CBO 2035-15 - Pesquisador em ciências da educação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pesquisadores das ciências sociais e humanas
O profissional no cargo de Pesquisador em ciências da educação CBO 2035-15 Formula o problema e o objeto de pesquisa em ciências da educação, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre os processos e os resultados educativos, para explicá-los e nortear uma educação qualitativa, acessível e com equidade Planeja pesquisas e coordena atividades, procede à coleta, tratamento, análise de dados, considerando bases teóricas, fontes confiáveis, éticas e legais, como documentos, publicações, gravações, filmes, bases de dados, entre outras.
Avalia resultados e índices de aprovação do trabalho Compõe pesquisas, teses e artigos Providencia o registro e a legitimação de sua produção e dissemina resultados.
Participa de eventos, reuniões e grupo de estudos técnico-científicos Realiza o trabalho em observância à ética, à legislação, a procedimentos e normas técnicas, aos princípios de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ao meio ambiente Pode ministrar aula.
CBO 2035-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisadores das ciências sociais e humanas que pertence ao grupo dos pesquisadores e profissionais policientíficos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Pesquisador em ciências da educação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pesquisadores das ciências sociais e humanas CBO 2035-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2035-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Pesquisadores das ciências sociais e humanas.
- Pesquisadores e profissionais policientíficos.
O que faz um Pesquisador em ciências da educação
O Pesquisador em ciências da educação CBO 2035-15 planeja, projeta, conduz e analisa resultados de atividades de pesquisa para estudar os processos e os resultados educativos, considerando-se os critérios de geração de conhecimentos, relevância e exequibilidade da investigação Define método, metas e etapas do trabalho, cronograma físico e financeiro, recursos humanos e materiais, formas de divulgação de resultados.
Formula o problema e delimita objeto de estudo e a base teórico-metodológica da pesquisa em ciências da educação, tendo em vista a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos e resultados educativos, explicá-los e nortear uma educação qualitativa, acessível e com equidade, considerando bases teóricas e fontes confiáveis, éticas e legais, como documentos, publicações, gravações, filmes, bases de dados, entre outras.
Formula, redige e organiza hipóteses, define e revisa bibliografia, fontes e base de dados para consulta, justifica a relevância do tema e estabelece as questões para as quais pretende obter respostas Organiza documentos e submete o projeto ao comitê de ética de pesquisas para aprovação.
Providencia os termos de consentimento livre e esclarecido dos participantes objeto de estudo Identifica e busca fontes de financiamento, formata o projeto, captando recursos financeiros, estabelecendo pontos de avaliação, critérios e indicadores de qualidade e efetividade da produção científica.
Organiza a coleta de dados e informações de fontes das ciências da educação, definindo procedimentos e elaborando instrumentos para obtenção de elementos de fontes primárias e secundárias.
Organiza recursos laboratoriais, seleciona, controla e modifica variáveis em pesquisa com humanos, e observa e registra o comportamento em relação às variáveis Procede ao tratamento, análise de dados e informações de pesquisa sobre processos e resultados educativos e as relações com o contexto histórico, social, cultural e político.
Analisa os resultados dos testes, usando técnicas estatísticas e avalia a significância dos dados em relação à hipótese original.
Organiza acervos, seleciona, classifica e organiza dados e informações Realiza procedimentos de crítica e validação de dados coletados Analisa dados de fontes e de informações primárias e secundárias, desenvolve métodos e procedimentos de pesquisa, formula teorias, coteja hipóteses e resultados alcançados e analisa abrangência e impacto da pesquisa para a sociedade.
Organiza e coordena dinâmicas de grupo, entrevistas, depoimentos, grupos de foco Supervisiona trabalho de campo e sistematiza dados e informações coletados para a produção científica Avalia e dissemina resultados de pesquisa em ciências da educação, considerando aspectos como relevância e efetividade do tema, problematização, contextualização teórica, consistência argumentativa da fundamentação, significância em termos quantitativos e qualitativos, nível de aceitação e de acessos, quantidade de citações em trabalhos científicos e acadêmicos.
Apresenta resultados de pesquisas em meios de comunicação, seminários, em encontros e eventos sobre as ciências da educação Fornece subsídios para formulação de políticas públicas, restitui resultados aos sujeitos pesquisados.
Participa de grupos de estudos e discussão Aplica técnicas de comunicação oral e escrita, elaborando relatórios, questionários e roteiro, instrumentos de obtenção de dados e de acesso, trabalhos científicos, boletins, pareceres, entre outros Coordena atividades de pesquisa, compatibilizando necessidades materiais aos recursos financeiros, selecionando e treinando equipes de trabalho, solicitando compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços de apoio, supervisionando o cumprimento de atividades, avaliando a qualidade das etapas.
Pode ministrar aulas Realiza o trabalho em observância à ética, à legislação, a procedimentos e normas técnicas, aos princípios de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ao meio ambiente.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2035-15 deve disseminar resultados de pesquisa, demonstrar competências pessoais, proceder ao tratamento, análise de dados e informações de pesquisa em ciências humanas e sociais, formular objeto de estudo e pesquisa sobre relações humanas e sociais, coordenar atividades de pesquisa, coletar dados e informações de ciências humanas e sociais, planejar atividades de pesquisa sobre relações humanas e sociais.
Condições de trabalho dessas profissões
Pesquisadores das ciências sociais e humanas atuam em uma grande gama de atividades econômicas, dentre as quais os serviços sociais e de saúde, a administração pública, as atividades recreativas, esportivas e culturais, a pesquisa e desenvolvimento, o ensino. Costumam trabalhar em fundações, instituições de pesquisa, universidades e organizações não- governamentais (ONGs), empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatística, como assalariados registrados, estatutários e também como autônomos, prestando serviços. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes compostas por profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2035-15
As ocupações requerem, para o seu exercício, no mínimo o curso universitário completo e mestrado ou cursos de especialização nas áreas de conhecimento abrangidas nesta família, quais sejam: Filosofia, História, Psicologia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Ciências políticas, Educação, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da informação, Comunicação, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento urbano e regional, Serviço social e turismo. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública. De uma forma geral, considera-se que os titulares das ocupações devam ter desenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisão de outros pesquisadores.
Atividades exercidas por um Pesquisador em ciências da educação CBO 2035-15
Um Pesquisador em ciências da educação (ou sinônimo) deve planejar avaliação de andamento da pesquisa, apresentar resultados de pesquisa em encontros e seminários, supervisionar cumprimento de atividades de pesquisa, definir forma de divulgação de resultado de pesquisa, cotejar hipóteses e resultados de pesquisa, evidenciar sensibilidade social, elaborar boletim informativo, analisar dados e informações de fontes primárias e secundárias, identificar fontes de financiamento de pesquisa, emitir parecer sobre trabalhos científiicos, especificar resultados esperados de pesquisa, justificar relevância da pesquisa, especificar metodologia de pesquisa, avaliar andamento de pesquisas, selecionar dados e informações, trabalhar em equipe, especificar objetivos de pesquisa, elaborar trabalhos científicos, promover interdisciplinaridade, coletar depoimentos, treinar equipe de trabalho, demonstrar alteridade, definir metas de pesquisa, analisar impactos da pesquisa para sociedade, participar de grupos de estudos e discussão, desenvolver capacidade de análise crítica, elaborar instrumento de acesso a acervo, organizar acervos, classificar dados e informações, determinar procedimentos para obtenção de dados primários, captar recursos financeiros, realizar entrevistas, definir recursos humanos e materiais, coletar informações de fontes secundárias, especificar referencial teórico, identificar aspectos éticos e legais para viabilização da pesquisa, supervisionar trabalho de campo, desenvolver expressão escrita, coletar dados e informações de fontes primárias, definir cronograma físico e financeiro, apresentar resultados de pesquisa em meios de comunicação, sistematizar dados e informações, formular problemática de pesquisa, formatar projeto de pesquisa, formular teorias, orçar custos de pesquisa, elaborar relatórios de pesquisa, elaborar questionários e roteiros, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de reflexão, revisar bibliografia, definir amostra, restituir resultados aos sujeitos pesquisados, realizar procedimentos de crítica e validação de dados coletados, realizar observação participante, dirigir dinâmicas de grupo, elaborar instrumentos para obtenção de dados primários, compatibilizar necessidades materiais aos recursos financeiros, selecionar equipe de trabalho, pré-testar instrumentos e procedimentos para obtenção de dados primários, administrar testes pedagógicos e psicológicos, fornecer subsídios para formulação de políticas públicas, desenvolver métodos e procedimentos de pesquisa, solicitar compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços, desenvolver expressão oral, organizar dados e informações, formular hipóteses, definir atividades de trabalho.