Pesquisador em Economia - Salário, piso salarial, o que faz e mercado de trabalho

CBO: 2035-10

O que faz um Pesquisador em Economia

Profissionais no cargo de Pesquisador em Economia formulam objeto de estudo e pesquisa sobre relações humanas e sociais nas áreas das ciências sociais e humanas. Realizam procedimentos para coleta, tratamento, análise de dados e informações e disseminam resultados de pesquisa. Planejam e coordenam atividades de pesquisa. Podem dar aulas.

Condições de trabalho

Pesquisadores das ciências sociais e humanas atuam em uma grande gama de atividades econômicas, dentre as quais os serviços sociais e de saúde, a administração pública, as atividades recreativas, esportivas e culturais, a pesquisa e desenvolvimento, o ensino. Costumam trabalhar em fundações, instituições de pesquisa, universidades e organizações não- governamentais (ONGs), empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatística, como assalariados registrados, estatutários e também como autônomos, prestando serviços. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes compostas por profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.

Exigências do mercado de trabalho para Pesquisador em Economia

As ocupações requerem, para o seu exercício, no mínimo o curso universitário completo e mestrado ou cursos de especialização nas áreas de conhecimento abrangidas nesta família, quais sejam: Filosofia, História, Psicologia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Ciências políticas, Educação, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da informação, Comunicação, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento urbano e regional, Serviço social e turismo. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública. De uma forma geral, considera-se que os titulares das ocupações devam ter desenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisão de outros pesquisadores.

Funções do cargo de Pesquisador em Economia

  1. emitir parecer sobre trabalhos científicos;
  2. desenvolver expressão oral;
  3. apresentar resultados de pesquisa em encontros e seminários;
  4. classificar dados e informações;
  5. selecionar equipe de trabalho;
  6. evidenciar sensibilidade social;
  7. treinar equipe de trabalho;
  8. elaborar trabalhos científicos;
  9. elaborar instrumentos para obtenção de dados primários;
  10. definir metas de pesquisa;
  11. demonstrar criatividade;
  12. organizar dados e informações;
  13. identificar aspectos éticos e legais para viabilização da pesquisa;
  14. definir forma de divulgação de resultado de pesquisa;
  15. ver mais...

Quanto ganha um Pesquisador em Economia

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Pesquisador em Economia CBO 203510 no período de Dezembro de 2022 a Dezembro de 2023.

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Pesquisador em Economia.

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.