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CBO 2313-40 - Professor de matemática do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O profissional no cargo de Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40 ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular e avaliar.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2313-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de matemática do ensino fundamental

O Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona ou cria recursos didáticos.

Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento.

Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.

Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática.

Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2313-40 deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, estudar, planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-40

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40

Um Professor de matemática do ensino fundamental (ou sinônimo) deve participar da elaboração do plano de gestão da escola, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, sistematizar o conhecimento, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, organizar a bibliografia, decodificar diferentes códigos e linguagens, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, propor atividades culturais, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, registrar avaliações e resultados, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, registrar atividades extracurriculares, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, revelar interesses multidisciplinares, demonstrar liderança, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, consultar legislação, estimular a troca de conhecimento, elencar temas para projetos pedagógicos, criar situações múltiplas de aprendizagem, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, respeitar os limites dos alunos, avaliar a frequência dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, preencher formulários com notas e faltas, listar material escolar básico, contextualizar os conhecimentos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, elaborar os instrumentos de avaliação, preencher diário de classe, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, estabelecer as metodologias de ensino, acompanhar as mudanças na área da educação, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, orientar a auto-avaliação dos alunos, analisar o plano de gestão da escola, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, ler literatura específica da área de conhecimento, propor estudos interdisciplinares, agir eticamente, participar das assembléias escolares, consultar bibliotecas, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, empregar recursos e procedimentos didáticos, colocar-se disponível para os alunos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar pontualidade e assiduidade, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, discutir projetos interdisciplinares com colegas, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, prever participação em eventos culturais e científicos, prever recursos materiais e didáticos, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, conviver com as idéias ou posições contrárias, dialogar com a direção e coordenações da escola, aprender novas tecnologias, demonstrar criatividade e iniciativa, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, participar da gestão escolar nos colegiados, demonstrar capacidade de intervir na realidade, propor calendário de avaliação escrita, definir processos e critérios de avaliação, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, assumir funções administrativo-pedagógicas, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, analisar a auto-avaliação dos alunos, expressar-se com clareza, demonstrar controle emocional, realizar reuniões com os pais para orientação, organizar atividades comunitárias, elaborar o projeto pedagógico, registrar atividades culturais e pedagógicas, propor opções para o horário de trabalho, ministrar aulas, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, possibiltar a apropriação de conhecimentos, propor regras comuns para comunidade escolar, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, trocar experiências com os professores através de reuniões, trabalhar em equipe, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, selecionar os conteúdos, demonstrar capacidade de diálogo, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, respeitar a heterogeneidade dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, demonstrar solidariedade, construir relações de confiança com os alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente.

Cargos e salários CBO 2313-40 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.223 e 10.209 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 4.527 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.223 e 10.209 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 4.527 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Porto Alegre

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.873 e 8.562 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 53 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental São Paulo

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.037 e 14.962 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 517 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Belo Horizonte

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.854 e 8.754 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 67 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Salvador

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Salvador, BA

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.869 e 6.279 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 58 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Rio de Janeiro

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.803 e 8.193 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 197 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Curitiba

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.273 e 6.374 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 60 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental Brasília

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Brasília, DF

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 4.831 e 11.160 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.482 e 10.377 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 1.633 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática do Ensino Fundamental

Professor de Matemática do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 2313-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.876 e 9.350 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 495 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.482 e 10.377 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 1.633 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.876 e 9.350 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 495 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.
Salário Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo

Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.037 e 14.962 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 517 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-40.