CBO 2031-10 - Pesquisador em ciências da terra e meio ambiente
Entenda o que fazem os pesquisadores das ciências naturais e exatas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Pesquisador em ciências da terra e meio ambiente e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Pesquisador em ciências da terra e meio ambiente
Elabora projetos e desenvolve pesquisas em ciências da terra e meio ambiente, aplicando conhecimentos complexos da área, desenvolvendo metodologias, técnicas, equipamentos e ferramentas para pesquisa, coletando, tratando e analisando dados. Coordena atividades, administrando recursos e supervisionando equipes. Realiza atividades de consultoria e avaliação em pesquisa e desenvolvimento. Dissemina conhecimentos científicos e forma pessoas. Pode contribuir para descoberta de novos conhecimentos e tecnologias. Pode assessorar agências governamentais, indústrias ou empresas de construção na solução de problemas técnicos - relativos a uso de terra e solo, riscos climáticos e catástrofes naturais - e em construção de barragens ou estradas, projetos de fundações e gestão de recursos. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Coordena atividades de pesquisa em ciências da terra e meio ambiente. Capta recursos financeiros e estabelece parcerias e colaborações. Define cronograma. Administra força de trabalho mobilizada para pesquisa. Recruta e seleciona pessoal. Supervisiona equipe, avalia seu desempenho e ministra treinamentos. Orça custos de projeto. Administra recursos financeiros. Presta contas de despesas do projeto de pesquisa.
Implanta infraestrutura para pesquisa, incluindo tecnologia a ser utilizada. Descreve procedimentos técnicos. Monitora desenvolvimento de projetos de pesquisa, com base em parâmetros de controle.
Desenvolve metodologias, técnicas, equipamentos e ferramentas para realização de pesquisa.
Desenvolve pesquisas científicas em ciências da terra e meio ambiente. Coleta dados de fenômenos geológicos, geofísicos, geoquímicos, ambientais e biológicos, bem como de fontes secundárias. Coleta dados de fenômenos culturais. Realiza experimentos. Analisa e trata dados com técnicas quantitativas e qualitativas, determinando validade, qualidade e significância científica das informações extraídas dos dados. Pode utilizar “software” de computador para análise e interpretação de dados. Cria e valida modelos e teorias.
Pode aplicar, na pesquisa, conhecimentos complexos acerca de estrutura, composição e evolução da diversidade litosférica, sistemas de águas da Terra, microbiologia e eletricidade atmosféricas, eventos climáticos e seus impactos nas mudanças bióticas em ambientes terrestres, aquecimento global e suas incertezas, meio ambiente, poluição e seus processos de remediação, entre outros.
Realiza atividades de consultoria e avaliação em pesquisa e desenvolvimento na área de ciências da terra e meio ambiente. Assessora setores público e privado na solução de problemas técnicos, fornecendo subsídios científicos para formulação de políticas públicas e participando de comitês normativos.
Pode assessorar agências governamentais e indústrias na solução de problemas técnicos referentes à qualidade de terra e solo, à pesquisa e às tecnologias de energias renováveis, aos riscos relacionados a clima e catástrofes naturais, à conservação e ao uso de forma sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, à reversão da degradação dos solos, e ao travamento da perda de biodiversidade na vida terrestre.
Pode assessorar empresas de construção ou agências governamentais em construção de barragens ou estradas, projetos de fundações e uso do solo.
Pode avaliar projetos e monitorar integridade estrutural de minas.
Avalia projetos de pesquisa. Emite pareceres técnicos sobre trabalhos científicos submetidos para publicação. Participa de bancas examinadoras.
Dissemina conhecimento científico da área de ciências da terra e meio ambiente, organizando eventos para comunidade científica, redigindo relatórios de pesquisa, submetendo trabalhos científicos para publicação, e organizando coleções científicas. Divulga informações em meios de comunicação. Organiza visitações às instituições de pesquisa. Realiza atividades acadêmicas.
Pode utilizar plataformas de compartilhamento de vídeo “on-line” para divulgação científica e de pesquisa.
Pode contribuir para a descoberta de novos conhecimentos e tecnologias na área de ciências da terra e meio ambiente.
Prepara trabalhos para divulgação junto à comunidade não científica. Organiza eventos para comunidade não científica.
Forma pessoas na área de ciências da terra e meio ambiente, selecionando público-alvo, preparando material didático e ministrando cursos e palestras. Colabora na orientação profissional e vocacional para estudantes de ensino médio. Orienta estudantes de ensino superior de graduação e de pós-graduação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA LINEAR | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | MINERALOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PETROLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOQUÍMICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOTECTÔNICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOCRONOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | HIDROGEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PROSPECÇÃO MINERAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | SEDIMENTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PALEONTOLOGIA ESTRATIGRÁFICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | ESTRATIGRAFIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA AMBIENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOMAGNETISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | SISMOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PROPRIEDADES FÍSICAS DAS ROCHAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA NUCLEAR | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | SENSORIAMENTO REMOTO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO GEOFÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA APLICADA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GRAVIMETRIA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | QUÍMICA DA ATMOSFERA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | INSTRUMENTAÇÃO METEOROLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CLIMATOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) ELETRICIDADE ATMOSFÉRICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) HIDROMETEOROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) MICROBIOLOGIA ATMOSFÉRICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) MUDANÇAS CLIMÁTICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) PALEOCLIMATOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CARTOGRAFIA BÁSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) GEODÉSIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOMORFOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PEDOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOECOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) BIOGEOGRAFIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) EDAFOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) GEOESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) HIDROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE E POLUIÇÃO: EFEITO ESTUFA, PROCESSOS E REMEDIAÇÃO DA POLUIÇÃO DO SOLO E SEDIMENTOS, OZÔNIO ESTRATOSFÉRICO, SUMIDOUROS DE CARBONO, TOXICIDADE DE AGROTÓXICOS, LIXO MARINHO, POLUIÇÃO PLÁSTICA, OUTROS ASPECTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MÉTODOS ISOTÓPICOS PARA RASTREAMENTO DE PROCESSOS DA SUPERFÍCIE DA TERRA | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MODELAGEM, AVALIAÇÃO E MITIGAÇÃO DE CATÁSTROFES NATURAIS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA TERRA E MEIO AMBIENTE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE ESTRUTURA, COMPOSIÇÃO E EVOLUÇÃO DA DIVERSIDADE LITOSFÉRICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) PROCESSOS MAGMÁTICOS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) SISTEMAS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E SUPERFICIAIS DA TERRA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) TECNOLOGIAS DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) TOPOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) VULCANOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA E MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | INTERAÇÃO ENTRE OS ORGANISMOS MARINHOS E OS PARÂMETROS AMBIENTAIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA QUÍMICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | PROPRIEDADES QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | INTERAÇÕES QUÍMICO-BIOLÓGICAS/GEOLÓGICAS DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | GEOQUÍMICA MARINHA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OCEANOGRAFIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (OCEANOGRAFIA) FUNDAMENTOS DE OCEANOGRAFIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) CAD - DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) GIS - SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) MATLAB – LABORATÓRIO DE MATRIZES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE MODELAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE MODELAGEM GEOESTATÍSTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PLATAFORMAS DE COMPARTILHAMENTO DE VÍDEO ON-LINE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | TEORIA DOS GRAFOS | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PESQUISA OPERACIONAL) PESQUISA OPERACIONAL E OTIMIZAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) FUNDAMENTOS DE ECONOMIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) PRINCÍPIOS DE ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ELABORAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA | 3 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORDENAÇÃO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - FLEXIBILIDADE DE FECHAMENTO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - FLUÊNCIA DE IDEIAS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO SELETIVA | 4 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Os profissionais da família atuam, principalmente, em pesquisa e desenvolvimento e no ensino, geralmente em universidades e instituições de pesquisas públicas ou privadas. Desenvolvem suas atividades em equipes e seu vínculo de trabalho costuma ser como empregado celetista, mormente no setor privado, ou como estatutário no setor público. Estes profissionais trabalham com supervisão ocasional com jornada de trabalho diurna em locais fechados, sendo que o pesquisador em ciências da terra e meio ambiente pode trabalhar a céu aberto. No exercício de algumas das suas atividades, os pesquisadores em ciências da terra e meio ambiente podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Registra-se também que estes pesquisadores, juntamente com os pesquisadores da física e da química, eventualmente, podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos e radiações.Exigências do mercado de trabalho
Os titulares dessas ocupações detêm escolaridade mínima de nível superior completo e é comum apresentarem formação pós- universitária. A experiência anterior exigida pode variar conforme o local do exercício das ocupações, variando de um a cinco anos. Para os titulares é esperada experiência na função que ultrapasse os cinco anos. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar projeto de pesquisa;
- formar recursos humanos;
- realizar atividades de consultoria e avaliação em pesquisa e desenvolvimento;
- desenvolver pesquisas científicas em ciências naturais e exatas;
- disseminar conhecimento científico;
- coordenar atividades de pesquisa;
- preparar material didático;
- selecionar público-alvo;
- desenvolver metodologias e técnicas;
- participar de bancas examinadoras;
- desenvolver expressão oral;
- orientar estudantes de ensino médio,graduação e pós-graduação;
- monitorar desenvolvimento de projeto de pesquisa;
- avaliar projetos de pesquisa;
- prestar contas de despesas de projetos;
- captar recursos financeiros;
- orçar custos de projeto;
- implantar infra-estrutura de pesquisa;
- organizar coleções científicas;
- ministrar cursos e palestras;
- demonstrar persistência;
- coletar dados de fenômenos químicos;
- estabelecer parcerias e colaborações;
- validar modelos e teorias;
- preparar trabalhos para divulgação junto a comunidade não científica;
- assessorar setor público e privado na solução de problemas técnicos;
- desenvolver capacidade de síntese;
- realizar pesquisa bibliográfica;
- tratar dados com técnicas qualitativas;
- desenvolver acuidade;
- desenvolver expressão escrita;
- desenvolver raciocínio lógico;
- recrutar equipe de trabalho;
- treinar equipe de trabalho;
- redigir relatórios de pesquisa;
- coletar dados de fenômenos culturais;
- definir parâmetros de avaliação do projeto;
- coletar dados de fenômenos físicos;
- definir cronograma de trabalho;
- realizar atividades acadêmicas;
- submeter trabalhos científicos para publicação;
- participar de comitês normativos;
- revelar espírito de investigação;
- organizar eventos para comunidade científica;
- analisar dados;
- definir área de atuação da pesquisa;
- organizar visitações a instituições de pesquisa;
- coletar dados de fenômenos biológicos;
- realizar experimentos;
- administrar recursos humanos;
- coletar dados em fontes secundárias;
- organizar eventos para comunidade não científica;
- descrever procedimentos técnicos;
- desenvolver senso crítico;
- criar modelos e teorias;
- divulgar informações em meios de comunicação;
- administrar recursos financeiros;
- definir objetivos e metodologia;
- demonstrar criatividade;
- emitir pareceres técnicos sobre trabalhos científicos submetidos a publicação;
- desenvolver equipamentos e ferramentas para realização de pesquisa;
- tratar dados com técnicas quantitativas;
- trabalhar em equipe;
- definir impactos da pesquisa para sociedade e meio ambiente;
- fornecer subsídios científicos para formulação de políticas públicas;
- definir equipe de trabalho;
- demonstrar iniciativa;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2031-10
CBO 2031-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisador em ciências da terra e meio ambiente que pertence ao grupo dos pesquisadores das ciências naturais e exatas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Pesquisadores e profissionais policientíficos
-
-
- Pesquisadores
-
-
-
-
- Pesquisadores das ciências naturais e exatas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2031-10 - Pesquisadores das ciências naturais e exatas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 203110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 203110 em todos os estados e cidades do Brasil.