargos de coordenação, representação, direção, conceber o projeto pedagógico da escola, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, indicar compra de material didático e pedagógico, comentar os resultados das avaliações com os alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, intervir na definição dos orçamentos da escola, administrar conflitos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, incentivar a capacidade criadora dos alunos, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, preparar-se para concursos docentes, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, estruturar a transmissão do conhecimento, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, estabelecer empatia com os alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, dialogar com os alunos, subsidiar os alunos para auto-avaliação, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, expressar-se com clareza, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, determinar temas e conteúdos da disciplina, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, relacionar-se com a comunidade escolar, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, escolher livro didático, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, definir o calendário, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, refletir continuamente sobre a própria prática docente, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, aplicar instrumentos de avaliação, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, ler jornais, revistas, periódicos e livros, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, requisitar material pedagógico, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, atender pais e alunos, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, escolher material didático e pedagógico, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, interagir com os alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, acompanhar processo de aprendizagem, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, influir na definição dos planos de carreira, estimular a participação do aluno nas atividades, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, estimular a continuidade da escolaridade, medir o conhecimento específico, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, selecionar textos e bibliografia da aula.

Cargos e salários CBO 2321-05 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Artes no Ensino Médio

Professor de Artes no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio CBO 2321-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.128 e 17.783 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 1.227 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-05.
Salário Professor de Artes no Ensino Médio

Professor de Artes no Ensino Médio: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio CBO 2321-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.692 e 8.561 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 411 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-05.