CBO 2313-40 - Professor de matemática do ensino fundamental

Entenda o que fazem os professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de matemática do ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de matemática do ensino fundamental

Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas. Considera conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular e avaliar. Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional. Avalia processo de ensino e aprendizagem. Registra informações das atividades desenvolvidas. Pode organizar atividades extraclasse. Realiza pesquisas didático-pedagógicas. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos. Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação. Seleciona ou cria recursos didáticos. Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos. Define atividades extraclasse e projetos integradores. Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Define objetivos das aulas.

Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores. Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento.

Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas. Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos. Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.

Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.

Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender.

Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios. Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas. Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática. Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA LÓGICA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TEORIA DOS NÚMEROS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA ALGÉBRICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA ELEMENTAR E ABSTRATA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 2 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CONJUNTOS E ARITMÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) FUNÇÕES 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) FUNDAMENTOS DE ANÁLISE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TOPOLOGIA ALGÉBRICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) EQUAÇÕES CÔNICAS NO PLANO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) EQUAÇÕES DE RETAS NO ESPAÇO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIAL ANALÍTICA, PLANA E ESPACIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) SUPERFÍCIES QUÁDRICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) VETORES 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA DISCRETA E COMBINATÓRIA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) GRANDEZAS E MEDIDAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ANÁLISE DE DADOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) PLANILHAS ELETRÔNICAS 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 2 2 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MÉTODOS MATEMÁTICOS DA FÍSICA 2 2 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NA ÁREA DE MATEMÁTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROGRAMAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ENSINO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE, SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS IMPRESSOS, AUDIOVISUAIS E INFORMATIZADOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CONTEXTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NOVO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) RECURSOS DIDÁTICOS ESPECIAIS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) USOS PEDAGÓGICOS DA MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CRIAÇÃO DE ALGORITMOS EM COMPUTADORES, NA PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS E EM OUTROS CENÁRIOS DE INTERFACES DA MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS MODERNAS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO): FUNDAMENTOS, ABORDAGEM DE UNIDADES TEMÁTICAS, OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO FUNDAMENTAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • comunicar-se;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • estudar;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • elaborar os instrumentos de avaliação;
  • consultar legislação;
  • definir processos e critérios de avaliação;
  • prever recursos materiais e didáticos;
  • selecionar os conteúdos;
  • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • elaborar o projeto pedagógico;
  • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar solidariedade;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
  • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
  • acompanhar as mudanças na área da educação;
  • preencher diário de classe;
  • demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • empregar recursos e procedimentos didáticos;
  • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • propor calendário de avaliação escrita;
  • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe;
  • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem;
  • colocar-se disponível para os alunos;
  • registrar avaliações e resultados;
  • demonstrar capacidade de diálogo;
  • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • agir eticamente;
  • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • listar material escolar básico;
  • ler literatura específica da área de conhecimento;
  • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
  • estimular a troca de conhecimento;
  • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • propor opções para o horário de trabalho;
  • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
  • registrar atividades extracurriculares;
  • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • organizar atividades comunitárias;
  • contextualizar os conhecimentos;
  • consultar bibliotecas;
  • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • propor atividades culturais;
  • sistematizar o conhecimento;
  • participar das assembléias escolares;
  • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
  • analisar o plano de gestão da escola;
  • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • analisar a auto-avaliação dos alunos;
  • conviver com as idéias ou posições contrárias;
  • orientar a auto-avaliação dos alunos;
  • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • preencher formulários com notas e faltas;
  • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • organizar a bibliografia;
  • desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento;
  • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades;
  • construir relações de confiança com os alunos;
  • demonstrar liderança;
  • assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • elencar temas para projetos pedagógicos;
  • demonstrar criatividade e iniciativa;
  • propor regras comuns para comunidade escolar;
  • freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • ministrar aulas;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar a frequência dos alunos;
  • participar da gestão escolar nos colegiados;
  • dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • possibiltar a apropriação de conhecimentos;
  • aprender novas tecnologias;
  • respeitar os limites dos alunos;
  • propor estudos interdisciplinares;
  • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • revelar interesses multidisciplinares;
  • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • estabelecer as metodologias de ensino;
  • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
  • demonstrar controle emocional;
  • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
  • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • realizar reuniões com os pais para orientação;
  • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • prever participação em eventos culturais e científicos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-40

CBO 2313-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de matemática do ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos e salários CBO 2313-40 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 231340 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental Belo Horizonte, MG 18h 62
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental Brasília, DF 25h 135
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental Brasil 25h 4.388
2313-40 Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo, SP 24h 513
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental Rio de Janeiro 25h 465
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental Salvador, BA 26h 60
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental Curitiba, PR 25h 60
2313-40 Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo 24h 1.568
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental Porto Alegre, RS 20h 38
2313-40 Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Brasil 25h 4.388
2313-40 Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Rio de Janeiro 25h 465
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental Rio de Janeiro, RJ 25h 206
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental São Paulo 24h 1.568
2313-40 Professor de Matemática do Ensino Fundamental São Paulo, SP 24h 513

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial